Portalegre “é um distrito que tem um conjunto de oportunidades”, defende a ministra da agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esteve ontem na empresa Qampo, do Grupo Nabeiro, no âmbito da sua visita ao distrito de Portalegre.

A empresa Qampo dedica-se “à fermentação da azeitona que é entregue pelos produtores, à base de métodos naturais e sem a utilização de químicos”, de acordo com Carlos Madeira, gestor da unidade de negócio da Qampo. “Esta azeitona destina-se quer ao mercado nacional, quer à exportação, sendo que 30 por cento da produção é destinada à exportação, sobretudo na Europa”.

Para Carlos Madeira “é muito importante a região receber estas visitas para que se consiga atrair investimento e desenvolvimento, quer da agricultura, quer da industria ligada à agricultura”.

No final da visita, a ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes, referiu que Portalegre “é um distrito que tem um conjunto de oportunidades, a começar pelo grande investimento que vai ser feito na Barragem do Crato e com o circuito hidroagrícola que lhe está adjacente”.

De acordo com a ministra, uma das principais preocupações apresentadas pelos agricultores prende-se com a questão da rega e de “assegurar a disponibilidade de água, que se assume como um recurso escasso. Nesse sentido, o projeto da Barragem do Pisão vem dar resposta a essas necessidades”.

Também Ricardo Pinheiro, secretário de estado do Planeamento, destacou a construção da Barragem do Pisão como uma infraestrutura “fundamental para a competitividade agrícola do Alto Alentejo”.

José Godinho Calado, diretor regional de agricultura do Alentejo, faz um balanço positivo desta visita que permitiu “conhecer as reais preocupações das pessoas, que se prendem com a necessidade de criar condições para a região crescer e por outro lado dar a conhecer os produtos tradicionais que são produzidos”.

Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, considera que “esta é uma visita importante para o concelho, uma vez que mostra a preocupação de quem governa com a região do Alto Alentejo”. Relativamente à campanha da azeitona do concelho, o autarca refere que “está a correr bem mas a questão da mão-de-obra tem sido a principal preocupação manifestada pelos agricultores”.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou duas queijarias no concelho de Nisa, reuniu com os beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão, no Crato, e terminou o dia em Campo Maior, com visita à empresa Qampo, do Grupo Nabeiro.

Institutoptico Rede de Emergência Alimentar em campanha de Natal

O Institutoptico voltou, este ano, a juntar-se à Rede de Emergência Alimentar. Está a decorrer uma campanha de solidariedade em que por cada compra efetuada em qualquer loja do Institutoptico, será doado um euro em produtos alimentares.

Além disso, os clientes terão também a possibilidade de fazerem uma doação direta, adquirindo uma bola de Natal no valor de um ou dois euros, que serão convertidos em produtos alimentares a entregar aos Bancos Alimentares que integram esta Rede de Emergência.

Denominada “Juntos, vamos ajudar muitas famílias a terem um Natal mais feliz”, a campanha decorre até ao dia 24 de dezembro.

Crianças de Campo Maior vacinadas contra a Covid-19

Está a decorrer este sábado, dia 18 de Dezembro, a vacinação anti-COVID-19 às crianças entre os 10 e os 11 anos. O processo decorre na Estrutura Concelhia de Vacinação de Campo Maior, instalada no Centro Comunitário.

O presidente do município, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha passaram pelo espaço e tiveram oportunidade de agradecer a todos os envolvidos neste dia tão importante no combate à pandemia.

As doutoras palhaças também estiveram presentes, arrancando muitos sorrisos não só às crianças, mas também aos adultos que as acompanhavam.

Motoclube de Alandroal promove passeio para entregar prendas às crianças

O MotorKlub Alandroal organiza amanhã, dia 19 de dezembro, um passeio de Pais Natal motards, pelas localidades do concelho.

No decorrer do passeio, “vai ser feita a entrega de prendas às crianças do concelho. É uma iniciativa do motoclube de Alandroal, que a câmara municipal e as juntas de freguesia apoiam, e que geralmente corre muito bem sendo um momento de alegria para as crianças”, de acordo com o presidente da câmara de Alandroal, João Grilo

O passeio tem início às 9 da manhã, com saída do jardim público de Terena, parando dez minutos em todas as localidades do concelho, e termina às 13.40 horas, na Praça da República de Alandroal.

Portugal regista mais 5062 casos Covid e 12 óbitos

Portugal regista hoje, sábado, dia 18 de dezembro, mais 5062 casos de Covid-19 e 12 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 5016 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 905 doentes internados, menos 38, 147 em unidades de cuidados intensivos.

“O Elvas” viaja este sábado para os Açores

Os seniores de “O Elvas” saíram do Estádio Municipal ao meio-dia, neste sábado, dia 18, a caminho dos Açores, onde defrontam o Rabo de Peixe, no domingo ao meio-dia (hora do continente).

Na comitiva alentejana, Alex, Diogo (ambos castigados) e Kiko Miranda (seguiu outro rumo) são ausências em relação aos titulares de domingo passado em Sintra.

A equipa técnica de Pedro Canário convocou 15 jogadores: dois guarda-redes (David e Pedro Vítor), seis defesas (Canoa, Emerson, Oleg, João Ferreira, Leo e Zeca Sereno), três médios (Carapinha, Matheus e António Conceição) e quatro avançados (João Borges, Luís Dias, Charlisson e Luís Pereira).

A equipa deve chegar ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, cerca das 15 horas, o voo para os Açores é duas horas depois, chegada ao Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, depois das 19 horas, e jantar no hotel às 20 horas.

Para estes sábado e domingo, há previsão de dois dias de chuva na ilha de São Miguel.

Coral Públia Hortênsia de Castro realiza concerto de Natal

O Coral Públia Hortênsia de Castro realiza amanhã, domingo, dia 19, o seu concerto de Natal, às 18 horas, na Igreja do Salvador, em Elvas.

José Velasques, membro fundador do coral, refere que “o espetáculo conta com um reportório de Natal bastante diversificado. Contamos, por exemplo, com o Já é Natal, Linda Noite e o Natal de Elvas”.

O músico refere que o coral precisa de sangue novo, uma vez que “vão aparecendo membros novos mas que acabam por não ficar. Temos a porta aberta a toda a gente porque fazem falta elementos. Eu também já vou tendo vontade de me reformar que já são quase 35 anos a cantar”.

O concerto conta com entrada gratuita e decorre amanhã, às seis da tarde, na Igreja do Salvador, no Largo do Colégio