Multa até 18.750 euros para faturas sem código QR

Uma das três novidades de faturação – a obrigatoriedade de colocação do Código QR, que resume os dados da fatura, incluindo valores e taxas de IVA – já entrou em vigor, depois de sucessivos adiamentos.

As Finanças vão começar a fiscalizar e a aplicar coimas pesadas pela falta do Código QR, após um período de tolerância, sendo que as empresas que emitem faturas sem este código vão arriscar-se a coimas que vão dos 1.500 aos 18.750 euros. Também as empresas que produzem os programas de faturação podem ser multadas, caso comercializem software que não emite documentos com o referido código.

Através deste Código QR, os contribuintes podem receber uma fatura sem NIF e inseri-la, posteriormente, no Portal das Finanças.

As outras duas novidades relacionadas com faturação, que dizem respeito à comunicação de séries e ao ATCUD, através do qual se atribui um número único a cada fatura, de forma a evitar duplicações e a evasão fiscal, só irão entrar em vigor no próximo ano.

Espaço.arte acolhe trabalhos dos utentes da APPACDM

A exposição “Arte na Diferença”, que resulta de trabalhos realizados pelos utentes da APPACDM de Elvas, está patente no Espaço.arte, em Campo Maior.

Esta é a primeira exposição deste espaço, desde a sua inauguração, e “vai de encontro ao cuidado que a instituição tem para com os campomaiorenses”, segundo o presidente da câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.

Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas, considera que “dada a ligação da instituição ao concelho de Campo Maior faz todo o sentido inaugurar esta mostra no Espaço.arte”.

A exposição está patente até dia 3 de Abril, no Espaço.arte em Campo Maior.

Elvas regista mais 73 casos de Covid-19

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 73 casos de Covid-19.

Com a recuperação de 89 pessoas, estão ativos esta sexta-feira, dia 4, 409 casos de Covid-19, no concelho.

Desde março de 2020, Elvas já registou 5.060 casos de infeção, 38 óbitos e 4.613 altas.

Portugal regista mais 47.199 e 50 mortes devido à Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 47.199 novos casos de Covid-19 e 50 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 46.469 casos de recuperação.

Esta sexta-feira, dia 4, em todo o território nacional, há 2.445 doentes internados, mais cinco, 174 em unidades de cuidados intensivos, mais 19 em relação ao dia anterior.

Alentejo regista 1.952 novos casos Covid esta sexta-feira

O Alentejo regista esta sexta-feira, 4 de fevereiro, 1.952 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, de acordo com o último boletim epidemiológico, não foram registados óbitos, na região.

Desde as últimas 24 horas, foram identificados 95.313 casos de infeção e reportados 1.129 mortes.

DECO aconselha o que fazer em caso de fraude online

Com o aumento das compras online, principalmente durante a altura da pandemia, foram muitos os consumidores que acabaram por ser vítimas de fraude online.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta semana, na rubrica da DECO, Helena Guerra, do Gabinete de Apoio e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor, alerta para os passos a seguir, assim que o consumidor se apercebe de que foi vítima de um roubo, “deve agir o mais rapidamente possível”, sendo aconselhável contactar o banco de forma a que possa “pedir imediatamente cancelamento das credenciais de acesso à “homebanking” e ao cartão, indicando o seu número de conta e o número do cartão”. O próximo passo aconselhado é “participar a fraude às autoridades, à PSP, à GNR, ou mesmo à Polícia Judiciária”, explica Helena Guerra.

A fraude online é o tema desta semana da DECO com Helena Guerra, do Gabinete de Apoio e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor

[/shc_shortcode]

Mais 29 casos positivos de Covid-19 detetados em Campo Maior

Campo Maior regista esta sexta-feira, 4 de fevereiro, mais 29 casos de Covid-19 e 24 recuperações.

Encontram-se, ao dia de hoje, ativos, no concelho, 219 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1.915 casos de infeção, 14 óbitos e 1.682 altas.

Vacina: dose de reforço para maiores de 18 anos este sábado em Campo Maior

A vacinação de reforço contra a CovidD-19 para maiores de 18 anos, em modalidade de Casa Aberta, no Centro de Vacinação de Campo Maior, irá decorrer apenas amanhã, dia 5 de fevereiro, “ao contrário da informação anteriormente divulgada”, informa a Unidade de Saúde Familiar Raia Maior.

Os interessados devem dirigir-se ao Centro Comunitário de Campo Maior entre as 14 e as 16 horas.

Série “RBI: Um Caminho de Liberdade” apresentada em Portalegre

A série documental “RBI: Um caminho de Liberdade”, produzida pelo eurodeputado Francisco Guerreiro, vai estrear hoje os episódios 7, 8 e 9, no Centro de Artes do Espetáculo em Portalegre.

A série documental “RBI: Um caminho de Liberdade” tem como objetivo elucidar a opinião pública sobre o conceito de Rendimento Básico Incondicional, atribuído pelo Estado a todos os cidadão do país, e, ao mesmo tempo, sensibilizar a classe política nacional para a implementação de um projeto-piloto em Portugal, de acordo com o eurodeputado Francisco Guerreiro (na foto).

O Rendimento Básico Incondicional consiste numa verba “que seria atribuída a todas as pessoas, independentemente da classe social ou de estarem a trabalhar ou não. Esta medida permitiria às pessoas sair mais facilmente da pobreza e melhorar a sua vida”.

O Rendimento Básico Incondicional vai ser implementado, “em projeto piloto, em Alcácer do Sal, pelo período de dois anos. Neste momento, está-se ainda a tentar encontrar financiamento, que deverá ser assegurado pelas verbas municipais e por candidaturas a fundos comunitários”.

Ecologia, mundo rural e saúde vão ser alguns dos temas debatidos na sessão desta sexta-feira, em Portalegre, que vai contar com diversos. Marcam presença no debate, moderado pelo eurodeputado Francisco Guerreiro, Bárbara Leão (Biovilla – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável), Alfredo Sendim (Herdade do Freixo do Meio) e Florival Baiôa (Movimento “Beja Mereces Mais”).

O início da sessão está marcado para as 18 horas, no Centro de Artes do Espetáculo em Portalegre (CAEP).

Sem Carnaval, Campo Maior aposta no teatro

“Devido aos motivos por todos conhecidos resultantes da pandemia”, o Município de Campo Maior confirma que, este ano, “ainda não vai realizar o tradicional Desfile de Carnaval”.

No entanto, segundo a autarquia, “para assinalar esta festividade”, vai “promover uma série de atividades no Jardim Municipal”, no próximo dia 26, sexta-feira.

Estas iniciativas vão também servir de mote para o lançamento do evento “Março – Mês do Teatro 2022”, uma organização do Município de Campo Maior, que vai trazer “uma programação variada dirigida a públicos de todas as idades”.