Concurso História Militar e Juventude decorre até maio

O concurso “História Militar e Juventude”, promovido pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e pela Associação de Professores de História (APH), tem candidaturas abertas até dia 22 de Maio de 2022.

A iniciativa destina-se a crianças e jovens, entre os 10 e 19 anos, que frequentem o 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário (regular e profissional) e tem por objetivo fomentar o gosto pela História Militar de Portugal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os trabalhos vencedores serão selecionados de acordo com o rigor histórico; a relevância das fontes utilizadas e a forma como a informação nelas recolhida é utilizada; a clareza na exposição – o uso correto e adequado da linguagem utilizada; a originalidade do trabalho, e a forma como a conclusão é elaborada, valorizando-se uma reflexão sobre as competências adquiridas.

Para os estudantes poderem participar, com os respetivos tutores, é necessário preencher dois formulários eletrónicos, um de inscrição (entre 5 de outubro de 2021 e 25 de março de 2022) e outro de balanço (entre 16 de maio e 03 de junho de 2022) e que envie os trabalhos escolares finais, via email até 22 de maio de 2022 para  cphistoriamilitar@defesa.pt.

[/shc_shortcode]

Estremadura tem mais 16 casos Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 16 novos casos de Covid-19 e 105 recuperados.

Nas unidades hospitalares estão 23 pessoas internadas, mais quatro em relação à passada sexta-feira, dois em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Membros da Câmara e Assembleia Municipal de Avis já tomaram posse

A cerimónia de instalação dos membros da Câmara e Assembleia Municipal de Avis, para os próximos quatro anos, decorreu no passado sábado, dia 16, no Auditório Municipal “Ary dos Santos”.

Nesta sessão de instalação tomaram posse os cinco eleitos para a Câmara Municipal de Avis, bem como catorze dos quinze elementos da Assembleia Municipal de Avis e, por inerência de funções, os seis Presidentes de Juntas/Uniões de Freguesias do Concelho.

O executivo camarário, presidido por Nuno Paulo Augusto da Silva, será composto por três membros da CDU, contando também com Inês Filipe Pereira da Fonseca e Salomé Nobre Marques Guilhermino, por Rui Miguel Delicado Nunes, eleito pelo PS, e Maria Margarida de Abreu Narciso Pacheco Quental, eleita pelo Grupo de Cidadãos por Avis.

Na sequência da instalação dos novos órgãos autárquicos, realizou-se a primeira sessão da Assembleia Municipal, na qual foram eleitos para a mesa deste órgão Manuel Maria Libério Coelho, na qualidade de Presidente, José António Pereira Grilo, 1.º Secretário, e Carina Isabel Nobre Tobias, 2.º Secretário.

A iniciativa terminou com um beberete servido a todos os presentes.

Elvas regista 20 recuperações da Covid-19

Elvas não regista, nesta segunda-feira, 18 de outubro, novos casos de Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, mais 20 pessoas recuperaram da doença, estando agora 19 casos de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 1764 casos positivos, 29 óbitos e 1716 recuperações.

Candidaturas a bolsas de estudo em Campo Maior até 3 de novembro

A Câmara Municipal de Campo Maior informa os interessados que o prazo de candidaturas às Bolsas de Estudo Municipais foi alargado até ao próximo dia 3 de novembro (quarta-feira). Este prolongamento foi decidido com base na possibilidade de os candidatos poderem apresentar toda a documentação solicitada pelo Código Regulamentar.

Neste ano letivo de 2021/2022, o Município disponibiliza 30 de Bolsas de Estudo como forma de dar continuidade ao apoio prestado aos alunos do concelho. Para mais informações, devem ser contactados os serviços de Ação-Social do Município, através do número 268 680 300.

Portugal regista mais 291 casos Covid e três óbitos

Portugal regista hoje, segunda-feira dia 18 de outubro, mais 291 casos de Covid-19 e três óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 392 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 312 doentes internados, mais 17, 62 em unidades de cuidados intensivos.

Centro Comunitário de Campo Maior reabre espaços de convívio

O Centro Comunitário de Campo Maior vai reabrir os seus ateliers e espaços de tempos livres, frequentados sobretudo pelos seniores da vila.

De recordar que é no centro comunitário que tem estado a decorrer a vacinação contra a Covid-19, no entanto, de acordo com o presidente da câmara, Luís Rosinha, aguardam-se indicações das autoridades de saúde sobre o funcionamento deste centro: “Parece-me que é possível continuarmos a fazer a vacinação, se assim entenderem as entidades de saúde, e garantirmos a abertura dos nossos espaços de informática, costura e culinária, entre outros”.

Para o autarca, “chega a uma hora em que temos que tomar este tipo de decisões. A questão da pandemia continua a ser um fator importante mas não pode ser o mais importante da nossa vida”.

Caso a vacinação contra a gripe e a administração da terceira dose da vacina contra a CXovid-19 passem para os Centros de Saúde, o Centro Comunitário de Campo Maior poderá, dentro em breve, assumir as funções que sempre desempenhou: de convívio e entretenimento para os campomaiorenses.

Junta da Estremadura quer manter voos de serviço público

A Junta da Estremadura pretende prolongar o estatuto de Obrigação de Serviço Público (OSP) para os voos Badajoz – Madrid e Badajoz – Barcelona, com o intuito de manter uma oferta permanente de ligações no aeroporto de Badajoz, o único da comunidade autónoma.

O transporte aéreo está assegurado pela companhia Air Nostrum, que recebeu, entre 2018 e 2021, mais de 10 milhões de euros. O acordo contratual pode ser prolongado mais um ano, mediante o pagamento, por parte da Junta da Estremadura, de 3,5 milhões de euros.

Com a entrada em vigor da Obrigação de Serviço Público, a oferta de rotas no aeroporto de Badajoz duplicou, com 11 voos semanais entre a cidade pacense e Madrid e quatro para Barcelona.