Uma das três novidades de faturação – a obrigatoriedade de colocação do Código QR, que resume os dados da fatura, incluindo valores e taxas de IVA – já entrou em vigor, depois de sucessivos adiamentos.
As Finanças vão começar a fiscalizar e a aplicar coimas pesadas pela falta do Código QR, após um período de tolerância, sendo que as empresas que emitem faturas sem este código vão arriscar-se a coimas que vão dos 1.500 aos 18.750 euros. Também as empresas que produzem os programas de faturação podem ser multadas, caso comercializem software que não emite documentos com o referido código.
Através deste Código QR, os contribuintes podem receber uma fatura sem NIF e inseri-la, posteriormente, no Portal das Finanças.
As outras duas novidades relacionadas com faturação, que dizem respeito à comunicação de séries e ao ATCUD, através do qual se atribui um número único a cada fatura, de forma a evitar duplicações e a evasão fiscal, só irão entrar em vigor no próximo ano.


A exposição “Arte na Diferença”, que resulta de trabalhos realizados pelos utentes da APPACDM de Elvas, está patente no Espaço.arte, em Campo Maior.
O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 73 casos de Covid-19.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 47.199 novos casos de Covid-19 e 50 óbitos associados à doença.
O Alentejo regista esta sexta-feira, 4 de fevereiro, 1.952 novos casos de Covid-19.
Com o aumento das compras online, principalmente durante a altura da pandemia, foram muitos os consumidores que acabaram por ser vítimas de fraude online.
Campo Maior regista esta sexta-feira, 4 de fevereiro, mais 29 casos de Covid-19 e 24 recuperações.
A vacinação de reforço contra a CovidD-19 para maiores de 18 anos, em modalidade de Casa Aberta, no Centro de Vacinação de Campo Maior, irá decorrer apenas amanhã, dia 5 de fevereiro, “ao contrário da informação anteriormente divulgada”, informa a Unidade de Saúde Familiar Raia Maior.
A série documental “RBI: Um caminho de Liberdade”, produzida pelo eurodeputado Francisco Guerreiro, vai estrear hoje os episódios 7, 8 e 9, no Centro de Artes do Espetáculo em Portalegre.
“Devido aos motivos por todos conhecidos resultantes da pandemia”, o Município de Campo Maior confirma que, este ano, “ainda não vai realizar o tradicional Desfile de Carnaval”.