Orluis Aular vence 39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta

Apesar de Juan José Lobato, da Euskaltel-Euskadi, ter vencido, em Évora, a quinta e última etapa da Volta ao Alentejo, na tarde deste domingo, a chegada em pelotão, permitiu a Orluis Aular, da Caja Rural-Seguros RGA, manter a camisola amarela.

O venezuelano Aular terminou à frente do espanhol Xabier Azparren, da ​​​​​​​Euskaltel-Euskadi, sendo José Neves, da W52-FC Porto, o melhor português, ao terminar na terceira posição.

Na derradeira etapa, o sprint de Évora, Lobato levou a melhor sobre Daniel Freitas, da RP-Boavista, e João Matias, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.

Parque Natural da Serra de São Mamede é essencial para o turismo da região

Foto: agronegocios.eu

O Município de Arronches é um dos quatro municípios que integra a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede.

João Crespo, presidente da câmara de Arronches, refere que “estes municípios estão em fase de criação de uma associação que permita dinamizar ainda mais o turismo nesta área protegida. O turismo para nós é fundamental e, nesse sentido, queremos criar a Associação dos Municípios do Parque Natural da Serra de São Mamede, uma vez que esta é a primeira área do país a ter uma Comissão de Cogestão. O trabalho de dar a conhecer o nosso parque natural acaba por ser uma mais valia para o potencial turístico deste território”.

O trabalho da Comissão de Cogestão do Parque incide, sobretudo, “na divulgação desta área protegida e na criação de portas de entrada do parque, em cada município, não só para os percursos pedestres mas para dar a conhecer este parque”.

João Crespo refere que “o facto do parque natural da Serra de São Mamede ser gerido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas gera alguns constrangimentos, sobretudo na construção de empreendimentos turísticos. Eu percebo que estamos numa área protegida, mas às vezes, por um metro quadrado, os projetos são chumbados”.

A presidência da Comissão, no atual mandato, recaiu no presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita.

União Futebol de Degolados assinala 94 anos

O clube União Futebol Degolados assinala hoje, dia 20 de março, 94 anos de existência.

“A data vai ser assinalada com um jogo de malha e um almoço convívio para sócios. Seguindo todas as regras de segurança, o retomar destes eventos é de extrema importância para promover o animo pessoal e estimular as associações”, como nos referiu Florival Cirilo (na foto), presidente da direção do clube.

O União de Futebol de Degolados conta, atualmente, com as modalidades de “futsal, atletismo e malha, havendo a intenção de criar uma equipa de futebol 11 na próxima época”, garantiu o responsável.

O jogo de malha decorre a partir das 10 da manhã, no Parque verde de Degolados e o almoço decorre no Centro Polivalente da localidade. Ambas as atividades destinam-se apenas aos sócios do clube.

Dia Internacional da Felicidade celebra-se este domingo

Rir é o melhor remédio e em Dia Internacional da Felicidade, a Rádio Campo Maior assinala este dia com Sabrina Tacconi, Master Trainer de Yoga do Riso, que explica quais as vantagens que as sessões de riso podem ter na vida de uma pessoa.

Esta é uma data que visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como este é um sentimento é fundamental para o bem-estar.

Segundo Sabrina Tacconi explica que “este é um dia importante de assinalar porque nós precisamos, neste momento, de sentirmo-nos mais alegres”, algo que pode ser descoberto a partir da procura desta felicidade. São várias as técnicas que podem ajudar a manter um equilíbrio emocional, tais como “praticar desporto, yoga, meditação”, adianta a Master Trainer.

Graças a alguns minutos de gargalhadas segundo a Master Trainer, “mesmo que o meu riso não seja verdadeiro, estou a dizer ao meu cérebro que eu estou bem”, soltando assim todas as hormonas da felicidade. Sabrina garante que “esses minutos de gargalhadas vão fazer com que o nosso dia e perspetiva mudem completamente”.

Sabrina Tacconi explica como funciona uma sessão de Yoga do Riso, “uma dinâmica de riso de grupo de 45 minutos a uma hora, onde nós estamos a trabalhar o nosso riso induzido”, atividade que pode ser feita também sozinho. Esta é uma sessão que conta com “uma parte interativa em pé”, seguindo depois para “uns minutos de dança porque dançar também ajuda no processo de encontrar a felicidade”, que continua mais tarde com “a meditação do riso”.

Sabrina aconselha ainda a retirar objetos que tragam memórias negativas do seu ambiente, “aquelas peças ou objetos que não trazem boas memórias, deve trocar”, adianta. Manter “hábitos saudáveis, o mais possível, além da boa alimentação e exercício”, ajudam a manter a boa disposição. A Master Trainer encoraja a que se comece esta atividade, com apenas 5 minutos de riso, todos os dias, durante uma semana, sendo possível, a partir dai, ver melhorias.

A Master Trainer entende que “é um bocado estranho rir sozinho, do nada, mas é simplesmente começar”, incentivando assim a que se pratique o riso.

Estudos revelam que Portugal é um dos países mais infelizes da Europa. Numa escala de 0 a 10, Portugal apresenta uma avaliação média de felicidade de 5,1. Portugal é até o terceiro país europeu com maior uso de antidepressivos.

A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias sendo assim possível a assinalar e promover a felicidade, no mundo.

Volta ao Alentejo: Orluis Aular reforça liderança no contrarrelógio de Castelo de Vide

Há apenas dois ciclistas venezuelanos na 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés, mas ambos têm concentrado as atenções e repartido vitórias nas etapas já realizadas. Ontem, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) repetiu a vitória como aconteceu no primeiro dia e reforçou a liderança ao triunfar no contrarrelógio de Castelo de Vide.

Partindo com três segundos de vantagem para a penúltima etapa, Aular, campeão desta especialidade na Venezuela em 2019, rubricou o melhor tempo nos 8,4 quilómetros e ainda ganhou dois segundos ao principal adversário, Xabier Azparren (Euskaltel.Euskadi) o que dilatou a diferença na classificação geral para cinco segundos. “É uma grande motivação estar na liderança. Fiz um bom contrarrelógio e agora estou a desfrutar do momento. Aproveitamos a oportunidade”, disse sorridente. Sobre o último dia, o venezuelano acredita que pode sair vencedor da “Alentejana”, mas precisa de estar atento porque a vantagem é pouca. “Muita coisa pode acontecer, mas confio na equipa e vamos defender a Camisola (Amarela)”, concluiu Orluis Aular após descer do pódio onde além de envergar nova Camisola Amarela Delta Cafés também repetiu a Camisola Vermelha Correio da Manhã dos Pontos.

Ao gastar os mesmos dois segundos que Azparren, José Fernandes (W52-FC Porto) foi terceiro classificado no crono e o melhor português do dia saltando para a terceira posição da geral a 24 segundos da liderança.

As etapas de contrarrelógio costumam revirar várias contas e o que se passou entre os principais candidatos a inscrever o nome na lista de ilustres vencedores do principal evento desportivo da região já aqui foi ilustrado. Falta acrescentar as mudanças na classificação da juventude. O espanhol Pelayo Sanchez (Burgos- BH) chegou ao primeiro lugar entre os corredores mais novos e vestiu a Camisola Branca CMTV destronando Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) que mantém a Camisola Verde Carclasse Jaguar do Prémio da Montanha.

A 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés chega ao fim este domingo após quase 725 quilómetros e cumpridas cinco etapas. O quinto e derradeiro dia tem um percurso de 171,9 quilómetros, a começar em Castelo de Vide, às 11h30. O destino é Évora. A Praça do Giraldo no centro histórico da cidade património mundial da humanidade vai acolher o pelotão e consagrar os diversos vencedores. Com metas volantes em Estremoz, Vila Viçosa e Redondo, além das bonificações de tempo à chegada prevê-se mais uma etapa muito rápida.