O Posto de Enfermagem de Campo Maior tem novo horário a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de junho. Os serviços de fisioterapia mantêm o horário habitual, informa o município de Campo Maior.
Assim o posto de enfermagem passa a funcionar de segunda a sexta-feira das 17.30 às 20 horas e aos sábados das 9 às 11.30 horas.
Posto de Enfermagem em Campo Maior com novo horário
Estremadura espanhola com registo de mais 63 casos Covid
A Estremadura espanhola regista, este sábado, 5 de junho, mais 63 casos de Covid-19 e, não há vítimas mortais, associadas à doença, a lamentar.
Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.766 pessoas.
Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 32 doentes, num total de 74.786 recuperações.
Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 23 pessoas, seis em Unidades de Cuidados Intensivos.
Elvas sem novos casos Covid este sábado
O concelho de Elvas não regista este sábado, dia 5 de junho, novos casos de Covid-19, mantendo-se com três casos ativos de infeção.
Desde o início da pandemia foram registados, em Elvas, 1380 casos de infeção, dos quais 1349 já recuperaram da doença.
No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.
Tiago Carlos ordenado diácono este domingo em Vila Viçosa
O elvense Tiago Carlos, membro da Fraternidade Leiga de São Domingos e seminarista do 6º ano do Seminário Maior de Évora, é ordenado diácono, amanhã, domingo, dia 6 de junho, pelas 17 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.
Este é um mais passo, que Tiago Carlos garante ser “muito significativo” nesta sua caminhada, que tem feito, desde os 15 anos, que terá como objetivo final chegar a padre. “Vou ser ordenado diácono, que é um passo antes de ser padre e que representa um ministério da igreja ligado ao sacramento da Ordem, um ministério ligado ao serviço da Igreja e dos pobres”, revela.
Tiago Carlos garante que esta é sua vocação, ainda que, em criança, não pensasse em vir a ser padre. “Nunca foi algo que me tivesse passado pela cabeça, mas quando estava no sétimo ano, conheci um sacerdote da Arquidiocese de Évora, e numa conversa muito casual, em Fátima, perguntou-me se eu não gostaria de fazer um encontro com jovens, que era o chamado pré-seminário. Eu disse-lhe que sim, mas que não queria ser padre”, recorda.
A verdade é que, com o passar do tempo, e ao longo desses encontros de jovens, decidiu ingressar no seminário. “Penso que o Senhor me chame a ser padre e a servir a igreja”, acrescenta.
O jovem garante ainda que não sabe se virá a celebrar algumas eucaristias em Elvas, até porque quem faz as nomeações dos padres é o arcebispo de Évora, mas lembra que “ninguém é profeta na sua terra”.
Quanto à experiência nas paróquias de Montemor-o-Novo, onde tem vindo a estagiar, Tiago Carlos garante que tem sido muito gratificante, pois tem vindo a entender como poderá vir a ser a sua vida enquanto padre.
Tiago Carlos, depois de fazer o percurso de dois anos no Pré-Seminário, foi admitido em 2009 no Seminário Menor de São José de Vila Viçosa, fazendo o 10º, 11º e 12º anos de escolaridade na Escola Secundária de Vila Viçosa.
Em 2012 ingressou no Seminário de São José de Faro, onde frequentou o ano propedêutico. Em 2013 ingressou no Seminário Maio de Évora para iniciar o percurso formativo de Teleologia no Instituto Superior de Teologia de Évora, tendo frequentado dois anos, saindo em 2015 a fim de fazer por dois anos um discernimento vocacional, tendo regressado ao Seminário em 2017.
Em 22 de fevereiro de 2019 foi admitido às Ordens Sacras na Capela do Seminário Maior de Évora. A 8 de dezembro de 2019 foi instituído leitor na Catedral de Évora e a 4 de outubro de 2020 foi instituído acólito na Igreja de São Francisco de Évora. Todos estes passos foram conferidos por D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora.
Cinco novos casos de Covid-19 identificados no Alentejo
O Alentejo regista este sábado, 5 de junho, cinco novos casos positivos de Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Nas últimas 24 horas, não foram registados óbitos, na região, associados à doença.
Desde o início da pandemia, no Alentejo foram identificados 30.257 casos de infeção e registadas 971 mortes.
Mais 573 casos Covid e três óbitos em Portugal
Portugal regista este sábado, 5 de junho, mais 573 casos confirmados de Covid-19, num dia com três mortes atribuídas à doença.
Nas últimas 24 horas, 681 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, havendo, ao dia de hoje, 265 internadas, 51 delas em Unidades de Cuidados Intensivos.
O número de casos ativos no país baixou em 111, face ao dia de ontem, havendo agora 23.362.
Desde março do ano passado, em Portugal, foram registados 852.034 casos positivos de infeção, 17.032 mortes e 811.640 recuperações.
Miguel Azevedo faz sucesso com novos temas originais
Com o lançamento de três primeiros temas originais, Miguel Azevedo, natural de Mora e uma presença constante nas semanas académicas e receções ao caloiro um pouco de todo o país, é agora conhecido do grande público.
Para além de uma participação assídua em programas de televisão, a música “Fazer Contigo” integra a banda sonora da novela “Festa é Festa”, da TVI.
O artista, em entrevista à Rádio Nova Antena, garante que este foi um salto gigante na sua carreira, com o oficializar do seu trabalho e a edição do primeiro álbum. “É um salto quase de um prédio de vinte andares”, garante, recordando os anos de estrada que leva até aqui.
Com estes novos temas, lançado a 5 de fevereiro, o trabalho de Miguel Azevedo alcançou uma outra visibilidade, o que, para si, é “um orgulho”. “É sinal que o trabalho está bem feito e que apostei no sítio certo”, garante.
Miguel Azevedo não esconde que sempre sonhou com este momento, até porque há muitos anos que tem vindo a trabalhar no sentido de fazer chegar a sua música o mais longe possível. A pandemia, obrigando-o a parar, permitiu-lhe avançar com a gravação destes novos temas originais, que contam com a colaboração da dupla Némanus.
Lágrimas de felicidade, confessa Miguel Azevedo, caíram-lhe pelo rosto: primeiro, quando a editora lhe revelou que um dos seus temas iria integrar a banda sonora de “Festa é Festa e depois quando a ouviu pela primeira vez numa cena da novela.
“Fazer Contigo”, “Rainha do Tik Tok” e “Zuka Zuka” são os três primeiros temas originais de Miguel Azevedo, editados pela País Real.
Campo Maior permanece sem casos ativos de Covid-19 este sábado
O concelho Campo Maior não regista este sábado, dia 5 de junho, novos casos de Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos de infeção.
Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.
GNR comemora Dia Mundial do Ambiente
Hoje, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente, a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), “a sua preocupação nesta matéria de extrema relevância”.
O SEPNA constitui-se como polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o território nacional integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas, promovendo diariamente diversas ações que contribuem para um planeta mais limpo, consciente que a biodiversidade, seja uma espécie ou todo um ecossistema, é absolutamente vital para a saúde e o bem-estar dos seres humanos.
A Guarda desenvolve diariamente um vasto conjunto de atividades visando um aumento das suas respostas e capacidades operacionais tendo em vista o cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à proteção da natureza e do ambiente, bem como proteger e conservar o património natural e prevenir e investigar os respetivos ilícitos referentes ao ordenamento do território.
De referir ainda que a GNR, através do SEPNA e da cooperação com as diversas entidades públicas e privadas, zela pela prevenção da contaminação do meio natural, através da vigilância e controlo das atividades potencialmente degradantes e da verificação dos níveis de contaminação, de poluição e de despejo de resíduos, promovendo a investigação e repressão dos respetivos ilícitos.
Também a proteção da floresta é uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, na salvaguarda do património de Portugal e dos portugueses.
A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.
Espetáculo de dança “Femmes” esta noite de sábado em Campo Maior
“Femmes” é o nome do espetáculo que decorre este sábado, no Centro Cultural de Campo Maior, às 21 horas.
Vanda Alegria, vereadora na Câmara de Campo maior explica que se trata de um espetáculo de Maria Lama, em que a dança e o tetro se unem para mostrar a realidade do universo feminino, que brinca com símbolos e ideais pré concebidos, associados às mulheres”.
Os bilhetes para o espetáculo de dança “Femmes” encontram-se à venda à venda no Centro Cultural e no Posto de Turismo de Campo Maior.
No espetáculo é obrigatório o uso de máscara ou viseira no interior do Centro Cultural. A lotação da sala foi adaptada segundo as regras das DGS. Todos os lugares estão separados por uma cadeira vazia, independentemente de os espetadores serem ou não coabitante