Associação Musical do Alentejo abre inscrições até outubro

A SONATA – Associação Musical do Alentejo vai iniciar mais um período letivo da sua escola de música, mais concretamente nos polos de Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Évora.

A oferta formativa “difere de polo para polo, sendo que há disciplinas base que são lecionadas nas diferentes escolas, como o piano, órgão, guitarra, violino, viola de arco e flauta transversal, em Borba, Vila Viçosa e Alandroal. Em Évora, é lecionado o piano, guitarra, violino e canto”, de acordo com Paulo Novado, presidente da direção da associação.

“A SONATA foi criada em 2015, por um conjunto de músicos, com o objetivo de possibilitar o ensino da música, na região do Alentejo, algo que normalmente só acontece nas localidades de maior dimensão”, sublinhou.

As inscrições para o próximo ano letivo estão abertas até outubro.

Estremadura espanhola regista 46 novos casos Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 46 novos casos de Covid-19, uma morte e 266 recuperados.

Registaram-se mais dois internamentos e 15 pessoas tiveram alta hospitalar, num total de 47 pessoas hospitalizadas, nove em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Elvas com mais um doente Covid recuperado

Elvas regista esta quarta-feira, 22 de setembro, mais uma recuperação de Covid-19.

Sem registo de novos casos de infeção, nas últimas 24 horas, o concelho tem agora seis casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.709 casos positivos, 1.674 altas e 29 mortes.

Portugal regista mais 891 casos Covid e oito óbitos

Portugal regista hoje, quarta-feira dia 22 de setembro, mais 891 casos de Covid-19 e oito óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1212 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 426 doentes internados, menos 29, 78 em unidades de cuidados intensivos.

Gratidão é tema de workshop da Fábrica do Empreendedor

Gratidão – um gatilho para a realização pessoal é o tema do workshop, promovido pela Fábrica do Empreendedor, no âmbito do ciclo formativo “Desmarca-te”.

A sessão vai decorrer esta quarta-feira, dia 22, entre as 18 e as 19.30 horas.

Este ciclo gratuito de workshops decorre via Zoom e tem como objetivo capacitar os participantes e promover o desenvolvimento das suas competências pessoais, no que respeita à construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto profissional.

Intervenção e reinserção de pessoas com comportamentos aditivos no “Elvas + Solidária”

A intervenção e reinserção de pessoas com comportamentos aditivos é tema abordado esta semana, no programa “Elvas + solidária”, com a assistente social, no Centro de Respostas Integradas (CRI) do Norte Alentejano, Sandra Cortes.

Esta é uma temática “um pouco delicada, uma vez que se trata de “pessoas muito estigmatizadas na comunidade”, e a reinserção com estas pessoas visa a sua “autonomia em busca de uma cidadania plena, ou seja a promoção de competências, para que possam voltar a viver em comunidade e ter algumas respostas nesse sentido”, revela Sandra Cortes.

Depois de todo um processo de tratamento, a vários níveis, avança-se para esta reinserção, no entanto “cada pessoa tem o seu plano individual e ajustado a si, havendo um acompanhamento constante”.

A assistente social no CRI explica que “não há uma forma linear para se trabalhar, havendo flexibilidade para ajustar, de forma sistemática, os objetivos a que estas pessoas se propõem, complementando com o tratamento, uma vez que pode haver uma recaída, pelo que o acompanhamento constante é fundamental”.

Este trabalho, o de reinserção, “é feito em rede, e com respostas, que muitas vezes não são dadas de forma tão rápida quanto se desejaria”. Sandra Cortes afirma que “esta resposta é centrada no indivíduo, mas é um trabalho em rede, com diagnóstico social, levantamento de necessidades e competências e depois começa-se a fazer a articulação”.

Para esta reinserção são trabalhadas várias competências, como as interpessoais de empregabilidade, sendo que a família e os serviços sociais e a comunidade são fundamentais para o sucesso deste processo” . No entanto, “é difícil junto dos serviços, devido ao passado destas pessoas, principalmente em meios pequenos, de demonstrar que estas pessoas querem fazer diferente”.

João Moura Jr só tem “10% de visão no olho direito”, diz o seu apoderado

Foto: Farpas Blogue

O cavaleiro tauromáquico alentejano João Moura Jr (na foto) sofreu um acidente grave enquanto realizava um treino, na passada segunda-feira, na sua herdade em Vila Viçosa.

Rui Bento Vasques, apoderado do cavaleiro monfortense, refere que “lamentavelmente, depois da noite fantástica em Elvas, sofreu uma queda enquanto estava a treinar. A égua teve uma reação estranha, levantou e acabou por cair em cima do cavaleiro. Dentro de um grande azar, tendo em conta as lesões que criou, como a fissura no tornozelo esquerdo, o João sofreu um derrame tremendo no olho, não se sabe se devido a areias ou à crina do cavalo”.

O apoderado refere que o cavaleiro “foi tratado em Badajoz e posteriormente encaminhado para Cáceres para uma clinica da especialidade. Foram feitos diversos exames e limpeza da vista. Ficou apenas com 10 por cento de visibilidade, sendo que os médicos estão confiantes na recuperação total. Era fundamental tourear em Santarém mas agora a prioridade é que o João possa recuperar a visão, sem problema nenhum, e regressar em plenitude”.

Rui Bento Vasques agradece “a preocupação que todos têm tido em relação a João Moura Jr. Ele está estável, dentro da situação, com um desconforto muito grande pelas dores mas vamos ter fé que ele é forte e vai remontar mais um revés”.

Cavaleiro João Moura Jr sofreu lesões ao nível dos membros inferiores, tronco e rosto sobretudo na vista direita, que inspira mais cuidados.

Campo Maior com dois casos ativos de Covid-19

Campo Maior, sem registo hoje, 22 de setembro, de novos casos de Covid-19, reporta a recuperação de mais um doente.

No concelho, há agora dois casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 742 casos positivos, 729 recuperações e 11 óbitos.

Moura Caetano, Palha e Ferrera sexta-feira em Elvas

Os cavaleiros João Moura Caetano e Francisco Palha e o matador António Ferrera enfrentam sexta-feira, dia 24 de setembro, os toiros da ganadaria Varela Crujo, no âmbito da Feira Taurina de São Mateus. Pegam os Forcados Académicos de Elvas e do Aposento da Moita.

A corrida, que decorre no coliseu Comendador Rondão Almeida, está marcada para as 21.30 horas.

As reservas de bilhetes podem ser feitas através do contacto 918 606 401.

Complexo das Piscinas da Fonte Nova em Campo Maior com novas regras

O complexo das Piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior, conta agora com novas regras, relativas à Covid-19, e que devem ser cumpridas pelos seus utilizadores.

Vera Pimenta, da receção do espaço, explica que, logo na entrada, “a área está organizada para evitar a aglomeração de pessoas, conta com álcool gel, termómetros para medir a temperatura e tapetes desinfetantes”. Para frequentar os diversos espaços as pessoas devem “fazer marcação prévia, de forma a haver um maior controlo do número de pessoas que o frequentam, nos diversos espaços, para salas de treino e aulas dirigidas”.

Neste espaço treina também a secção de natação do Sporting Clube Campomaiorense, e neste caso é feita a “identificação dos alunos de cada turma, que passam o cartão”, sendo esta uma forma de saber quantos atletas estiveram, no espaço.

Relativamente aos balneários “estão identificados os cacifos e cabides que podem ser utilizados”.

Todas as pessoas que frequentam as aulas dirigidas e SPA devem “apresentar o certificado digital, de forma a quer a sua ficha de utente, seja atualizada”.

Quanto à piscina, em si, apenas pode nadar “uma pessoa por pista, a não ser que sejam coabitantes, sendo que esta regra se aplica também ao SPA”. Já o uso dos equipamentos “é individual, podendo cada equipamento ser usado por 15 minutos, e no máximo, pode permanecer 60 minutos no SPA, e deve obrigatoriamente ter marcação prévia”.

Vera Pimenta adianta ainda que “todos os espaços e equipamentos são submetidos a limpeza e desinfeção, após a sua utilização, e nas salas de treino há distanciamento entre máquinas”.

Complexo das piscinas das Fonte Nova, em Campo maior, que conta agora, com diversas regras, relativas à Covid-19, a ser cumpridas pelos seus utilizadores.