Mulher de Campo Maior morre em condições suspeitas

Uma mulher de 73 anos, residente em Campo Maior, foi transportada pelos Bombeiros de Campo Maior, com dificuldade respiratórias para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde viria a falecer.

A senhora vivia com o marido e o filho de 51 anos e encontrava-se acamada, devido a vários problemas de saúde.

Os Bombeiros de Campo Maior foram chamados à residência desta família, tendo encontrado a idosa consciente.

No Hospital, o médico de serviço encontrou sinais que considerou suspeitos, uma vez que o corpo apresentava hematomas na zona do pescoço, tendo sido chamada a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Dado que a mulher tinha residência, na Estrada da Fonte Nova, em Campo Maior, foi chamada a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Campo Maior.

Os militares da GNR aguardam a chegada da Polícia Judiciária ao Hospital.

Missão Continente entrega 214 mil euros de excedentes em Évora

Vinte e duas instituições do distrito de Évora receberam 214 mil euros de excedentes alimentares da Missão Continente, no ano de 2021. A entrega foi feita e 22 instituições do distrito de Évora, através das lojas Continente da região. O apoio dividiu-se entre 17 instituições de solidariedade social e cinco associações de apoio e bem-estar animal.

As doações das lojas Continente, que decorrem durante todo o ano em todo o país, aumentaram 39,1% face a 2020 e chegaram a 1448 instituições. Em 2021, a Missão Continente distribuiu 19,2 milhões de euros em excedentes alimentares: 17,4 milhões de euros foram doados a 1078 instituições de solidariedade social e 1,7 milhões de euros a 370 associações de apoio e bem-estar animal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Além das doações às instituições, a empresa também disponibiliza estes bens alimentares aos colaboradores, através das áreas sociais das lojas e entrepostos da Sonae Modelo Continente, o que, no ano passado, representou o reaproveitamento de 2,2 milhões de euros em alimentos. Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

A Missão Continente representa as iniciativas de responsabilidade social do Continente, como o Apoio à Comunidade, o Desenvolvimento Inclusivo e a Cidadania Ambiental, querendo assim contribuir para um futuro mais sustentável. Os seus eixos de atuação são a alimentação, pessoas e planeta.

[/shc_shortcode]

Elvas tem mais 22 casos Covid

Elvas regista esta terça-feira, 15 de fevereiro, 22 novos casos de Covid-19 e 54 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 143 casos, menos 32 do que ontem.

Elvas já registou, desde o início da pandemia, 5.579 casos positivos, 39 óbitos e 5.397 altas.

Município de Campo Maior celebra Dia dos Namorados

Em Campo Maior, São Silveirinha, vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, acompanhada pelas técnicas do Centro Comunitário e pelas utentes dos Clubes dos Maiores, esteve, na manhã desta segunda-feira, 14 de fevereiro, em várias instituições, onde entregou lembranças para assinalar o Dia dos Namorados.
Estas recordações foram feitas à mão pelas utentes dos Clubes dos Maiores e serviram para levar a tradição do Dia de São Valentim às pessoas destas instituições, que trabalham diariamente em prol de toda a comunidade.
Ainda como forma de celebrar o amor, o Município campomaiorense relembra que “os casais que forem jantar ou recolher uma refeição em regime take-away num dos 18 estabelecimentos aderentes, vão receber uma fita que pode ser personalizada” e posteriormente colocada no coração que está instalado no Jardim Municipal, em Campo Maior.

Alentejo com mais 1.132 casos Covid e três mortes

O Alentejo regista esta terça-feira, 15 de fevereiro, 1.132 novos casos de Covid-19 e mais três vítimas mortais, associadas à doença.

Desde o início da pandemia, na região, foram registados 108.356 casos de infeção e 1.151 mortes.

Covid-19: mais 18.135 infetados e 55 mortos em Portugal

Portugal regista esta terça-feira, 15 de fevereiro, mais 18.135 casos de Covid-19 e 55 óbitos associados à doença.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a área do país com mais novas notificações, num total de 30,8% dos diagnósticos.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 30.112 casos de recuperação.

Hoje, encontram-se 2.270 doentes internados, menos 94 do que ontem, 147 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos um do que no dia anterior.

Desde março de 2020, morreram 20.620 pessoas com esta patologia em território nacional, foram identificados 3.111.858 casos de infeção e reportadas 2.554.403 recuperações.

Mais 38 casos Covid identificados em Campo Maior

Campo Maior regista esta terça-feira, 15 de fevereiro, 38 novos casos de infeção por Covid-19, e 46 recuperações da doença.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 132 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.219 casos confirmados de Covid-19, 14 óbitos e 2.073 altas.

Reabilitação da Capela dos Ossos quase pronta e com inauguração para breve

A Câmara Municipal de Campo Maior tem em curso um conjunto de obras, sendo que a da Capela dos Ossos está praticamente concluída.

De acordo com o presidente da Câmara, Luís Rosinha, ficam a faltar apenas as componentes relativas à tecnologia e aos conteúdos, alguns deles disponíveis em vídeo, que irão dotar aquele espaço, sendo que, dentro em breve, será feita a inauguração da obra. “Tudo o que é obra física, está concluída”, garante.

Luís Rosinha explica que, mesmo a tecnologia dará continuidade à história da Capela dos Ossos, sendo que a obra permitiu tornar o acesso àquele espaço mais fácil, sobretudo para quem tem mobilidade reduzida. “O próprio ossário já necessitava, todo ele, de um cuidado, procedemos nesse sentido e achamos que vamos ter ali mais um espaço que nos distingue de todos os outros concelhos”, acrescenta.

O presidente lembra ainda que são poucas as capelas deste género que existem no país, pelo que, até pelo turismo religioso de Campo Maior, o concelho se distingue de tantos outros no país. “Não nos podemos dissociar também daquilo que é o património religioso da primeira Santa portuguesa; temos as nossas magníficas igrejas espalhadas por todo o concelho; e, portanto, este é mais um motivo de visita a Campo Maior”, remata.

Cofinanciado no âmbito do programa Alentejo 2020, este projeto de reabilitação da Capela dos Ossos da Igreja Matriz de Campo Maior e Beneficiação dos Espaços Anexos tem um custo total de 231 mil euros, dos quais 173 mil euros comparticipados pelo FEDER.

“Não considerem a passagem por aqui como o fim”, diz diretora da pediatria do IPO

Foto: IPO

O Dia Internacional da Criança com Cancro é celebrado a 15 de fevereiro. Esta data mundial visa ajudar todas as crianças vítimas de cancro a conseguirem acesso a melhores tratamentos e medicamentos e ao mesmo tempo ajudar as famílias e os amigos das crianças vítimas da doença.

Filomena Pereira, diretora do Serviço de Pediatria do IPO Lisboa, refere que no instituto “dão entrada, em média, 180 crianças por ano. Tentamos que eles façam o máximo dos tratamento em ambulatório mas, mesmo assim, há muitos que são internados”. Os tipos de cancros mais frequentes nas crianças são as leucemias, seguidas dos tumores cerebrais.

Filomena Pereira consideras que a pandemia veio afetar um pouco o funcionamento do serviço. “O tratamento é feito da mesma forma mas o facto de as crianças não poderem estar acompanhada pelos dois progenitores, uma vez que apenas é permitida a presença de um acompanhante, afeta a forma de estar durante os tratamentos”.

“A taxa de cura tem vindo a subir, nos últimos 30 anos, e ronda, atualmente, os 75por cento % de forma global. Nas leucemias linfoblásticas, as mais frequentes, a taxa sobe para 85 por cento. São percentagens muito diferentes da oncologia do adulto, uma vez que na pediatria as doenças são mais sensíveis à quimioterapia e as crianças têm uma maior capacidade de suportar tratamentos”.

Filomena Pereira realça a capacidade dos profissionais de saúde em “tratar os meninos. Outra coisa que eu gosto de dizer a todas as pessoas, sobretudo aos adolescentes, é que não considerem a passagem por aqui (IPO) como o fim de qualquer coisa. Considerem como um intervalo para o regresso à sua vida normal. É assim que tem que ser vivido”.

Todos os anos são diagnosticados em Portugal 350 novos casos de cancro em crianças. A maior taxa de incidência de cancro pediátrico regista-se na faixa entre os 3 e os 4 anos.  Todos os anos são diagnosticados 13000 novos casos de cancro infantil (até aos 19 anos de idade) na Europa.