O início do mês de setembro é sinónimo, para muitos pais, de preparar o regresso dos filhos à escola, com a já habitual compra de materiais escolares.
Agora, e para tornar este regresso às aulas mais verde, a preocupação com a sustentabilidade é diferente de outros tempos, com a sociedade cada vez mais ciente da importância que as decisões de consumo têm para fazer face às alterações climáticas.
Segundo um estudo recente, levado a cabo em Portugal, 60 por cento dos encarregados de educação concordam que é fácil tornar as compras do regresso às aulas mais sustentáveis, com a mesma percentagem a revelar que compra apenas o material escolar necessário. Já 49 por cento optam por reciclar materiais.
A Rádio Campo Maior saiu à rua, para perceber, junto dos ouvintes, pais de crianças e jovens em idade escolar, que cuidados têm na escolha dos artigos escolares e se procuram reutilizar os materiais de outros anos.
Fátima Ouro, por exemplo, garante que os filhos reutilizam os seus materiais “até dar”. Só compra novos quando é mesmo necessário. Já Jorge Sousa revela que, em casa, tem incutido nos filhos os princípios da reciclagem e da reutilização, o que acontece, também, ao nível dos materiais escolares.
Já Fernanda Trindade não esconde que todos os anos compra uma mochila nova para o filho, a seu pedido. Lápis de cor, canetas, marcadores e outros materiais, por outro lado, são sempre reutilizados. Na hora de escolher produtos mais amigos do ambiente, Fernanda Trindade explica que até pode “pensar nisso”, mas que as exigências feitas pelos professores, no início do ano letivo, nem sempre o possibilitam.


A Extremadura regista esta segunda-feira, 13 de setembro, 32 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 6 e 12 de setembro, cinco pessoas em flagrante delito: três por condução sem habilitação legal, uma por condução sob efeito do álcool e outra por furto de metais não preciosos.
À semelhança do que aconteceu ontem, também esta segunda-feira, 13 de setembro, Elvas não regista novos casos de Covid-19.
O Alentejo regista esta segunda-feira, 13 de setembro, mais 29 casos positivos de Covid-19.
Portugal regista hoje, segunda-feira, dia 13 de setembro, mais 458 casos de Covid-19 e cinco óbitos associados à doença. Desde junho que não registavam tão poucos casos novos.
Daniela Bairua (na foto), de 22 anos, é natural de Elvas e licenciada em dança, pela Escola Superior de Dança.
Tendo em vista as eleições autárquicas, de 26 deste mês, e durante a campanha eleitoral, todos os partidos ou movimentos cívicos que se candidatam à Câmara Municipal, têm um tempo de antena na Rádio Campo Maior, para exporem as suas ideias e opções políticas.
De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registou-se a recuperação de um doente Covid no concelho de Campo Maior.
A candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial foi aceite pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e vai ser analisada no decorrer da 16ª sessão do Comité do Património Mundial, a realizar entre 13 e 18 de dezembro, em Colombo, Sri Lanka.