Visitas à Sé de Elvas custam dois euros

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ou antiga Sé de Elvas, desde 19 de março, que começou a abrir ao público, para visitas.

Em horário de museu, a catedral da cidade está agora aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, tendo ao seu serviço funcionários da Direção Regional de Cultura.

Dentro em breve, as visitas terão o custo de dois euros, valor que, de acordo com o padre Ricardo Lameira, será para o Estado, para que sejam pagos os ordenados dos funcionários que, para além de abrirem as portas da Sé, para as visitas, tratarão da limpeza do espaço religioso. O pároco esclarece ainda que às idas à Sé, para rezar, não serão, contudo, pagas.

Família de jovem desespera por entrega do corpo

A família do jovem que faleceu na passada quinta-feira, vítima de acidente de mota, no Bairro de São Pedro, em Elvas (ver aqui), concentrou-se na manhã de hoje junto à porta do Hospital de Santa Luzia, desesperada pela entrega do corpo do jovem de 18 anos.

Tatiana Cardoso, tia do jovem, explica que lhe foi dito “que o corpo do jovem seria entregue hoje. Estava tudo tratado para que o corpo fosse entregue ao meio-dia, na igreja de São Domingos. De um momento para o outro, o médico mandou avisar que estava doente e não podia fazer a autópsia. Se nós temos ordem do tribunal para levantar o corpo porque é que não o dão”.

“Pelos vistos, a autópsia ainda nem foi feita. Mas o pai acabou por pedir, como a mãe está muto doente, para que entregassem o corpo mesmo sem fazer autópsia. Se não soubéssemos do que ele morreu, entendíamos. Mas se o pai já pediu para não fazerem e simplesmente entregarem o corpo, não percebemos porque não o entregam”.

Joel Gama Cardoso, também tio do jovem falecido, garante que “não é a primeira vez que esta situação se verifica. Quando a minha avó faleceu, demoraram quatro dias para entregar o corpo. Isto não se faz. Eles estão a gozar connosco. Nós não queremos confusão, mas acabamos por perder a cabeça, porque o sofrimento é muito. Solucionem este problema”.

Manuel Cardoso, tio-avô do jovem, não compreende esta demora para entrega do corpo: “eles sabem qual foi a causa da morte; por isso, não percebo porque estão a demorar tanto tempo. Primeiro era porque ele tinha Covid, agora é porque o médico está doente, mas amanhã já sabe que já está bom. Queríamos honrar este jovem e velá-lo. Os pais estão fartos de sofrer e estamos a falar de uma pessoas de 18 anos. A dor de perder um filho não tem explicação. A família precisa velar e honrar o jovem, para poder descansar. Nós só pedimos, por favor, que nos entreguem o corpo da criança”.

De recordar que o jovem de 18 anos faleceu na passada quinta-feira, dia 31 de março, na sequência de um despiste de mota, no Bairro de São Pedro, em Elvas. A família pede apenas a entrega do corpo do jovem, para que possam fazer o seu velório.

Incentivo de 10 milhões para compra de veículos elétricos já em vigor

Já está em vigor, desde a passada quarta-feira, 23 de março, o regulamento de atribuição de 10 milhões de euros de incentivo à compra de veículos elétricos, de emissões nulas, que inclui a instalação de postos de carregamento privativos em condomínios.

O despacho dá continuidade ao apoio iniciado em 2017 para fomentar a mobilidade elétrica e, desde 2019, também a mobilidade ciclável e aumenta o apoio individual para a aquisição de veículos elétricos de três para quatro mil euros.

É previsto o apoio à aquisição de veículos nas tipologias de ligeiros de passageiros 100% elétricos; ligeiros de mercadorias 100% elétricos; bicicletas de carga elétricas; bicicletas citadinas elétricas; bicicletas citadinas regularem; motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal que sejam 100% elétricos, e ainda carregadores de veículos elétricos em condomínios.

Os pedidos devem ser submetidos até ao dia 30 de novembro deste ano, sendo elegíveis as faturas e recibos com data entre 1 de janeiro e 30 de novembro de 2022.

Pode consultar todos apoios específicos para cada tipologia aqui.

Feira do Móvel e Decoração prossegue este sábado em Badajoz

A Feira do Móvel e Decoração decorre até amanhã, domingo, 3 de abril, na IFEBA, em Badajoz, contando com diversos expositores de Portugal e Espanha.

No certame é possível apreciar vários artigos decorativos, bem como móveis, dos mais modernos aos mais rústicos.

Hoje o Certame abre às 10 horas e encerra às 20 horas (hora portuguesa).

Duarte Soares selecionado para os sub-15 de Portugal

O jovem elvense Duarte Soares foi convocado para a Seleção Nacional de sub-15.

Depois de assinar pelo Sport Lisboa e Benfica, este é mais um passo na carreira futebolística do atleta que começou a sua formação n’”O Elvas”, Clube Alentejano de Desportos.

Duarte Soares vai estar em estágio com a equipa das Quinas entre os dias 7 e 10 de Abril, na Cidade do Futebol, na Cruz Quebrada (Oeiras).

Euromilhões com jackpot de 64 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com jackpot de 64 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

Já o segundo prémio, de 366 mil euros, saiu no estrangeiro a dois apostadores. Em Portugal saiu um terceiro prémio, no valor de 19 mil euros.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 2, 7, 21, 31 e 45 e pelas estrelas 4 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

“André do Karaté” este sábado no Centro Cultural de Campo Maior

André Martins, do Grupo Imperfecthus, apresenta, hoje, sábado, dia 2 de abril, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21.30 horas, o espetáculo “André do Karaté”.

Trata-se de um espetáculo de Stand Up Comedy, “mais direcionado para o público jovem”, porque já conhecem o André, pelas redes sociais e liberta-nos do que de menos bom tem acontecido nos últimos tempos revela São Silveirinha, esperando a adesão da população.

André Martins fará uma viagem ao seu passado, recordando a sua infância e as vivências que teve na tropa, e além de fazer uma das maiores revelações da sua vida durante o espetáculo, o público terá oportunidade de saber se ele é merecedor do apelido que lhe foi atribuído em criança: “André do Karaté”.

Este é o espetáculo ao qual pode assistir esta noite, no Centro Cultural de Campo Maior. Os bilhetes encontram-se à venda no Centro Cultural, no Posto de Turismo e online, em https://bit.ly/andredokaratecccm.

Grupo Nabeiro é a empresa mais responsável a nível ambiental

O Grupo Nabeiro Delta Cafés, fundado pelo Comendador Rui Nabeiro, lidera o ranking das empresas mais responsáveis em Portugal, a nível ambiental, social e no que diz respeito à boa governação, segundo um estudo da Merco, consultora de marketing que avalia a reputação empresarial.

Nas posições seguintes estão a Sonae (2º), a EDP (3º), Jerónimo Martins em 4º lugar e a Galp no 5º. Ikea (6º), Microsoft (7º), Lidl (8º), Vodafone (9º) e Continente Hipermercados (10º) que completam o top 10.