A Mrs Portugal, Carla Velez (na foto), participou no primeiro concurso de beleza a nível internacional, em Tallinn (Estónia)
A jovem, natural de Reguengos de Monsaraz, ficou no Top5 e Portugal em quarto lugar como melhor país europeu.
A FERIAD’IP foi inaugurada esta terça-feira, dia 5, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, onde decorre até quinta-feira, dia 7.
Trata-se de um certame que reúne as principais empresas ligadas à construção civil moderna, baseada na eficiencia energética e no conforto acústico.
A entrada na FERIAD’IP é gratuita mas necesita de inscrição prévia em www.feriadip.com.
Depois da busca domiciliária, realizada na passada sexta-feira, dia 1, em Elvas, a Rádio solicitou, junto da GNR, esclarecimentos sobre o assunto.
Foi-nos referido, através de e-mail, que “a Guarda Nacional Republicana recebeu, no dia 01 de outubro, uma denúncia de abandono e maus-tratos a animais de companhia, numa propriedade, no concelho de Elvas. Na sequência da denúncia foi realizada uma busca domiciliária que permitiu apreender 53 cães e 34 gatos por suspeitas de maus tratos, que foram entregues ao IRA (Intervenção e Resgate animal) que ficaram nomeados fiel depositários.
No local, as diligências foram realizadas em colaboração com várias entidades com competência no bem-estar animal, nomeadamente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o veterinário municipal de Campo Maior.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas, através de auto de notícia.
Acrescenta-se que será agendada, em articulação com o ICNF a realização de uma segunda vistoria/fiscalização ao local”.
O sistema digestivo conta com inúmeros órgãos que têm propriedades específicas, como o estômago e o intestino. Menos conhecida, a vesícula biliar está localizada acima do fígado.
Na edição desta semana do “De Boa Saúde” o médico Pintão Antunes esclarece sobre a importância deste órgão, adiantando que a vesícula se assume “como um reservatório da bílis, que é fundamental na digestão das gorduras que são transportadas e modificadas para serem absorvidas pelo tubo digestivo”.
As pessoas que são operadas à vesícula vivem perfeitamente, porque têm a bílis a segregar o fígado, no entanto, têm que ter “uma alimentação mais regrada, porque a digestão das gorduras se torna mais lenta”.
As funções e importância da vesícula biliar é o tema em destaque esta semana, no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.
A obra de ampliação e remodelação da Unidade de Cuidados Continuados do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, para a implementação da valência de convalescença, decorre a bom ritmo, podendo estar concluída no início do próximo ano.
A diretora da instituição, Isabel Mascarenhas, revela que com esta intervenção, resultante de um investimento de cerca de um milhão de euros, com financiamento do programa Alentejo 2020, e do compromisso estabelecido com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o edifício está a ser aumentado em cerca de 400 metros quadrados de área coberta.
“A intervenção permitirá acomodar os utentes que nos foram atribuídos, na tipologia de convalescença, em 2018”, adianta Isabel Mascarenhas, assegurando que irá ser aumentada “a capacidade efetiva da estrutura” e continuar a ser dada uma ainda melhor resposta às necessidades da rede de Cuidados Continuados.
A diretora do núcleo de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa não tem dúvidas que esta obra vem beneficiar o espaço e potenciar a abertura de mais camas, assim como “a resposta a necessidades que se verifiquem no concelho e na região”.
O objetivo desta futura Unidade de Convalescença é criar melhores condições para a intervenção dirigida a pessoas com perda transitória de autonomia, que necessitam de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente da recuperação de um processo agudo. O período de internamento não poderá ser superior a 30 dias consecutivos.
De recordar que foi a 20 de fevereiro de 2018 que a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Cruz Vermelha Portuguesa assinaram um acordo para 15 lugares de internamento na tipologia de convalescença, a funcionar no Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa em Elvas, inseridos na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.