Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires com vídeo promocional

O município de Elvas lançou, recentemente um vídeo promocional do mais recente museu da cidade: o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires.

O vídeo promocional pode ser visto aqui.

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, António Tomás Pires funciona de terça-feira à tarde até domingo, encerrado à segunda e terça-feira de manhã para manutenção e limpeza do espaço.

No período da manhã, o museu pode ser visitado entre as 10 e as 13 horas e à tarde entre as 15 e as 18 horas.

Extremadura com mais 254 casos Covid e dois óbitos

A Extremadura regista esta terça-feira, 31 de agosto, 254 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos.

Nas últimas 24 horas, 294 doentes foram dados como recuperados da doença, num total de 92.000 altas.

Encontram-se, à data de hoje, 140 pessoas hospitalizadas na região, 16 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, na Extremadura, a Covid-19 já matou 1.852 pessoas.

Mais dois doentes Covid recuperados em Elvas

Elvas regista esta terça-feira, dia 31 de agosto, dois novos casos de recuperação de Covid-19.

Sem novos casos de infeção, nas últimas 24 horas, o concelho tem, agora, 33 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1679 casos confirmados de infeção, 1617 recuperações e 29 vítimas mortais.

Évora e Mourão recebem primeira Conferência Internacional de Astroturismo

A primeira Conferência Internacional de Astroturismo realiza-se entre 8 e 11 de setembro, em Évora e Mourão, num evento organizado pela Fundação Starlight e pela Associação Dark Sky, em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CDEHUS) da Universidade de Évora.

Esta primeira conferência conta ainda com a participação da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e o apoio de diversos parceiros.

A associação Dark Sky, criada em 2007, situada no Alqueva, local onde será realizada a conferência, é o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo. Esta associação passou também a ser o primeiro destino turístico transfronteiriço deste género, fazendo parte dele dez concelhos portugueses e 13 municípios espanhóis numa área de quase dez mil metros quadrados em torno da albufeira do Alqueva.

Este é um evento que irá contribuir para o aumento da procura deste tipo de turismo, na região do Alentejo, tanto pela presença de vários participantes e oradores, como também pelos projetos, ações e iniciativas que surgirão após a conferência.

O primeiro deste evento, vai ser dedicado aos “Destinos Starlight, Monitores e Guias”, uma troca de experiências e debate sobre temas associados ao desenvolvimento e implementação de destinos e certificados pela Fundação Starlight, entidade sem fins lucrativos.

Nos dias 9 e 10 de setembro, está marcada a conferência principal, que conta com um painel internacional de oradores, onde serão debatidos temas essenciais para o desenvolvimento de destinos de astroturismo, no Auditório do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora. Nesta conferência Internacional está incluída a visita ao Observatório Oficial Dark Sky Alqueva, na Aldeia da Cumeada, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Também na sexta-feiram dia 10, será feita a entrega de Prémios Starlight 2020, nas categorias de Iluminação Inteligente e Inovação, Astroturismo e Desenvolvimento Empresarial Ligado à Protecção do Céu, Educação e Divulgação da Astronomia e Melhor Alojamento Starlight. Apesar de, nesta edição, não existirem vencedores nacionais, o Dark sky já foi premiado pela Fundação Starlight, em 2019.

Este evento termina no domingo, dia 11, com uma visita guiada pela cidade de Évora e a Starlight Party Alqueva, que irá decorrer no Castelo de Mourão, com várias atividades ligadas ao tema da conferência.

São vários os oradores convidados, entre eles destacam-se nomes como Andy Howell, líder do grupo de supernovas no Observatório Las Cubres e professor adjunto do departamento de física da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos da América e Susana Malón, astrónoma e divulgadora científica, especialista no campo da poluição luminosa. Do painel fazem também parte oradores nacionais, Miguel Claro (astrofotografia), Raul Lima (combate à poluição luminosa), Pedro Russo e João Retrê (divulgação em ciência), Áurea Rodrigues (pioneira na investigação em astroturismo) e Fábio Silva (arqueoastronomia).

Mais 82 casos de Covid-19 identificados no Alentejo

O Alentejo regista esta terça-feira, 31 de agosto, 82 novos casos de Covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Desde março do ano passado, na região, foram identificados 37.257 casos de infeção e 1.006 óbitos.

Portugal regista mais 1.908 casos Covid e 13 óbitos

Portugal regista esta terça-feira, 31 de agosto, mais 1.908 casos de Covid-19 e 13 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 3.389 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 677 doentes internados, menos 28 que ontem, 136 em unidades de cuidados intensivos (menos 13).

Existem agora 44.087 casos ativos da infeção em Portugal, menos 1.494 que ontem.

Desde o início da pandemia, morreram 17.743 pessoas com Covid-19, em Portugal, e foram identificados 1.037.927 casos de infeção. Da doença, já recuperaram 976.097 doentes.

Saiba o que é o cobro no programa De Boa Saúde desta semana

O cobro ou herpes-zóster é uma doença infeciosa que só se manifesta em pessoas que já tenham tido varicela. O vírus da varicela fica adormecido e é reativado mais tarde, normalmente em pessoas mais velhas, ainda que também possa afetar crianças.

O médico Pintão Antunes explica que “o herpes manifesta-se de forma cutânea, através de umas vesículas que rebentam e dão origem a uma crosta. Este vírus pode ser simples ou mias extenso que já se chama herpes-zóster. Quem se lembra das varicelas recorda que inicialmente o corpo fica vermelho, de seguida forma-se a bolha de água que fica com crosta. A crosta cai ao fim de cerca de duas semanas e a pessoa fica curada. O problema é que o cobro é mais agressivo”.

Antigamente o tratamento era feito à base de um óleo que atrasava o aparecimento das crostas. Hoje em dia, como refere o médico, “já existem anti virais capazes de combater este vírus na fase inicial”.

O cobro ou herpes-zóster é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Situação epidemiológica de Campo Maior sem alterações

Campo Maior não regista esta terça-feira, 31 de agosto, qualquer alteração, face ao dia de ontem, na situação epidemiológica, mantendo-se com 31 casos ativos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 723 casos positivos de infeção, dos quais 681 já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Inscrições abertas até quarta-feira para as modalidades do SC Campomaiorense

Já se encontram abertas as inscrições para a época 2021/2022, do Sporting Clube Campomaiorense, para as diversas modalidades do clube.

Ginástica, judo, natação e futebol sãos as modalidades existentes no clube, e para as quais as inscrições devem ser feitas até ao dia 1 de setembro, como revela Luís Maia, do Sporting Clube Campomaiorense. “As inscrições estão a feitas de forma antecipada para que não se aglomerem as pessoas, na fase final do prazo”.

Este prazo de inscrição destina-se ao período competitivo, uma vez que o clube “aceita inscrições para treinos, ao longo de todo o ano, mas para o período competitivo convém inscreverem-se até 1 de setembro, para os seguros estarem preparados, serem enviados para a Associação de Futebol de Portalegre e assim se poder iniciar a competição”.

Luís Maia apela às crianças que se inscrevam no clube, e adianta que no ato da inscrição “as crianças ou jovens devem estar acompanhadas de um adulto, para assinar a documentação necessária, devendo estar munido do seu cartão de cidadão e da criança, que experimenta desde logo o equipamento e tira uma fotografia, pelo que este processo é bastante simples está concluído em 20 minutos”, refere Luís Maia.

Relativamente às inscrições, é ambição “ter mais atletas que no ano passado, que em função da pandemia teve menos crianças e jovens a frequentar os treinos, também devido ao facto de terem pessoas de risco em casa”. Já na segunda fase da abertura da época, no ano passado, e como adianta Luís Maia, “quando foi necessário o teste à covid, muitos atletas, principalmente os mais pequenos, não foram aos treinos, porque não queriam fazê-lo”. Para esta época não há ainda normativas da DGS, e não se sabe se será necessário fazer ou não o teste à Covid-19.

As inscrições para as diversas modalidades do Sporting Clube Campomaiorense estão abertas até dia 1 de setembro e podem ser feitas na secretaria do clube de saúde das 10 horas às 13 horas e das 16 às 19 horas.