IX Corta Mato cidade de Elvas com balanço positivo (c/fotos)

O 9º Corta Mato cidade de Elvas – Memorial António Leitão decorreu este sábado, dia 12, na zona do Estádio Municipal de Atletismo, com a participação de 143 atletas, de 12 clubes.

José Caldes, presidente do Clube Elvense de Natação, mostrou-se muito satisfeito pela realização desta prova: “penso que tivemos um dia excelente, com uma boa moldura humana e muitos participantes e é muito bom voltarmos a fazer desporto”.

Para Rondão Almeida, presidente da câmara municipal de Elvas, esta atividade “é mais uma prova de que Elvas é uma cidade desportiva”.

Já Hermenegildo Rodrigues, vereador na câmara de Elvas, mostrou-se “orgulhoso com a dinâmica de todas as associações da cidade e de todo o dirigismo desportivo”.

A cerimónia de entrega de prémios do Corta-Mato contou com a presença do presidente da câmara, José Rondão Almeida, do vereador Hermenegildo Rodrigues e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, e de Caia, S. Pedro e Alcáçova, José Galguinho.

Nuno Gancho e Cláudia Batuca, ambos em representação da Associação Barbaris, de Barbacena, venceram a prova no escalão de seniores. O veterano Luciano Gordo, da Associação Desportiva de Castelo de Vide, conseguiu o melhor tempo da prova.

“Mocinha destruiu o PS e quer dividir a câmara”, diz Rondão Almeida

O presidente da câmara municipal de Elvas, Rondão Almeida (na foto), reagiu ao regresso de Nuno Mocinha, eleito pelo Partido Socialista (PS), nas eleições autárquicas.

Rondão Almeida destaca o trabalho que tem vindo a ser feito pelos vereadores que, até ao momento exerceram funções na câmara de Elvas e considera que o regresso de Nuno Mocinha “é, no meu ponto de vista, anormal e não é própria de um partido que se apresentou para trabalhar com determinadas responsabilidades (…) Só posso comparar este tipo de posição com o que me comigo e com a Dra. Elsa quando nos tirou os pelouros. Agora manda o engenheiro Tiago para fora e ele vem. Isto só mostra que o projeto dele surge a pensar apenas na sua vida e não numa estratégia de desenvolvimento para o concelho ou para dignificar o seu próprio partido”.

Rondão Almeida acusa Nuno Mocinha de “durante dois mandatos ter destruído as suas equipas. No primeiro mandato mandou-me para fora do pelouro a mim e à Dra. Elsa e depois destruiu aqueles com que ficou. Primeiro o seu chefe de gabinete, mais tarde o dr. Paulo Dias, mais tarde mete na prateleira o seu vice-presidente, seguindo-se o presidente da Assembleia e chega ao final do mandato sozinho”.

“Nuno Mocinha já devia ter chegado à conclusão que é um bom servidor para estar sob as orientações de um líder que tenha punho e pulso, mas para liderar ele já deu provas que não tem competências”. O presidente da câmara considera que “Elvas só vai perder com o regresso de Nuno Mocinha, uma vez que a cidade vai perder um vereador de excelência como o que tem sido Tiago Afonso”.

Rondão Almeida considera que “Nuno Mocinha destruiu o Partido Socialista, dividiu o Partido Socialista e quer também dividir a câmara municipal”.

Rondão Almeida a reagir ao regresso de Nuno Mocinha à câmara municipal de Elvas. Com o regresso de Nuno Mocinha, Tiago Afonso, número quatro da lista do PS deixa a vereação. No entanto, o autarca garante que vai continuar a contar com o trabalho de Tiago Afonso.

Ouguela “merece” um Centro Comunitário (c/fotos)

O novo Centro Comunitário de Ouguela, instalado no antigo Posto Médico daquela aldeia histórica, foi inaugurado ontem, em clima de festa e satisfação.

Este é um projeto da Junta de Freguesia de S. João Baptista, que conta com o apoio do Município de Campo Maior, e oferece aos habitantes de Ouguela um novo espaço de convívio que será, com toda a certeza, uma mais-valia na ocupação dos tempos livres da população.

O Comendador Rui Nabeiro marcou presença na inauguração e considera que “se o espaço for bem tratado e bem trabalhado pode ser uma mais-valia para a aldeia e para a comunidade”. No decorrer dos seus mandatos enquanto presidente da câmara, o Comendador garante que deixou a sua referência na aldeia com a “construção de uma série de habitações”, precisamente em frente a este centro.

Paulo Pinheiro, vice-presidente da câmara de Campo Maior, deixou um apelo à população para que “frequente e dê uso a este espaço, porque se isso não acontecer não faz sentido a sua inauguração”:

Já São Silveirinha, vereadora no município de Campo Maior, refere que há já parcerias estabelecidas com associações para dinamizar o centro, como é o caso “Tempo Para Dar – Coração Delta e da Associação AVOAR. Vamos ter também duas artesãs dos projetos do município que vão assegurar a vinda a Ouguela, pelo menos uma vez por semana”.

Miguel Tavares, presidente da junta de freguesia de São João Batista, refere que este centro “é o concretizar de um sonho para Ouguela”.

A animação musical do momento ficou a cargo do Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”.

Elvas regista mais 47 casos de Covid-19

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, 47 novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de 20 doentes.

Este sábado, dia 12 de fevereiro, o concelho tem 322 casos ativos.

Beleza, Moda e Cosmética em destaque na IFEBA

A Feira da Beleza, Moda e Cosmética está a decorrer, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

O alcaide de Badajoz, Ignácio Gragera, refere que “esta 15ª edição conta com algumas novidades, como a presença de profissionais do setor a nível mundial e porque, pela primeira vez, acolhe um certame destinado a jovens estilistas, quer de Badajoz quer do Alentejo”.

No que diz respeito a restrições, “apenas se mantém obrigatório o uso de máscara e o facto de não termos limite de capacidade é muito positivo”.

A Feira da Beleza, Moda e Cosmética decorre até segunda-feira, dia 14, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

50 pessoas morreram, nas últimas 24 horas, devido à pandemia

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 19.436 novos casos de Covid-19 e 50 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 34.497 casos de recuperação.

Este sábado, dia 12, em todo o território nacional, há 2.232 doentes internados, menos 100, 160 em unidades de cuidados intensivos, mais em relação ao dia anterior.

GEDA promove caminhada acessível a todos

O Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), de Campo Maior, promove amanhã, domingo, dia 13, o percurso pedestre Rota dos Grous, no âmbito do Festival dos Grous.

João Sanguinho, da organização, refere que “o percurso é acessível e inclusivo, dando, às pessoas que têm mobilidade reduzida, a oportunidade de participar. Se uma pessoa que, por exemplo, esteja numa cadeira de rodas quiser participar pode fazê-lo. Basta no ato da inscrição fazer referência a essa necessidade para que nós tenhamos disponível a joelette, uma cadeira só com uma roda, que será conduzida por duas pessoas e permite chegar a qualquer sitio”.

A caminhada está marcada para as 8.30 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.geda.pt

Crianças do 1º ciclo sensibilizadas para avifauna de Campo Maior

A IV Edição do Festival dos Grous teve o seu começo no dia 11 de Fevereiro, com a visita de quatro turmas do 4.º Ano do 1.º Ciclo ao Centro Ambiental do Xévora e à Casa do Governador onde puderam apreciar duas exposições da avifauna do concelho de Campo Maior.

Entre os dois espaços, os alunos puderam realizar uma caminhada durante a qual tiveram a oportunidade de apreciar as magnificas paisagens que podem ser vistas ao longo da encosta que liga os dois espaços.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram presentes, assim como o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (GNR) que deu algumas orientações aos mais pequenos sobre os cuidados a ter na interação com a natureza e alertou para o respeito para com os animais que fazem dela a sua casa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]Esta é uma organização da parceria entre o Município de Campo Maior, o GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura e a Comunidade Escolar (Agrupamento de Escolas de Campo Maior e Centro Educativo Alice Nabeiro), contando com o apoio do projeto Território Eurobird, através do Interreg-FEDER, e ainda da SPEA, E-Redes, Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (Alentejo Feel Nature) e Restaurante São Pedro.[/shc_shortcode]