Tamborada abre festividades de Carnaval em Badajoz este sábado

O Carnaval em Badajoz, recentemente classificado como festa de interesse turístico internacional, vai viver-se de 25 de fevereiro a 1 de março. No entanto as festividades têm início já hoje, sábado, 19 de fevereiro, com a Tamborada que vai decorrer nos pavilhões da IFEBA, a partir das 20 horas.

Apesar de algumas restrições, tendo em conta a situação pandémica, os desfiles contarão com mais de 3.700 participantes, 45 comparsas de adultos, 31 de crianças, 11 grupos mais pequenos e 27 carros alegóricos.

O alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera adianta quais as medidas tomadas para este Carnaval, destacando o entusiasmo e a vontade que existiam de retomar esta festa tão característica da cidade pacense. “Este será um Carnaval diferente, vamos tentar potenciar várias zonas, para que as pessoas possam ter mais espaço para sair, e tomaremos medidas especiais para que os bares sejam na rua, para que as pessoas não tenham que entrar no seu interior, e tínhamos muita vontade de retomar esta que é a festa mais característica da cidade, que para além disso foi considerada, recentemente, de interesse turístico internacional, pelo que estamos ao nível de grandes carnavais como de Cadiz, Tenerife, Colónia ou Nothing Hill”, refere o alcaide.

Ignacio Gragera afirma que neste momento a situação pandémica, na cidade, está controlada e não há pressão hospitalar, o que permite assim retomar o desenvolvimento de algumas atividades. “A incidência subiu muito rápido, mas também desceu muito rápido, e a verdade é que com esta nova variante, a Omicron, a pressão hospitalar não foi afetada, pelo que razoavelmente, vamos mantendo algumas medidas e estamos conscientes que a situação é muito melhor, o que nos permite fazer certas atividades”.

Festividades de Carnaval, em Badajoz que têm início hoje com a Tamborada, na IFEBA, às 20 horas. O desfile das crianças realiza-se na próxima sexta-feira, dia 25. Já dois dias depois acontece o momento alto do evento e cabe à comparsa de Olivença “Donde Vamos La Liamos” abrir o desfile de dia 27.