Reutilizar materiais escolares: uma opção que já se vai tornando regra

O início do mês de setembro é sinónimo, para muitos pais, de preparar o regresso dos filhos à escola, com a já habitual compra de materiais escolares.

Agora, e para tornar este regresso às aulas mais verde, a preocupação com a sustentabilidade é diferente de outros tempos, com a sociedade cada vez mais ciente da importância que as decisões de consumo têm para fazer face às alterações climáticas.

Segundo um estudo recente, levado a cabo em Portugal, 60 por cento dos encarregados de educação concordam que é fácil tornar as compras do regresso às aulas mais sustentáveis, com a mesma percentagem a revelar que compra apenas o material escolar necessário. Já 49 por cento optam por reciclar materiais.

A Rádio Campo Maior saiu à rua, para perceber, junto dos ouvintes, pais de crianças e jovens em idade escolar, que cuidados têm na escolha dos artigos escolares e se procuram reutilizar os materiais de outros anos.

Fátima Ouro, por exemplo, garante que os filhos reutilizam os seus materiais “até dar”. Só compra novos quando é mesmo necessário. Já Jorge Sousa revela que, em casa, tem incutido nos filhos os princípios da reciclagem e da reutilização, o que acontece, também, ao nível dos materiais escolares.

Já Fernanda Trindade não esconde que todos os anos compra uma mochila nova para o filho, a seu pedido. Lápis de cor, canetas, marcadores e outros materiais, por outro lado, são sempre reutilizados. Na hora de escolher produtos mais amigos do ambiente, Fernanda Trindade explica que até pode “pensar nisso”, mas que as exigências feitas pelos professores, no início do ano letivo, nem sempre o possibilitam.

Mais 32 casos Covid e dois óbitos na Extremadura

A Extremadura regista esta segunda-feira, 13 de setembro, 32 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos.

Nos hospitais da região encontram-se internados 105 doentes, 12 nos Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 166 doentes foram dados como recuperados da doença, num total de 95.610 altas.

Desde o início da pandemia, na região, já morreram, vítimas de Covid-19, 1.897 pessoas.

Condução sem carta, álcool e furto levam a cinco detenções pela GNR no distrito

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 6 e 12 de setembro, cinco pessoas em flagrante delito: três por condução sem habilitação legal, uma por condução sob efeito do álcool e outra por furto de metais não preciosos.

Durante a semana passada, foram detetadas 188 infrações, no trânsito. Destas, a GNR destaca 48 por excesso de velocidade, 18 por falta ou mau uso de cinto de segurança e sistema de retenção de crianças, nove por manuseamento de telemóvel durante a condução e oito por falta de inspeção periódica obrigatória.

No mesmo período de tempo, a GNR registou 24 acidentes, dos quais resultaram oito feridos leves e quatro graves.

Ao nível da fiscalização, os militares da GNR passaram oito autos de contraordenação, relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Foram ainda realizadas 138 ações de sensibilização no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 174 comerciantes e 107 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 183 idosos.

Elvas sem novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

À semelhança do que aconteceu ontem, também esta segunda-feira, 13 de setembro, Elvas não regista novos casos de Covid-19.

O número de casos ativos de infeção continua nos 27, num total de 1704 registados, no concelho, desde o início da pandemia.

Em Elvas, já recuperaram da doença 1648 pessoas e morreram 29.

Alentejo regista mais 29 casos de Covid-19

O Alentejo regista esta segunda-feira, 13 de setembro, mais 29 casos positivos de Covid-19.

Por outro lado, nas últimas 24 horas, não foram registadas vítimas mortais devido à doença, na região.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 38.118 casos de infeção e 1.012 mortes.

 

Portugal tem 458 novos casos Covid e cinco óbitos

Portugal regista hoje, segunda-feira, dia 13 de setembro, mais 458 casos de Covid-19 e cinco óbitos associados à doença. Desde junho que não registavam tão poucos casos novos.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 907 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 586 doentes internados, mais 17, 119 em unidades de cuidados intensivos (menos um).

Elvense Daniela Bairua é jovem promessa no mundo da dança

Daniela Bairua (na foto), de 22 anos, é natural de Elvas e licenciada em dança, pela Escola Superior de Dança.

Daniela Bairua estreou-se no Festival A Salto, no passado fim-de-semana, com o espetáculo ”Roncador”, da companhia Raiz di Polon. Sobre esta oportunidade, a bailarina explica que surgiu através da “Cátia Terrinca que me disse que gostava muito que eu participasse e parece-me que esta colaboração com o coreógrafo ainda vai dar frutos”.

A jovem pretende, no futuro, explorar “a parte da criação artística e continuar a estudar, uma vez que estou inscrita no mestrado em criação coregráfica e práticas profissionais”.

Daniela Bairua terminou recentemente a licenciatura em dança, pela Escola Superior de Dança e estreou-se no passado fim-de-semana no Festival A Salto.

Autárquicas 2021: tempos de antena na Rádio Campo Maior às 7 e 19.30 horas

Tendo em vista as eleições autárquicas, de 26 deste mês, e durante a campanha eleitoral, todos os partidos ou movimentos cívicos que se candidatam à Câmara Municipal, têm um tempo de antena na Rádio Campo Maior, para exporem as suas ideias e opções políticas.

Todos os candidatos têm o tempo de antena, que lhes foi atribuído, pelo tribunal de acordo com a lei eleitoral, para que haja oportunidade de igualdade entre todos os candidatos.

Os tempos de antena vão ser transmitidos aqui na Rádio Campo Maior, a partir de amanhã, terça-feira, dia 14, até 24 deste mês. Poderá ouvi-los todos os dias, às 7 horas e às 19.30 horas.

Uma pessoa recuperou de Covid-19 em Campo Maior

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registou-se a recuperação de um doente Covid no concelho de Campo Maior.

711 dos 741 casos confirmados já estão curados, existindo hoje 19 casos ativos no concelho.

João Muacho e as Festas do Povo: “o sonho está mesmo ao virar da esquina”

A candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial foi aceite pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e vai ser analisada no decorrer da 16ª sessão do Comité do Património Mundial, a realizar entre 13 e 18 de dezembro, em Colombo, Sri Lanka.

“O sonho está mesmo ao virar da esquina”, afirma João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, revelando que este anúncio “é um motivo de extremo orgulho para Campo Maior e para os campomaiorenses”.

“Esta arte efémera de trabalhar o papel, como tão bem os campomaiorenses fazem, pode ser e vai ser, certamente reconhecido já no final deste ano, no Sri Lanka”, adianta o presidente. Sendo para si, esta uma forma de “reconhecer o trabalho que é feito ao logo de décadas, bem como o trabalho da Associação das Festas do Povo, do município e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo que deram corpo a esta candidatura e, felizmente está a chegar a bom termo”.