Feriado municipal em Montemor no Dia de São João de Deus

Hoje, é dia 8 de março, feriado municipal em Montemor-o-Novo, por ser o Dia do Município, Dia de São João de Deus, bem como o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações, na cidade, tiveram início, pelas 9 horas, na Câmara Municipal de Montemor, com o tradicional hastear das bandeiras, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários da cidade.

Este, para o presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão, é um 8 de março “especial”: por um lado, por ser o primeiro que comemora enquanto presidente da autarquia e, por outro, por marcar, de alguma maneira, “o fim da pandemia” e o regresso à normalidade tão desejada. As pessoas, diz ainda o autarca, têm marcado presença, como nunca, em iniciativas promovidas pelo município, pelo que espera, esta noite, um concerto com Mafalda Veiga, no Curvo Semedo, com sala cheia.

Depois de hasteadas as bandeiras na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, as celebrações deste 8 de março estendem-se ao Hospital São João de Deus, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários a acompanhar mais uma cerimónia simbólica do feriado municipal.

Neste que é também o dia do Santo Padroeiro de Montemor, as bandeiras foram igualmente hasteadas no hospital da cidade. José Paulo Pereira, superior da Comunidade dos Irmãos de São João de Deus, em entrevista à Rádio Nova Antena, lembrou as valências disponíveis à comunidade, aos dias de hoje, recordando como funcionava o hospital, em 1950, a quando da sua inauguração. José Paulo Pereira quis ainda desejar um feliz dia a todos os montemorenses e a todas as mulheres, assegurando que este é um dia importante para a cidade e para a Ordem Hospitaleira, espalhada por todo o mundo.

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus, em Montemor, tem, atualmente, cinco irmãos, que, dentro em breve, contará com mais um.

Este Dia Internacional da Mulher, de Montemor-o-Novo e de São João de Deus é assinalado na cidade com um conjunto de atividades desportivas.

Com partida do Parque Urbano, iniciou-se, por volta das 10 horas, uma caminhada, que inclui passagens pelo castelo e pela Nossa Senhora da Visitação.

Mais de cem pessoas inscreveram-se nesta caminhada, que tem um percurso de cerca de cinco quilómetros.

Mais de duas centenas de atletas no XIV Duatlo de Arronches

Consolidado quer na agenda desportiva anual do Município, quer no calendário da Federação de Triatlo de Portugal, o Duatlo de Arronches voltou a realizar-se no passado sábado, dia 5 de março, aquela que foi a 14.ª edição da prova que, à semelhança de outros anos, contou para o Campeonato Nacional Individual e de Clubes, com a novidade de ter contado também para o Campeonato Nacional de Desporto Universitário.

Além de colocar os melhores atletas da modalidade a nível nacional a correr nas ruas da vila e a pedalar pelas estradas do concelho, esta prova é também um fator de dinamização para a economia local, sobretudo para a hotelaria e para a restauração, uma vez que os 233 participantes que partiram do Estádio Municipal Francisco Palmeiro se fazem acompanhar pelos familiares e amigos, que lhes prestam o devido apoio e aproveitam para desfrutar de tudo o que Arronches tem para oferecer a quem visita o concelho.

Em termos de resultados, na classificação absoluta masculina, João Ferreira, do Clube de Natação de Torres Novas, ficou na primeira posição, seguido por João Mansos, do Sporting Clube de Portugal e por João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas. No feminino, Maria Tomé, do Clube de Natação de Torres Novas, foi a primeira classificada, tendo ficado Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal na segunda posição, fechando o pódio a atleta Mariana Vargem, do Clube Naval do Funchal.

Por equipas, no masculino, o Clube de Natação de Torres Novas teve a melhor prestação, seguido do Sport Lisboa e Benfica e do Outsystems Olímpico de Oeiras. O Clube de Natação de Torres Novas repetiu a vitória no feminino, levando a melhor sobre o Alhandra Sporting Club e sobre o Outsystems Olímpico de Oeiras.

No Campeonato Nacional de Desporto Universitário, o melhor elemento masculino foi João Bernardo Queirós, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ficando Francisco Luís, da Associação Académica de Coimbra, na segunda posição, terminando em terceiro, Afonso do Canto, da Universidade NOVA de Lisboa.

No feminino, Beatriz Ferreira, Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão, foi a atleta com o melhor tempo, seguida de Joana Tomé, da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e de Carolina Boulhosa, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

Finalmente, na Prova Aberta, os três primeiros classificados no masculino foram, respetivamente, Tiago Maia, José Augusto Piedade e Filipe Fernandes, enquanto no feminino, a vencedora foi Hanna de Sousa. Em Estafetas, venceu a equipa Audaces.

Para entregar os prémios aos vencedores, juntaram-se ao vice-presidente da Federação de Triatlo de Portugal, David Caldeirão, o executivo do Município de Arronches, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, o presidente da Assembleia Municipal, José Bigares e o membro do mesmo órgão deliberativo, Amílcar Belchior, o executivo da Junta de Freguesia de Assunção, representado pelo presidente Pedro Fernandes e pelo tesoureiro, Francisco Fragata e o presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, Diamantino Pinto.

A Câmara Municipal de Arronches contou com a colaboração, no decorrer das provas, dos Bombeiros Voluntários de Arronches, da Guarda Nacional Republicana, do Grupo Motard de Arronches e do Sport Arronches e Benfica.

Adesão à caminhada do Dia da Mulher em Elvas supera as expectativas

Foram muitas as pessoas que, na manhã desta terça-feira, 8 de março, se quiseram associar às comemorações do Dia da Mulher, em Elvas, participando na caminhada, pelo centro histórico, promovida pelo município.

Apesar do dia cinzento e frio, o vereador Hermenegildo Rodrigues garante que a adesão a este evento, que serve para homenagear todas as mulheres, superou “largamente as melhores expectativas”. O evento, que resulta de um “casamento perfeito” entre Cultura e Desporto, incluiu ainda visitas aos Museus de Arte Contemporânea e de Etnografia e Arqueologia.

A esperança é que, depois desta iniciativa, mais gente possa voltar ao centro histórico para visitar aquilo que, segundo o vereador, a cidade tem de melhor: os seus museus.

Ao todo, participaram cerca de 250 pessoas o que, para uma primeira edição, diz ainda Hermenegildo Rodrigues, é muito positivo. A comunidade escolar teve uma “forte participação” nesta caminhada.

Às mulheres foi feita também a oferta de flores para assinalar a efeméride, bem como de tshirts alusivas à data, ainda antes de uma breve aula de fitness.

Já ao final da manhã decorreu a Palestra da Mulher, no cineteatro municipal, com a participação da médica Isabel Barahona, da nutricionista Júlia Marques, da esteticista Vicência Restolho, da atleta de alta competição de remo Ana Acuña, com 12 medalhas em Campeonatos do Mundo, e de Inês Henriques, campeã e recordista mundial da marcha de 50 km.

As causas e origens dos soluços em destaque no “De Boa Saúde”

Qualquer pessoa, em determinados momentos da vida, já teve soluções. São muito comuns e, quase sempre, inofensivos. A origem dos soluços é muitas vezes desconhecida e pode não haver, sequer, um motivo aparente.

Mas o que são e por que razão acontecem? O médico Pintão Antunes explica, na edição desta semana do “De Boa Saúde”. Os soluços resultam de espasmos do diafragma, que é um músculo que separa o tórax do abdómen. Este músculo tem um papel importante no processo de respiração, movendo-se para baixo quando inspiramos e para cima ao expirarmos. Quando temos soluços, o diafragma é “puxado” para baixo entre respirações, o que provoca a sucção do ar.

Comer muito rápido, ingerir comidas ou bebidas muito quentes ou picantes, comer uma refeição “pesada”, o consumo excessivo de álcool, fumar, o stress, maus odores e até a gravidez são alguns dos responsáveis por causar um aumento do gás no tubo digestivo e pressão no diafragma, que podem provocar soluços.

Elvas comemora Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Elvas vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, na próxima terça-feira, dia 8 de março, com uma caminhada, uma palestra e distribuição de flores.

A Caminhada da Mulher, com partida da Praça da República, às 9.30 horas, vai passar pelo Museu de Arte Contemporânea de Elvas e Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, como forma de aliciar uma visita mais detalhada.

Às mulheres, será feita a oferta de flores para assinalar a efeméride, no centro histórico. A iniciativa tem participação livre, e os interessados têm com direito a receber uma t-shirt alusiva à data.

Às 11.30 horas, realiza-se a Palestra da Mulher, no Cineteatro Municipal de Elvas, com a participação de cinco mulheres, de diversas áreas, que vão abordar temáticas relacionadas com o papel da mulher no dia a dia.

Vão ser oradoras a médica Isabel Barahona, a nutricionista Júlia Marques, a esteticista Vicência Restolho e as atletas Ana Acuña e Inês Henriques. Ana Acuña é desportista de alta competição de remo com 12 medalhas em campeonatos do mundo, das quais sete de ouro, e 11 títulos de campeã nacional em Portugal; Inês Henriques é atleta de alta competição de atletismo e campeã e recordista mundial de 50 quilómetros marcha.

Mulheres que “se destacam na sociedade campomaiorense” no Fórum da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, em Campo Maior, vai ser comemorado hoje, 8 de março, com um jantar, marcado para às 20 horas, na Quinta dos Pavões, nos arredores da vila.

A refeição vai ser acompanhada por música ao vivo, assegurada por Sérgio Rossi e pela dupla Jorge Pedras e Célia Pedras.

Antes, e pela ocasião deste Dia Internacional da Mulher, o Município de Campo Maior organiza ainda o “Fórum da Mulher”, segundo explica a vereadora São Silveirinha, “com a prata da casa e uma palestra subordinada ao tema do papel da mulher na sociedade”. As oradoras serão “mulheres que se destacam na vida e na sociedade campomaiorense”, revela ainda.

Participam no fórum, moderado por Bárbara Nunes, técnica do Município de Campo Maior, Francisca Russo, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Maria Lama, professora de dança, Margarida Palmeiro, diretora técnica da Farmácia Campo Maior, Dionísia Gomes, da Associação Coração Delta, e Rosália Gutierrez, advogada e empresária. A conferência tem início marcado para as 10.30 horas e decorre no auditório da Escola Secundária de Campo Maior.

Judocas de Campo Maior conquistam prata no Nacional de Veteranos

Natalino Borrega, em representação do Sporting Clube Campomaiorense, bem como Daniel Bandarra e António Drogas, da Casa do Povo de Campo Maior, são vice-campeões nacionais de Judo, na categoria de veteranos.

Daniel Bandarra conquistou o segundo lugar em menos de 66 quilos, enquanto António Drogas conquistou a prata em menos de 81 quilos e Natalino Borrega em mais de 90.

A prova, em que os três atletas de Campo Maior, da Associação de Judo de Portalegre, decorreu no passado domingo, 6 de março, em Cernache, no concelho de Coimbra.