No caminho que Évora percorre rumo ao objetivo de Capital Europeia da Cultura 2027, a Meia-Maratona da cidade Património Mundial realiza-se, este ano, no próximo dia 28 (domingo), numa organização da Câmara Municipal de Évora.
A Évora 21.27 – Meia-Maratona inclui uma prova de dez quilómetros e uma caminhada e conta com a Praça de Giraldo como o centro nevrálgico da prova, com os atletas e acompanhantes a poder desfrutar da grande monumentalidade do espaço.
Em termos desportivos, a Évora 21.27 – Meia-Maratona procura também celebrar a classificação do Centro Histórico da Cidade como Património Mundial pela UNESCO (25 de novembro de 1986) e desenrola-se nos primeiros metros pelas principais artérias da histórica urbe, fazendo jus ao estatuto de “uma das meias-maratonas mais bonitas do país”, refere a autarquia eborense. De resto, a Évora 21.27 – Meia-Maratona repete o traçado de outras edições, com os últimos metros pela Rua da República a consagrar e a exigir um derradeiro esforço por parte dos atletas.
Depois de um ano de interregno, a Évora 21.27 – Meia-Maratona reassume o papel de um dos maiores eventos de massas da região, estando prevista uma participação máxima de dois mil atletas, divididos pelas três iniciativas (meia-maratona, dez quilómetros e caminhada).
Para o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a realização da meia-maratona é o sinal claro de que “no nosso concelho queremos retomar, paulatinamente, a normalidade, apesar das circunstâncias. A prática desportiva, aliada à promoção turística, e neste caso à candidatura a Capital Europeia da Cultura, reveste-se de uma extraordinária importância para nós e, como tal, reunidas todas das condições sanitárias, e respeitando as regras emanada pela DGS, decidimos avançar novamente com esta organização”.


O Fórum FICON, Fórum Ibérico da Construção, foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, na FEVAL, em Don Benito, Badajoz.
Luís Carlos Loures tomou posse, na passada terça-feira, dia 2 de novembro, como presidente do Politécnico de Portalegre, sucedendo no cargo a Albano Silva.
Na cerimónia que decorreu no auditório Francisco Tomatas, no Campus Politécnico de Portalegre, foi ainda empossado no cargo de vice-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, o professor Fernando Rebola, que até ao momento exercia o cargo de diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), unidade orgânica do Instituto Politécnico de Portalegre.
A Fehispor – Feira de Espanha e Portugal foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, na IFEBA em Badajoz. A feira que vai na sua edição 31 volta a reunir empresários dos dois lados da fronteira, depois de no ano passado não se ter realizado, devido à pandemia.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 25 e 31 de outubro, quatro indivíduos, todos por condução sob efeito do álcool.
Elvas não regista esta quinta-feira, 4 de novembro, novos casos de Covid-19.
O Alentejo regista esta quinta-feira, 4 de novembro, mais 32 casos de Covid-19.
Portugal regista esta quinta-feira, 4 de novembro, mais 1.382 casos de Covid-19 e quatro óbitos associado à doença.
“Transporte a Pedido”: assim se chama o projeto português que se encontra entre os 25 finalistas candidatos aos prémios RegioStars, organizados, desde 2008, pela Comissão Europeia, e que se vieram a tornar no rótulo da Europa para projetos financiados pela União Europeia.
Após vários dias sem qualquer caso ativo, o concelho de Campo Maior volta esta quinta-feira, 4 de novembro, a registar um caso de infeção por Covid-19.