Projeto “Guardiões” quer envolver todo o Alentejo no combate às alterações climáticas

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e o Fórum da Energia e Clima, preocupados com as alterações climáticas, que dizem ser uma “enorme ameaça ao futuro da vida no Planeta e um dos maiores desafios que a humanidade atualmente enfrenta”, formaram um consórcio e lançaram, recentemente, o projeto “Guardiões”.

O projeto surge “da inquietação” das lideranças destas três entidades, com vista a trabalhar junto de diferentes públicos-alvo e instituições, informando e sensibilizando para este desafio, revela o gestor do projeto, Jorge Martins. “Queremos informar, sensibilizar, alertar e envolver e todas as comunidades neste desafio, que é um desafio civilizacional”, acrescenta.

“Guardiões” tem por base uma equipa multidisciplinar, formada, sobretudo, por jovens licenciados em áreas como ambiente, desenvolvimento sustentável e economia verde, e tem por objetivo, acima de tudo, travar a ameaça das alterações climáticas. “Procuraremos gerar informação credível e conteúdos que vão ao encontro de diferentes públicos e diferentes instituições, vislumbrando uma alteração de consciências e de práticas pessoais, porque é do somatório dos contributos individuais que podemos contribuir para um futuro melhor”, garante Jorge Martins.

Entre as várias frentes de atividade do projeto, que começou no final de novembro, com a primeira reunião presencial da equipa multidisciplinar, Jorge Martins começa por destacar os agrupamentos de escolas. Junto destes, e dos seus diretores, pretende-se apresentar os objetivos e as intenções do projeto, disponibilizando os seus recursos, para se dar “visibilidade às boas práticas que já existem”, juntos de toda a comunidade escolar.

Também as autarquias da região, estando já a ser estabelecidos contactos com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), bem como com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e a sua estrutura distrital, e as delegações regionais do Instituto Português do Desporto e Juventude são outros dos alvos deste projeto. “Queremos ir ao encontro das associações juvenis, que são hoje muito sensíveis a esta temática. É importante reconhecer o mérito da juventude quando sai para a rua, protestando relativamente a esta temática, mas é também muito importante que possamos suscitar o debate na própria escola e que possamos articular essa intervenção dos jovens com os poderes locais”, diz ainda Jorge Martins.

Durante os 22 meses de execução do projeto, irão ser desenvolvidas várias ações em toda a região Alentejo, sendo que, para além de cinco conferências, sobre a temática das alterações climáticas, está já a ser desenvolvida uma app mobile dos “Guardiões”.  As conferências serão realizadas em diferentes datas e locais, sendo nas mesmas estarão presentes “pensadores do mundo académico, científico, do poder local, do Governo, do mundo empresarial, que possam contribuir positivamente, no domínio das alterações climáticas, e possam alimentar a política de desenvolvimento regional”, remata o gestor do projeto.

Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo: