“O Elvas” perde 3-0 com dois expulsos em Sacavém

“O Elvas” perdeu por 3-0 em Sacavém, onde teve dois jogadores expulsos, em partida da primeira jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal.

O primeiro golo do conjunto de Sacavém foi apontado por Elói, aos 25 minutos; o segundo teve a autoria do coreano Yuk, no minuto 40; e o terceiro, de grande penalidade, por Sténio, aos 69 minutos.

Aos 10 minutos, os visitados já tinham enviado um remate de Sténio à barra da baliza de David; no último quarto de hora da primeira parte, ainda com 1-0, Matheus e Luís Dias tiveram duas boas oportunidades de empatar o encontro.

A equipa elvense acabou com nove unidades em campo: João Borges foi expulso, com dois cartões amarelos, aos 4 e 13 minutos; e Duque, também com dois amarelos, foi expulso no minuto 88. O Sacavenense também viu Calderón expulso, com dois amarelos, aos 87 minutos. Os alentejanos saíram de Sacavém com muitas queixas do critério disciplinar do árbitro açoriano Diogo Andrade, de Angra do Heroísmo.

De início, o treinador Pedro Canário escolheu os jogadores seguintes: David; Leo, Rafa Tavares (Canoa aos 76), Duque e João Ferreira; Adilson, Diogo (António Conceição aos 84), Matheus (Anderson aos 68) e Carapinha (Sousa aos 76); Luís Dias (João Carlos aos 68) e João Borges.

Classificação: 1º Sacavenense 3 pontos, 2ºs Loures e Sintrense 1 ponto e 4º “O Elvas” zero pontos. A segunda jornada desta série disputa-se no próximo domingo, 3 de abril, às 16 horas, com os jogos Loures-“O Elvas” e Sintrense-Sacavenense.

Mês de março dedicado às migas em Mora

O mês de março é dedicado às Migas, em Mora, um prato característico da região do Alentejo e por isso, até dia 31 de março pode provar diversas variedades de migas, por 12 restaurantes do concelho de Mora.

A presidente da Câmara Municipal de Mora explica que “excecionalmente, o Mês das Migas está a decorrer em março, ao contrário dos outros anos que tem sido em fevereiro, mas este executivo achou que em fevereiro era arriscado devido à pandemia”, protegendo assim, toda a população e visitantes.

Esta iniciativa conta com “12 restaurantes que aderiram, mais do que o ano passado”, informando que quem visitar Mora até dia 31 de março poderá “provar uma variedade de migas, um leque muito alargado de migas que todos os anos os nossos empresários criam”, promovendo sempre a criatividade e novidade.

Paula Chuço deixa o convite para visitar, “o nosso concelho durante o mês de março e a degustar as nossas migas que são muito próprias”.

O Mês das Migas está a decorrer em Mora, até dia 31 de março.

“Agora é que é!” divertiu e emocionou Centro Cultural de Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu este sábado, dia 26, duas sessões do espetáculo de revista à portuguesa “Agora É Que É!”, no âmbito da iniciativa da programação “Março Mês do Teatro”.

O espetáculo é uma produção de um grupo de jovens campomaiorenses onde a crítica social, a sátira e a boa disposição foram uma constante, com vários momentos emocionantes à mistura. Campo Maior e as suas gentes, como não podia deixar de ser, são também retratados de forma alegre e divertida.

Exposição de fotografia patente em Alandroal

A exposição de fotografia “O Rio à Vista”, de Humberto Mouco (na foto), está patente até dia 31 deste mês, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

O trabalho, explica o fotógrafo, “não é mais do que um olhar sobre o rio, e a barragem de Alqueva, e com os que vivem dele, no concelho do Alandroal”.

Humberto Mouco garante que vai “voltar para poder captar os mesmo locais mas noutras alturas do ano”.

Exposição monográfica canina dedicada ao Bouledogue Francês no Coliseu de Elvas

A Exposição Canina Monográfica decorre esta manhã de domingo, 27 de março, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, numa organização do Clube Português do Bouledogue Francês.

A iniciativa conta com mais de 50 cães, desta raça, provenientes de vários pontos do país, e também de Espanha. Nesta exposição é atribuída uma classificação a cada animal, tendo em conta diversos fatores, relacionados com a sua morfologia, que deve estar o mais parecido com o standard da raça.

Qualquer pessoa pode assistir a esta exposição canina monográfica relativa à raça Bouledogue Francês e pode levar o seu próprio animal desta raça; no entanto, devem fazer-se acompanhar do boletim de vacinas do animal, ainda que não possam participar no concurso em si.

Pode ver as imagens e vídeo desta exposição monográfica canina, no Coliseu de Elvas:

Cerca de 30 doceiros na Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre

São cerca de 30 os doceiros presentes na Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que decorre no Convento de Santa Clara.

Falámos com alguns dos expositores presentes, no sentido de perceber quais as doçarias que promovem neste certame. Uma das expositoras refere que faz parte do Sonho Doce e apresenta os rebuçados de ovo, “um doce conventual de Portalegre”.

Também os Pastéis de Tentúgal marcam presença e o responsável refere quais as especificidades deste doce: “a parte mais importante é esticar a massa, numa área de 30 m2 é esticada ao ponto de se conseguir ver a mão por detrás da massa, que quanto mais fina for, melhor é o pastel, quanto ao recheio também tem o seu segredo”.

Rebuçados de ovo de Portalegre, licores e amêndoas caramelizadas, bolachas de cerveja e xarope de groselha são alguns dos produtos que os Sabores de Santa Clara levaram até esta Feira de Doçaria em Portalegre.

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre termina hoje, domingo, 27 de março, depois de três dias a promover o que de mais doce existe na cidade.

Atuação da Escola de Artes do Norte Alentejano e “Pedrinhas de Arronches” na Feira da Doçaria em Portalegre

A 20ª Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre encerra este domingo, 27 de março, depois de três dias a promover o que de mais doce existe no concelho.

Neste último dia, o certame abre às 11 horas e a essa hora, bem como às 15 horas há uma visita dramatizada ao Convento, por Fátima Reis.

Durante a tarde, às 16 horas há um momento musical pela Escola de Artes do norte Alentejano, já duas horas mais tarde, às 18 horas, decorre outro momento musical, protagonizado pelo Grupo “Pedrinhas de Arronches”.

O certame encerra às 21 horas, no entanto até dia 3 de abril decorre a quinzena Gastronómica Doce Conventuais, para provar nos restaurantes aderentes da cidade.

CEAN apresenta espetáculo “A pensar morreu um burro” este domingo

Os alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro apresentam este domingo, 27 de março, um espetáculo intitulado de “A pensar morreu um burro”, às 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Apesar de os provérbios parecerem esquecidos nos livros ou apenas existirem na cabeça de alguns, o provérbio “A pensar morreu um burro” dá nome a esta peça de teatro. É um provérbio que põe em causa o pensamento. Pensar ou não pensar? Telma e os colegas irão aventurar-se no mundo do teatro, da filosofia e descobrir o verdadeiro significado deste provérbio.

Os bilhetes para o espetáculo estão à venda no Centro Cultural, no Posto de Turismo e online, e é obrigatório o uso de máscara no interior do Centro Cultural.