((Em atualização) A partir desta segunda-feira, 6 de junho, quem viajar de Portugal para Espanha por via terrestre terá de apresentar um teste negativo à covid-19, o certificado de vacinação ou uma prova de que está recuperado da doença, algo que até agora só era exigido a quem chegasse ao Pais vizinho por via marítima ou área.
Espanha exige teste à covid-19 ou certificado de vacinação para entrar
O Hotel “O Cante” abre a 15 de junho em Évora
A cidade de Évora vai contar com uma nova unidade hoteleira de quatro estrelas: o hotel “O Cante”, que deverá abrir portas no dia 15 deste mês e resulta de um investimento de cerca de cinco milhões de euros.
O Hotel “O Cante” dispõe de 50 quartos distribuídos pelas categorias de classic, deluxe, studio com kitchnette e suites. Além disso conta com um restaurante/bar e um lobby bar, um spa, uma piscina um pool bar e uma sala de reuniões.
Estremadura espanhola com mais 22 casos de Covid-19
A Estremadura espanhola regista, esta segunda-feira, dia 7 de junho, mais 22 casos de Covid-19 e, não há vítimas mortais, associadas à doença, a lamentar.
Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.766 pessoas.
Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 74 doentes, num total de 74.903 recuperações.
Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 27 pessoas, sete em Unidades de Cuidados Intensivos.
Elvas sem novos casos de Covid-19
O concelho de Elvas não regista esta segunda-feira, dia 7 de junho, novos casos de Covid-19, mantendo-se com três casos ativos de infeção.
Desde o início da pandemia foram registados, em Elvas, 1380 casos de infeção, dos quais 1349 já recuperaram da doença.
No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.
Alandroal prepara candidatura à Rede de Estações Náuticas de Portugal
O município de Alandroal está a preparar a sua candidatura à Rede de Estações Náuticas de Portugal, com o objetivo de estruturar e promover a sua oferta de turismo náutico.
O município prevê inscrever na rede a “Estação Náutica do Alandroal” com três polos, correspondentes às Áreas Recreativas e de Lazer de Juromenha, Águas Frias (Rosário) e Azenhas D ́El Rei (Montejuntos), todas no perímetro de Alqueva.
O polo correspondente a Montejuntos será a primeiro que o município prevê integrar na rede, uma vez que já se encontra em execução a praia fluvial e o ancoradouro, num investimento de cerca de 700 mil euros, financiado em 300 mil euros pelo Turismo de Portugal. O município tem em desenvolvimento os projetos técnicos do Centro Náutico de Juromenha e da Área Recreativa com Praia Fluvial das Águas Frias e espera vir a obter financiamentos para a concretização de ambos.
A entidade certificadora, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, reconhecida pelo Estado Português como dinamizadora do Cluster do Mar, lançou o processo de certificação em março de 2018 e neste momento são 26 as estações certificadas de norte a sul do país, do litoral ao interior, e várias em processo de candidatura.
Para João Grilo, o presidente da autarquia, “é muito importante pertencer a esta rede para nos ajudar a estruturar a oferta de desportos e lazer ligados à água, desenvolver a oferta complementar, envolver parceiros privados e beneficiar da experiência e boas práticas de outros locais”. O autarca salienta que “subjacente está também a importância de envolver a comunidade educativa e a comunidade local nas dinâmicas que os mais de 40 quilómetros de margem de Alqueva, antigo curso do rio Guadiana, podem proporcionar, uma vez exploradas.”
Alentejo regista mais 13 casos de Covid-19
Mais 388 casos Covid e duas mortes em Portugal
Portugal regista esta segunda-feira, dia 7, 388 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes associadas à doença, de acordo com o boletim epidemiológico de hoje, divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
Nas últimas 24 horas, 277 pessoas recuperaram da doença, havendo, ao dia de hoje, 291 doentes internados (mais 26 que ontem), 59 em unidades de Cuidados Intensivos (mais sete que ontem).
Encontram-se agora 23.824 casos de infeção ativos no país, mais 109 que ontem.
Desde de março do ano passado, foram identificados, em Portugal, 853.034 casos confirmados de infeção e registadas 17.036 vítimas mortais e 812.174 recuperações.
Semana da Ciência e Ambiente no Centro Educativo Alice Nabeiro
As temáticas da Ciência e do meio ambiente estão em destaque desde o passado sábado, dia 5, até à próxima sexta-feira, dia 11, no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. A iniciativa do CEAN acontece em colaboração com diversos agentes locais e parceiros do programa Eco-Escolas.
Do programa desta semana de eventos fazem parte a visita da veterinária municipal, Maria Toscano, apresentações de projetos e desafios, visitas à Horta das Sensações em parceria com o Sporting Clube Campomaiorense e uma caminhada para alunos e familiares na Herdade dos Adaens.
Por estes dias a maquete “Arca do Património” irá percorrer as diferentes salas e grupos do Centro Educativo Alice Nabeiro, proporcionando a todos os alunos uma experiência interativa sobre o património campomaiorense.
Todas as ações desta Semana da Ciência e Ambiente no CEAN seguem as normas Covid-19 em vigor.
Campo Maior mantém situação epidemiológica
O concelho Campo Maior não regista esta segunda-feira, dia 7, novos casos de Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos de infeção.
Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.
Monumentos de Elvas com visitas guiadas especiais
O Forte da Graça e o Forte de Santa Luzia vão receber, durante o verão, visitas guiadas especiais e teatralizadas, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.
As visitas guiadas especiais já temos vindo a fazer e são visitas que duram, cerca de três ou quatro horas, ou seja, percorremos todo o forte e com uma explicação ainda mais pormenorizada”, referiu-nos Rui Jesuino, técnico superior e responsável pelo Turismo e pelo Património da cidade.
No que diz respeito às visitas teatralizadas. “elas resultam de uma parceria com a ARKUS e vão contar com alguns momentos de teatro que acho que vão agradar aos participantes”.
As visitas guiadas especiais e teatralizadas carecem de inscrição prévia.