Estremadura espanhola regista 63 novos casos de Covid-19

CovidA Estremadura espanhola regista, esta quarta-feira, 16 de junho, mais 63 casos de Covid-19 e nenhuma vítima mortal associada à doença.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.766 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 67 doentes, num total de 75.400 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 19 pessoas, duas em Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas regista uma recuperação de Covid-19

ElvasPracaRepublicaO concelho de Elvas não regista esta quarta-feira, dia 16 de junho, novos casos de infeção por Covid-19. Regista, por outro lado, uma recuperação, tendo agora três casos ativos.

Dos 1383 casos já registados, 1352 recuperaram e 28 pessoas morreram.

Alentejo regista 30 novos casos de Covid-19

covid19-RCMO Alentejo regista esta quarta-feira, dia 16 de junho, 30 novos casos de Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Nas últimas 24 horas, na região, não se registaram mortes associadas à doença.

Desde o início da pandemia, no Alentejo, foram registados 30.500 casos de Covid-19 e 971 óbitos.

Mais 1.350 casos Covid e seis óbitos em Portugal

covid19-2-RCMPortugal regista esta quarta-feira, 16 d junho, mais 1.350 casos de Covid-19 e seis óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 589 casos de recuperação.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, com 629 novos infetados, é a área do país com mais novas notificações, com 69% do total de diagnósticos.

Em todo o território nacional, há 351 doentes internados, mais cinco do que ontem, e 83 em unidades de cuidados intensivos (mais quatro).

Desde o início da pandemia, morreram 17.055 pessoas com a doença em Portugal e foram identificados 860.395 casos de infeção. Ao todo há 817.092 doentes recuperados da doença em território nacional, desde março do ano passado.

Alienação parental no Elvas Mais Solidária desta semana

Viviana JesusA alienação parental é um conjunto de comportamentos praticados pelo progenitor considerado alienador, com o objectivo de criar uma relação de carácter exclusivo entre ele e a criança de forma a excluir para sempre o outro progenitor da vida do filho.

No entanto, esta situação “não é exclusiva de pai ou mãe. Pode haver também a intervenção de outros familiares ou amigos próximos de uma das partes. Este processo surge da dificuldade dos progenitores em resolver os problemas entre si e usam a criança como arremesso, o que não é o mais correto”, referiu-nos Viviana Jesus (na foto), psicóloga no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

O progenitor alienador toma algumas medidas que prejudicam o contacto entre a criança e o outro progenitor: “por exemplo, não passam aos filhos o telefonema, organizam atividades quando o outro progenitor tem o fim de semana por conta dele, não partilham informações relacionadas com o acompanhamento que a criança recebe ou atividades extra curriculares que desenvolvem”.

O processo de alienação parental acarreta efeitos devastadores para o equilíbrio emocional da criança manipulada cuja inocência é destruída pela ideia subjacente de que não é digna de ser amada por ambos os pais.

A alienação parental é o tema do programa desta semana Elvas Mais Solidária, com Viviana Jesus, psicóloga no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Badajoz: Feira Taurina de São João apresentada em Lisboa

FeiraTaurinaBadajozA Feira Taurina de São João, em Badajoz, que acolhe duas corridas, a 24 e 26 de junho, foi apresentada esta quarta-feira, dia 16, em Lisboa.

Na sessão estiveram presentes o toureiro Juanito, que irá enfrentar, no dia 24, os touros da Ganadaria de Zalduendo, juntamente com os espanhóis Antonio Ferrera e Morante de la Puebla, e o seu apoderado, o maestro Víctor Mendes.

O toureiro português comentou que esta corrida, em Badajoz, é uma “oportunidade única”, pois integra um cartel de luxo. Para além disso, assegura que sente a praça de touros de Badajoz como sua, sendo um local onde entra desde criança.

Campo Maior mantém um caso ativo de Covid-19

Campo Maior EstatuaCampo Maior não regista esta quarta-feira, 16 de junho, novos casos de Covid-19.

No concelho, há, ao dia de hoje, um único caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 655 casos de Covid-19, dos quais 643 já estão curados. Da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

Maiores de 12 anos vacinados no início do próximo ano letivo em Espanha

VacinaCovidA Comissão de Saúde Pública espanhola, reunida, ontem, 15 de junho, com técnicos do Governo e das Comunidades Autónomas, aprovou os novos grupos de vacinação, que já atingem os maiores de 12 anos, cuja inoculação, em princípio, ocorrerá no início do próximo ano letivo.

Os novos grupos aprovados, para vacinação, são formados por pessoas dos 30 aos 39 anos, dos 20 aos 29 anos e dos 12 aos 19.

A inoculação da franja da população dos 40 aos 49 segue, por esta altura, a bom ritmo. Na semana passada, foram inoculadas mais de 3,2 milhões de doses, sendo que 45,3% da população de Espanha já recebeu a primeira dose da vacina.   

Orçamento Participativo: propostas entregues até dia 30

Orçamento-participativo Está a decorrer, até dia 30 deste mês, a fase de submissão de propostas no âmbito do Orçamento Participativo de Elvas.

O Orçamento Participativo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas que pretende aprofundar a recolha de contributos dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal.

Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas, refere que “esta iniciativa se destina não só aos elvenses como a quem reside na cidade, como é o caso dos estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas”. De recordar que, “a câmara de Elvas disponibiliza 25 mil euros para as propostas vencedoras”.

Ao orçamento participativo apenas podem concorrer pessoas singulares, nas seguintes áreas: ecologia, ambiente e energia; solidariedade e coesão social; desporto e lazer; cultura, ciência e património; trânsito, mobilidade, acessibilidade e segurança rodoviária e turismo, comércio e promoção económica.

As candidaturas podem ser entregues através da plataforma ou nas juntas de freguesia do concelho. A proposta ou as propostas vencedoras serão incluídas no Orçamento da Câmara Municipal para 2022 e executada no próximo ano.

Bruno Borrega quer apresentar plano eleitoral adaptado às necessidades dos campomaiorenses

candidato chega campo maior Bruno Borrega é o candidato pelo Chega à Câmara Municipal de Campo Maior, nas eleições autárquicas, deste ano.

Aos microfones da Rádio ELVAS afirma que é objetivo “mudar a dinâmica que existe, apostando num programa eleitoral que promova indústria e revitalize parte histórica da vila”, cuidando das pessoas mais idosas do concelho”. Também considera que o parque modelar, que será construído, não é uma necessidade atual da vila, considerando que “há outras necessidades mais prioritária”, acreditando que “um dos pilares forte é a zona industrial” e afirma que “é mais importante desenvolver essa zona que o parque modelar”.

O candidato refere a Plataforma Logística, em Badajoz, dizendo que “acho que era uma aposta de futuro, e pouco ou nada está a ser feito”.

Bruno Borrega adianta ainda que o programa eleitoral ainda está a ser elaborado, “não está ainda nada definido, nem nada em concreto, mas estamos a trabalhar nas ideias base, com ajuda dos campomaiorenses, perguntando o que gostariam de melhorar”. O objetivo passa, revela, por ”apresentar um plano verdadeiro, que não se baseie em promessas e que se adapte as necessidades dos campomaiorenses”.

O candidato afirma que é uma “pessoa séria, com caráter e de trabalho”, sendo com isso que os campomaiorenses podem contar.

Bruno Borrega, que é candidato pelo Chega, à Câmara de Campo Maior. Para já, a listas dos restantes elementos ainda foi divulgada, mas o candidato adiantou que irá haver candidatos para a Câmara, Assembleia, e pelo menos duas juntas de freguesia, sendo objetivo candidatar às três.