Orluis Aular venceu a primeira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta

Foto: ojogo.pt

O venezuelano Orluis Aular venceu a etapa inaugural da Volta ao Alentejo em bicicleta pois foi o mais rápido, esta quarta-feira, dia 16, na chegada a Sines.

O velocista da Caja Rural-Seguros completou os 176,7 km, desde Vendas Novas, em 4h05m56s, sendo que o seu colega Iúri Leitão foi segundo.

A etapa de amanhã, quinta-feira, dia 17, liga Beja a Portel. A Volta ao Alentejo em bicicleta está a decorrer até domingo, dia 20, contando a cidade de Elvas com a partida da terceira etapa, marcada para sexta-feira.

PJ detém pai e filho por morte de idosa em Campo Maior

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, em cumprimento de mandados de busca domiciliária e de detenção, emitidos pela Autoridade Judiciária competente, deteve, fora de flagrante delito, dois homens de 76 e 51 anos de idade (pai e filho), pela presumível autoria de um crime de maus tratos, agravado pelo resultado morte.

Os detidos, o marido e o filho da vítima de 73 anos, intencionalmente privaram-na dos cuidados e assistência de que necessitava, impedindo ajuda externa especializada.

Resultaram desta conduta diversas e extensas lesões corporais, que concorreram diretamente para a sua morte, ocorrida no passado dia 1 de fevereiro (ver aqui).

Os detidos, residentes no concelho de Campo Maior, sem antecedentes criminais, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo o mais novo sido sujeito a internamento compulsivo, ficando o outro obrigado a apresentações periódicas, em posto policial.

“Matnite” esta quinta-feira no Centro Cultural de Campo Maior

“Matnite” é a peça de teatro que será apresentada esta quinta-feira, 17 de março, ao público escolar de Campo Maior, no Centro Cultural, com duas sessões, às 10.30 e às 14.30 horas.

A peça conta a história de Clara e Vasco, dois melhores amigos, que vão ter um teste de matemática que vai decidir se passam de ano. Vasco não vê que vantagens pode ter em aprender matemática, prefere videojogos e futebol. Matnite acaba por ser o torneio de matemática mais divertido.

DECO alerta sobre fraudes com cartão bancário

Num mundo cada vez mais tecnológico e evoluído, são mais as alternativas a certo tipo de serviços, como é o caso do cartão multibanco, ou de crédito, que acabam por substituir o dinheiro físico, existindo assim, a possibilidade de realizar pagamentos por transferências.

Helena Guerra do Gabinete de Apoio e Inovação da Deco alerta para os perigos das fraudes com cartão bancário, sublinhando que “não se deve responder a mensagens telefónicas ou emails, que peçam dados dos cartões ou contas bancárias. É ainda importante referir, tal como realça Helena Guerra, que foram muitos os consumidores que acabaram por ser vítimas de esquemas ou fraudes por facultarem informações pessoais a terceiros”.

Em caso de dúvida deve sempre contactar o seu banco, ou pode pedir aconselhamento ou ajuda à Deco, através do contacto 266 744 564.

Quinzena dos Doces Conventuais decorre em Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre promove, entre 19 de março e 3 de abril, a Quinzena Gastronómica dos Doces Conventuais. Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer a doçaria local, confecionada à base de ovos e açúcar em diferentes pontos e combinações irresistíveis e dinamizar a economia local de forma a atrair novos visitantes.

Com receitas que passaram inalteradas de geração em geração, Portalegre continua a dar a provar doces como o toucinho-do-céu, a lampreia de ovos, o manjar branco, o leite serafim ou os pastéis de Santa Clara, provenientes do Convento de Santa Clara, ou os famosos rebuçados de ovo, as morcelas doces ou o torrão real de ovos do Mosteiro de S. Bernardo, evidenciando-se como um destino de excelência que junta gastronomia, natureza e património em cada visita.

Campo Maior celebra centenário do nascimento de José Saramago

O Centro Cultural foi palco ontem, 15 de março, da Conferência “Celebrar Saramago”, uma das iniciativas preparadas pelo Município, no âmbito das celebrações do 100.º aniversário do nascimento de José Saramago. Esta ação teve ainda o apoio do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Com as intervenções do professor Paulo Costa, numa perspetiva biográfica e de estilo, e da professora Etelvina Castel-Branco, numa perspetiva filosófica, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer mais sobre a obra deste grande escritor português, que recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

A sessão foi moderada pela vereadora São Silveirinha e contou com a presença do vereador Paulo Pinheiro.

No âmbito desta conferência, o Centro Cultural tem patentes duas exposições relacionadas com José Saramago.

IPP obtém certificação pioneira no ensino superior

O Politécnico de Portalegre obteve a certificação do seu sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

No universo das instituições de ensino superior portuguesas, o Politécnico de Portalegre é a primeira a ser certificada de acordo com os requisitos da NP 4552:2016. Cientes de que um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal pode contribuir para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, tal tem sido aposta estratégica nacional e tem ganho crescente interesse de instituições públicas e privadas.

Reforçar a adoção de medidas promotoras da conciliação foi um repto a que a organização se propôs, há mais de dois anos, confiante de que o investimento na satisfação dos seus colaboradores tem consequentes ganhos para o(s) serviço(s) prestado(s).

O compromisso de implementar e certificar um sistema de gestão com base na norma portuguesa NP 4552:2016 implicou investir na concretização de ações em três domínios: boas práticas laborais; apoio profissional e desenvolvimento pessoal; serviços e benefícios.

Para alcançar este desígnio foi apresentada uma candidatura a financiamento e recebido apoio ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Fundo Social Europeu).

O processo de certificação esteve a cargo da APCER – entidade independente e de referência no setor – tendo a auditoria ao sistema decorrido no mês de fevereiro, em duas fases, com uma componente significativa de entrevistas aos trabalhadores do Politécnico.

Euromilhões com jackpot de 54 milhões no próximo sorteio

O sorteio de sexta-feira, 18 de março, do Euromilhões, terá em jogo um jackpot de 54 milhões de euros, depois do concurso de ontem não ter tido totalistas.

O segundo prémio também não foi atribuído a qualquer jogador, enquanto o terceiro, no valor de 79.900 euros, contemplou oito apostadores, todos no estrangeiro.

O quarto prémio, de 433 euros, saiu a 87 jogadores, 14 com aposta registada em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 1, 2, 12, 19 e 26 e as estrelas 2 e 8.

A informação nesta página não dispensa a consulta dos resultados oficiais.