Idaulina Borrega apresentou o seu livro “Essa Terra que eu amo…Campo Maior”

“Essa Terra que eu amo, Campo Maior” é o nome do livro que foi apresentado esta tarde de domingo, 28 de novembro, da autoria de Idaulina Borrega.

A apresentação baseou-se num espetáculo de revista à portuguesa, começando com uma conversa de café entre a autora e um amigo, de seguida tocaram as castanholas e pandeiretas e ouviram-se as vozes de um grupo que entra para cantar as saias de Campo Maior, fazendo alusão às vivências de Idaulina, no que às Festas do Povo diz respeito.

“Nervosa, mas feliz por ver o meu sonho realizado” foi o sentimento com que Idaulina apresentou este seu livro, onde estão retratas as suas vivências, enquanto campomaiorense. Quem ler o livro, segundo a autora, “fará uma viagem” pelas suas vivências e por outro tempos, “do trabalho, dificuldades”, entre outros, dando a conhecer “aos conterrâneos essas histórias, porque perde-se muita coisa e assim escrito um avô pode ler ao neto, a história de Campo Maior”.

A vereadora no município de Campo Maior, São Silveirinha escreveu o prefácio do livro, tendo em conta “a amizade” que tem com a autora e vê esta apresentação com grande satisfação, “pelo trabalho desenvolvido pela autora, porque nos dá uma visão muito peculiar do que se vivia nos anos 60/70, em Campo Maior”, pelo que este livro, a seu ver, é um “mimo para todos os camponeses, para todos os campomaiorenses”.

O Comendador Rui Nabeiro afirma que Idaulina é uma pessoa de quem muito gosta, e para si “é uma alegria vê-la escrever”. Tendo em conta que o livro fala sobre Campo Maior Rui Nabeiro diz que “quando se fala com o coração, fala-se com tudo, principalmente quando se fala da própria terra”.

A apresentação do livro de Idaulina Borrega decorreu no Centro cultural de Campo Maior.

Elvas sem novos casos Covid este domingo

O concelho de Elvas não regista este domingo, 28 de novembro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos sobe para 13.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.798 casos positivos, 29 óbitos e 1.756 altas.

“O Elvas” perde por 1-0 frente a Pêro Pinheiro

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu esta tarde de domingo, 28 de novembro, por 1-0 frente a Pêro Pinheiro, em jogo da sétima jornada da serie E do campeonato de Portugal.

O golo que ditou a vitória da equipa da casa foi marcado aos 72 minutos, por Tiago Luís.

Os azuis e ouro voltam a entrar em campo no próximo domingo, 12 de novembro frente ao Operário Ideal.

Estremoz quer ter a melhor passagem de ano do Alentejo

Estremoz promete ter uma das melhores passagens de ano do Alentejo. A garantia é dada pelo presidente da Câmara Municipal, José Sádio.

Com o aproximar da quadra festiva de natal, o autarca, mesmo sem adiantar grandes pormenores, revela que, na noite de 31 de dezembro, no parque de feiras da cidade, haverá uma comemoração, com espetáculos “de grande qualidade”, pelo que, apela, desde já, para que a população celebre a entrada em 2022 em Estremoz.

“Vamos ter um grande réveillon em Estremoz e o apela que faço é que todos os alentejanos se preparem para que venham ao parque de feiras Estremoz, no dia 31 à noite, e celebrar a passagem de ano. Fica o convite. Posso garantir que vai ser uma grande surpresa e aquilo que queremos é que Estremoz tenha o réveillon do Alentejo”, assegura.

O próximo mês, na cidade, revela ainda o autarca, será de “muita animação cultural”, com muitas atividades próprias e dedicadas ao natal, para as crianças e famílias.

Portugal com mais 2.897 casos Covid e 12 mortes

Portugal regista este domingo, dia 28 de novembro, mais 2.897 casos de Covid-19 e 12 óbitos, associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 857 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 764 doentes internados, mais 56 que ontem, 104 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.142.8707 casos de infeção, 18.417 mortes e 1.070.573 altas.

Alentejo tem mais 96 casos de Covid-19

O Alentejo regista este domingo, 28 de novembro, 96 novos casos de Covid-19. Por outro lado, na região, hoje, não há registo de óbitos associados à doença.

Na região, desde o início da pandemia, já foram reportados 42.221 casos de infeção 1.061 mortes.

Campo Maior, Elvas e Arronches preocupados com testagem na fronteira espanhola

Portugal vai exigir um teste negativo, para quem cruzar a fronteira terrestre, já a partir do dia 1 de dezembro, tendo em conta as novas medidas anunciadas pelo Governo, para conter a propagação da pandemia.

As fronteiras não serão restabelecidas, mas ao que a Rádio Campo Maior apurou haverá controlos móveis aleatórios relativamente ao cumprimento da obrigação de testagem, remetendo a Resolução do Conselho de Ministros de quinta–feira para o despacho do Ministério de Administração Interna (MAI) que regulará a aplicação destas medidas.

Nas relações transfronteiriças há laços familiares, comerciais, laborais e de lazer que ligam os dois países ibéricos, sendo muito comum haver quem do Alentejo se desloque diariamente à Estremadura espanhola e vice versa, basta dizer que no caso de Elvas e Badajoz, entre estas duas cidades, há apenas 10 kms de distancia.

A necessidade de apresentação de testes não só dificultará este transito transfronteiriço como afeta mais uma vez o comercio, a restauração e a hotelaria das regiões de fronteira.

O presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida, afirmou à Rádio Campo Maior que “estas medidas irão prejudicar a restauração e hotelaria elvense”. Rondão “contesta todas estas medidas” e “apela a todas as entidades que tenham em atenção estas localidades transfronteiriças, cuja economia está muito ligada e gere-se com essa passagem de espanhóis até Portugal”.

No caso de Campo Maior, o presidente da Câmara Luís Rosinha “aguarda a legislação (despacho do MAI), uma vez que o que foi dito pelo senhor ministro da Administração Interna é que poderão ser feitos controlos aleatórios e numa dimensão pedagógica. Teremos que aguardar para ver que efeito terá nos municípios de fronteira. Devemos recordar que recentemente tivemos as fronteiras fechadas”.

Já em Arronches, outro município de fronteira no distrito de Portalegre, João Crespo considera que “esta medida vai condicionar o movimento transfronteiriço e criar alguns obstáculos. Deve ter-se muito cuidado e com ponderação para evitar prejudicar as relações diárias entre os dois lados da fronteira”. O autarca de Arronches reconhece “independentemente de ser justo ou não, estamos num período de pandemia, mas ínsito que deve ser ponderado para não prejudicar quem passa a fronteira com regularidade”.

Na zona raiana, a necessidade de testagem está a criar apreensão nos concelhos portugueses colados a Espanha e que tem intensas relações transfronteiriças.

A Rádio Campo Maior sabe que o despacho do MAI deverá contemplar as exceções ocorridas aquando dos dois restabelecimentos de fronteiras com Espanha, ao nível dos trabalhadores transfronteiriços e dos transportes internacionais de mercadorias, embora quer comerciantes em geral, quer empresários da restauração e hotelaria em particular, nos tenham manifestado bastante apreensão quanto as estas novas medidas.

Museu Militar de Elvas recebe visita do Clube Varadero Crosstourer Portugal

Depois de ontem o Clube Veradero Crosstourer Portugal ter visitado o Centro de Ciência do Café, hoje foi a vez do Museu Militar e Forte da Graça, em Elvas receberem este grupo de amantes do mototurismo.

O clube está a comemorar os seus 21 anos e escolheu estas duas localidades para assinalar este aniversário. João Brízida, presidente do Clube explica que “não houve tempo para visitar mais”, para além destes três locais emblemáticos da cidade.

Quanto à estadia considera que “foi boa”, tendo em conta o que estão habituados, e relembra que com a pandemia este tipo de convívios não têm sido muitos, mas conseguiram ir juntando os membros do clube, em piqueniques, uma vez que não deu para mais”, adianta.

Clube Veradero Crosstourer Portugal escolheu Elvas e Campo Maior para comemorar os 21 anos do clube.

VI Encontro de Minis e padrinhos em Elvas (c/fotos e vídeo)

O sexto encontro de minis e padrinhos teve início esta manhã de domingo, 28 de novembro, em Elvas, com o objetivo de percorrer as várias freguesias do concelho, em carros da marca mini e não só.

Eduardo Cristiano faz parte da iniciativa e explica que se trata de “um encontro não só de amantes de minis, mas também de outras marcas, porque era desagradável ser só para quem tem minis, pelo que é um pequeno convívio, que contempla as freguesias, uma visita ao Museu de Etnografia António Tomás Pires, e um almoço, no Restaurante da cidade”.

O passeio teve início no Rossio de São francisco e percorre as as freguesias do concelho.

Campo Maior tem mais quatro casos Covid e duas altas

O concelho de Campo Maior regista este domingo, 28 de novembro, quatro novos casos de infeção por Covid-19 e também mais duas recuperações da doença, pelo que estão agora 35 casos de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 796 casos positivos, 749 recuperações e 12 óbitos.