CIMAA mantém aposta na prevenção de incêndios rurais

As Brigadas de Sapadores Florestais do Alto Alentejo têm vindo a desenvolver, nos últimos anos, um importante trabalho ao nível da prevenção contra incêndios rurais. Fazem-no através de trabalhos de silvicultura preventiva com recurso a diferentes técnicas e equipamentos que vão desde a utilização de maquinaria, ao uso do fogo como ferramenta de gestão de espaços florestais.

Para este ano, a CIMAA mantém uma forte aposta na prevenção. Em janeiro tiveram início os trabalhos nos concelhos de Nisa e Portalegre, estando previstas para os próximos meses intervenções nos restantes municípios que integram este projeto.

Reposição de freguesias em destaque na entrevista a António Danado

António Danado, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, esteve hoje em direto na Rádio Nova Antena, numa entrevista conduzida por António Ferreira Góis.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O presidente da União de Freguesias revela que o orçamento da União de Freguesias para este ano de 2022 é de “780 510, 54€. O orçamento tem duas linhas, essencialmente uma linha de continuidade de grandes projetos que tínhamos já lançado, no final do mandato anterior”, que ficaram pendentes, ou de lado, tais como “Bebé Mor, Cabaz de Boas Vindas a Montemor, os Idosos em Movimento”, acrescenta António Danado.

António Danado afirma que “temos um grande movimento associativo, muito rico, aqui em Montemor”, reforçando que a União de Freguesias pretende dar apoio a todos eles. O presidente da União de Freguesias salienta ainda “uma questão que é essencial para este ano”, sendo esta a “aprovação de lei que permitiu a repor as freguesias”, destaca. O presidente da União de freguesias deseja que se possam vir a “repor as freguesias de Vila, Bispo e Silveiras”, bem como da “capacidade de resposta mais presente e mais pessoal, que tem que acontecer até ao final deste ano”.

A entrevista conduzida por António Ferreira Góis, ao presidente da União de freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, pode ser vista aqui.

[/shc_shortcode]

Elvas regista mais 63 casos de Covid-19

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 63 casos de Covid-19.

De ontem para hoje recuperaram 139 pessoas, pelo que esta terça-feira, dia 8, estão ativos 285 casos de infeção.

Nove localidades da Estremadura com restrições de água

A situação de seca já está a limitar o fornecimento de água em algumas localidades da Estremadura espanhola.

A Confederação Hidrográfica do Guadiana aprovou já um plano para a região de Tentúdia, da qual fazem parte nove localidades: Cabeza la vaca, Monesterio, Bienvenida, Montemolín, Fuente de Cantos, Calera de León, Fuentes de León, Segura de León e Godonal.

Toda esta região é abastecida por um pequeno reservatório que tem apenas 20 por cento da sua capacidade máxima.

As plantações têm apenas três horas por dia para a rega e o consumo humano, se não chover, deverá ser limitado nas próximas semanas.

Portugal regista mais 30.757 casos de Covid-19 e 44 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 30.757 novos casos de Covid-19 e 44 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 38.863 casos de recuperação.

Esta terça-feira, dia 8, em todo o território nacional, há 2.419 doentes internados, menos 141, 171 em unidades de cuidados intensivos, menos sete em relação ao dia anterior.

Importância de respeitar horário de toma dos medicamentos no “De Boa Saúde”

Muitas pessoas esquecem-se ou pensam que não tem importância tomar os medicamentos fora da hora recomendada, principalmente os antibióticos, no entanto a toma do medicamento na hora certa melhora a sua eficácia.

O médico Pintão Antunes refere que, no caso do antibiótico, para ter total eficácia, “tem de ser tomado à hora certa, porque depois pode haver resistência a este tipo de antibiótico, porque este tem de ter um certo nível de presença no sangue, para aniquilar os micróbicos, porque no final de 8 ou 12 horas, dependendo do medicamento, vai perdendo a sua ação”.

Os medicamentos “são produzidos e estudados para terem determinado tipo de efeito, num espaço de tempo específico”, adianta ainda Pintão Antunes.

A importância de tomar os medicamentos nas horas prescritas é o tema em destaque esta emana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Campo Maior mais 45 casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, mais 45 casos de Covid-19 e a recuperação de 66 pessoas.

Sendo assim, esta terça-feira, dia 8 de fevereiro, estão ativos 189 casos de infeção.

Vai nascer uma praia fluvial na Barragem do Caia

A Câmara Municipal de Elvas, juntamente com as autarquias de Campo Maior e Badajoz, no âmbito da Eurocidade, tem já em marcha um projeto para a criação de uma praia fluvial na Barragem do Caia.

Mais que isso, revela o vereador no Município de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, e tendo em conta a localização geográfica da barragem e “as excelentes condições” existentes, não se irá apenas criar uma zona balnear, uma vez que só iria ter utilidade durante os meses de verão, mas condições para a prática de algumas modalidades desportivas, como remo e windsurf.

“Não podemos só criar uma praia fluvial”, garante o vereador, lembrando que a Barragem do Caia “tem condições acima da média, até pela procura sem condições que vai tendo, em várias vertentes, como no windsurf, no kitesurf, no remo e no padel”.

Com este projeto, procura-se, e de forma “a complementar tudo aquilo que possa vir a ser criado”, conduzir praticantes de diversas modalidades desportivas até à Barragem e, com isso, a fidelizar a vinda de pessoas à região. “É com esse prisma e essa atitude que nós queremos aquela infraestrutura, que eu acho que tem sido muito mal explorada nestas áreas”, acrescenta Hermenegildo Rodrigues.

Assim, o projeto, assegura o vereador, não se quer apenas direcionado para a população da região da EUROBEC, porque, segundo diz, com isso, “iria se limitar a oferta e a procura”. “Se nós conseguirmos elencar esta oferta a um leque alargado de pessoas e de praticantes, estamos aqui a garantir um aumento significativo de utilizadores”, garante Hermenegildo Rodrigues, que adianta que este projeto responsabiliza os três vértices da Eurocidade, com base num conjunto alargado parcerias, “que possam cimentar estas ideias” e que servem os residentes e oferecem a quem os visita “mais um conjunto de situações”.

Hermenegildo Rodrigues garante que este foi um projeto “muito bem aceite” pelas autarquias de Campo Maior e Badajoz. “Campo Maior tem neste momento um projeto em fase um pouco mais avançada para o parque de campismo, que pode perfeitamente vir a complementar aquilo que nós queremos, em conjunto, instalar nesta região da ilha da Barragem do Caia”, revela.

Para complementar a praia fluvial, o projeto delineado inclui a construção de bar/restaurante, “em que se serviam refeições aligeiradas”, de um parque de merendas, aproveitando-se as árvores que já se encontram naquela área, bem como pistas de remo, que, espera o vereador, venham a servir algumas seleções nacionais do norte da Europa.

Apesar de um projeto imponente, Hermenegildo Rodrigues não tem dúvidas que este não sairá muito caro, sendo que foi incluído nas grandes opções do plano da Câmara de Elvas para este mandato. Quanto a prazos, o vereador revela que os pareceres ambientais poderão ser os principais responsáveis por atrasar a vontade de arrancar com as obras, o quanto antes.

A praia fluvial será construída entre a ilha e o paredão da albufeira da Barragem do Caia, sendo que o projeto incluiu ainda a construção de um passadiço suspenso.

23 livros de Saramago na biblioteca de Campo Maior

Em 2022, assinala-se o centenário do nascimento de José Saramago, escritor que, em 1998, se tornou no primeiro autor de Língua Portuguesa a receber o Prémio Nobel da Literatura.

Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, adquiriu 23 novas edições da obra do autor português, que estão agora disponíveis ao público em geral. As novas edições de livros tão marcantes como “Memorial do Convento”, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, ou “Ensaio Sobre a Cegueira” e ficam disponíveis a todos os campomaiorenses.

A aquisição destas obras marca o início de um programa que o Município de Campo Maior irá desenvolver ao longo dos próximos meses, de forma a assinalar o 100.º aniversário do nascimento de um dos maiores nomes da literatura universal.