Yara Cirilo recebe prémio em Lisboa relativo ao concurso “Rostos Portugueses na ONU”

Yara Cirilo, aluna no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, recebeu no passado dia 12 de janeiro, o seu prémio, no âmbito do concurso “Rostos Portugueses na ONU: 75 anos, 75 imagens”.

A entrega do prémio decorreu na sala de protocolo no Palácio das Necessidades em Lisboa, e foi entregue pelas mãos do Ministro da Educação, Tiago Brandão, do Ministro dos Negócios Estrageiros, Augusto Santos Silva, da secretária de Estado da Educação, Inês Ramires e do Diretor dos CTT.

O trabalho desta aluna presta homenagem a António Guterres, atual secretário-geral das Nações Unidas,  foi distinguido com o terceiro lugar, na sua categoria, e fará parte de uma coleção de filatelia produzida pelos CTT.

Acompanhada pelo diretor do Agrupamento, a aluna assistiu à cerimónia, recebendo o seu merecido prémio e brindou as autoridades presentes com uma flor de papel.

GNR detém oito pessoas numa semana

Oito pessoas foram detidas em flagrante delito, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre os dias 10 a 16 deste mês, dos quais quatro por condução sem habilitação legal, um por condução sob o efeito do álcool, um por posse de estupefacientes, um por introdução em local vedado ao público e outro por caça ilegal de espécies não cinegéticas.

Ao nível da fiscalização de trânsito, a GNR detetou 180 infrações, destacando-se 14 por falta de inspeção periódica obrigatória, oito referentes a tacógrafos, cinco relacionadas com iluminação, quatro relacionadas com pneumáticos e quatro por falta de seguro.

Também no mesmo período registaram-se 28 acidentes de viação dos quais resultaram três feridos leves.

A GNR desenvolveu, nessa semana 288 ações de sensibilização, no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizados 472 pessoas da comunidade escolar; 161 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 249 idosos; e 119 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 124 comerciantes.

Portugal regista mais 21.917 infetados e 31 mortos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 21.917 casos de Covid-19 e 31 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 18.083 casos de recuperação.

Esta segunda-feira, dia 17, em todo o território nacional, há 1938 doentes internados, mais 125, 174 em unidades de cuidados intensivos, mais seis.

Câmara de Monforte atribui 90 mil euros aos bombeiros

A Câmara Municipal de Monforte e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte (ABVM) celebraram o Protocolo destinado a enquadrar a forma de cooperação entre ambas as entidades de maneira a estabelecer os termos e condições para atribuição de apoio financeiro de 90 mil euros. Este valor destina-se “à concretização de atividades durante o ano de 2022 no âmbito da segurança, do socorro às populações, ao transporte de sinistrados e doentes, ao combate a incêndios e outras na área da Proteção Civil”, segundo divulga o Município monfortense.
O ato de assinatura decorreu no passado dia 11, nas instalações do quartel dos Bombeiros, e foi oficializado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Saião, e pelo Presidente da Direção da ABVM, Gonçalo Lagem. No ato, estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros, Jorge Pereira, o vice-presidente da Direção, José António Rasquinho, o secretário, Rui Serrano, e o tesoureiro, Carlos Maurício.
Os presidentes das Juntas de Freguesia de Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte assinaram também protocolos com a associação, pelos quais foram definidas as formas e condições relativamente à atribuição de apoio financeiro para aquisição de uma ambulância, bem como apoio logístico na cobrança de quotas e recolha de donativos.

Consulta pública da ZEC de São Mamede no “Ambiente em FM”

A Zona Especial de Conservação (ZEC) de São Mamede, que inclui todo o Parque Natural da Serra e toda a faixa que vai ao longo da fronteira com Espanha, nos concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches, esteve em consulta pública.

Esta consulta pública contou com um parecer da Quercus que, de acordo com José Janela, membro desta associação ambientalista, “está bem elaborado”, até porque no documento estão assegurados os interesses ambientes “mais sensíveis”. No entanto, a Quercus apresentou algumas sugestões de melhoria, como “aumentar em 20% a área de habitat de algumas espécies ameaçadas”.

A Quercus “também sugeriu condicionar, a parecer favorável da Autoridade Nacional para a Conservação da Natureza, a modificação do coberto vegetal resultante da alteração entre tipos de uso agrícola (nomeadamente de sequeiro para regadio) e entre tipos de uso florestal, que abranja áreas contínuas superiores a três hectares, considerando-se continuidade as ocupações similares que distem entre si menos de mil metros, isto porque tem havido a uma instalação excessiva de olivais superintensivos, por exemplo”, adianta José Janela.

“Também propusemos acrescentar uma medida regulamentar: condicionar, a parecer favorável da Autoridade Nacional para a Conservação da Natureza, a utilização de herbicidas glifosato ou de síntese nas valetas das estradas, utilizando-os apenas para a eliminação de espécies exóticas, porque tem havido uma grande utilização, por vezes excessiva de herbicidas, que põe em causa a saúde das pessoas e também os ecossistemas”, revela o ambientalista, na edição desta semana do “Ambiente em FM”.

Campo Maior tem mais nove casos Covid e 25 altas

Campo Maior regista esta segunda-feira, 17 de janeiro, mais nove casos de Covid-19 e 25 recuperações.

No concelho, ao dia de hoje, encontram-se ativos 73 casos de infeção, menos 16 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 1.342 casos positivos, 14 óbitos e 1.255 altas.

Projeto DARE pretende desenvolver competências nos jovens

A Câmara Municipal de Elvas estabeleceu uma parceria com a Associação PAR, no âmbito do Projeto DARE– Day One Alliance for Employment, que pretende desenvolver competências nos jovens que não estudam nem trabalham.

De acordo com a vice-presidente da câmara de Elvas, Anabela Cartas (na foto), “esta parceria contempla dois projetos destinados a jovens: numa primeira fase, os formadores preparam os jovens para uma entrevista de trabalho e para a elaboração do seu currículo. Na segunda fase, o apoio é prestado no sentido de os orientar na criação do seu próprio negócio”.

“O projeto DARE é desenvolvido em vários países, destinando-se a pessoas, entre os 15 e os 29 anos, que não trabalham nem estudam”.

O projeto DARE conta com mais nove parceiros europeus, de sete países, e quer promover a cooperação transnacional de forma a encontrar novas formas de apoiar 1400 jovens, melhorando a sua qualidade de vida.

Complexo de Piscinas da Fonte Nova em Campo Maior conta com novas modalidades

O Complexo das Piscinas Cobertas da Fonte Nova, já reabriu esta segunda-feira, em Campo Maior e conta agora com três novas modalidades: Tai Chi, Qi Gong e Capoeira.

O Tai Chi e o Qi Gong “são modalidades relacionadas com as artes marciais, para maiores de 18 anos e lecionadas pela professora Joana Galego; já a Capoeira é lecionada por um professor de Badajoz e divide-se em dois grupos: infantil, dos 5 aos 11 anos e juvenil/adulto”, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha.

A vereadora adianta ainda que estas novas modalidades “vêm enriquecer a oferta e o aproveitamento daquele espaço, a juntar às restantes modalidades que existem, pelo que serão muito interessantes para os campomaiorenses”.

Para integrar estas novas aulas é necessária inscrição prévia junto dos serviços administrativos do Complexo das Piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior.