“A Estranha Viagem do Senhor Tonet” este fim de semana no Jardim municipal de Campo Maior

“A Estranha Viagem do Senhor Tonet” é uma das iniciativas que decorre este fim de semana, sábado e domingo, no jardim municipal de Campo Maior.

Trata-se de uma iniciativa dedicada aos mais novos, e como explica a vereadora no município, Vanda Alegria, “recria histórias, usando objetos reciclados em madeira, onde são construídos diversos jogos que estarão espalhados pelo jardim e vão permitir às crianças descobrir pedaços da história do Senhor Tonet, a personagem principal”. “Cada jogo decorre dentro de uma caixa, onde existe uma personagem e cada personagem é uma história para descobrir, revela.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Cultura em Rede”, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

“A Estranha Viagem do Sr. Tonet” pode ser visitada e apreciada pelos mais novos entre as 9 e as 11 horas e as 17 e as 20 horas.

Festival Periferias apresenta filmes em aldeias históricas

O Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara tem início hoje e decorre até dia 20 deste mês, apostando num modelo de itinerância pelas aldeias e lugares históricos da raia luso-espanhola.

Na apresentação do festival, que decorreu em Cáceres, Luís Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão, refere que “este é o festival com mais projeção no concelho d que dá bastante destaque à vila, não só em Portugal como também em Espanha”.

A Secretária Geral da Cultura, Miriam García, destacou a singularidade do Festival que “faz da periferia o epicentro” e que “democratiza a cultura indo de encontro aos cidadãos”. Salientou ainda que com a Periferia se valorizam os elementos culturais e naturais da região, como a Reserva Internacional da Biosfera do Tejo-Tejo e destacou “o bom momento que o cinema vive na Estremadura”.

Alberto Piris, alcaide de Valência de Alcântara, deu como exemplo da união e aproximação de dois territórios a projeção que terá lugar a 15 de Agosto, “A Alma de um ciclista” de Nuno Tavares. Um filme que pode ser visto em La Fontañera, “onde colocamos as cadeiras em Portugal e o ecrã em Espanha”.

Por fim, a diretora do Festival, Paula Duque, indicou que o objetivo do Festival foi alcançado. “Torna visível o papel que a cultura pode desempenhar no mundo rural, nas políticas de Desenvolvimento Territorial e Demográfico e nas políticas de Sustentabilidade Ambiental e Transição Ecológica onde o mundo rural é fundamental para a recuperação dos ecossistemas”.

A par da mostra de filmes, tal como tem vindo a acontecer nas edições anteriores, o Festival engloba exposições, palestras e espetáculos musicais.

Mais 2.598 casos de Covid-19 e 12 óbitos em Portugal

Portugal regista esta sexta-feira, 13 de agosto, mais 2.598 casos de Covid-19 e 12 óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, foram reportados, no país, mais 2.538 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 732 doentes internados, menos 22 que ontem, 162 em unidades de cuidados intensivos (menos sete).

Desde março do ano passado, morreram 17.537 pessoas, vítimas de Covid-19, em Portugal, foram identificados 998.547 casos de infeção e 936.555 recuperações.

Governo declara situação de alerta de incêndio em 14 distritos

O Governo declarou esta sexta-feira, situação de alerta em 14 distritos de Portugal continental, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio.

Esta situação de alerta tem início hoje às 12 horas e prolonga-se até segunda-feira.

A declaração surge na sequência da determinação, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do estado de Alerta Especial de nível laranja para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

Esta declaração surge da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio previsto pelo IPMA, na maioria dos concelhos do continente nos próximos dias.

A declaração da situação de alerta implica a elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas.

Situação epidemiológica de Campo Maior sem alterações

Campo Maior não regista esta sexta-feira, 13 de agosto, novos casos de Covid-19, nem altas, pelo que se mantém com quatro casos de infeção ativos.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 678 casos positivos de Covid-19, dos quais 663 já recuperaram da doença. Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Concelho de Campo Maior com cerca de 60% da população vacinada

Foto arquivo

O concelho de Campo Maior conta já com cerca de 60% da população vacinada, pelo que o processo de vacinação decorre dentro daquilo que era expectável.

Uma informação avançada pelo presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, que revela que “a estrutura de vacinação concelhia está funcionar muito bem, temos uma equipa entre técnicos de saúde, bombeiros voluntários e funcionários da Câmara que têm sido excedíveis, no trabalho desenvolvido”, aproveitando para agradecer a todos os profissionais “pelo esforço e dedicação que levou a que praticamente 60% dos campomaiorenses, com idade superior a 18 anos, estejam vacinados, uma percentagem que tem aumentado, em relação ao total da população”.

João Muacho adianta ainda que este fim de semana, em Campo Maior terá início já vacinação dos jovens entre os 16 os 18 anos.

O presidente da Câmara de Campo Maior aproveita ainda para desejar “rápidas melhoras àqueles que estão ainda infetados com a Covid-19, que recuperem rapidamente e regressem à sua atividade profissional e convívio com os seus familiares diretos.

Concelho de Campo Maior que conta já com 60% da população vacinada, e este fim de semana começam a ser vacinados os jovens entre os 16 e os 18 anos de idade na Estrutura concelhia de vacinação instalada no Centro Comunitário da vila.