Estremadura espanhola tem mais 76 casos de Covid-19

Praça Alta BadajozUm morto e 76 novos casos de infeção é o balanço diário das entidades de saúde da Estremadura espanhola, no que diz respeito À Covid-19.

As autoridades de saúde registam esta terça-feira, dia 25, 37 pessoas internadas, 12 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 31; Mérida, 27; Cáceres, 7; Llerena – Zafra, 6; Plasencia, 3; Don Benito, 1; Navalmoral de la Mata, 1 e Coria não regista novos casos de infeção.

Electrão recolheu mais resíduos durante a pandemia

electraoO Electrão – Associação de Gestão de Resíduos recolheu mais embalagens, pilhas portáveis e equipamentos eléctricos usados durante a pandemia apesar de todos os constrangimentos.

“Registámos um crescimento de 19 por cento na retoma das embalagens, de 22 por cento nas pilhas portáveis e de seis por cento nos equipamentos eléctricos usados”, revelou o Director-Geral Adjunto do Electrão, Ricardo Furtado.

Ricardo Furtado acredita que haverá um antes e um depois da pandemia no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. “No Electrão estamos convencidos disso mesmo. É uma necessidade que todos interiorizámos porque todos acabámos por sofrer, no dia a dia, algum tipo de consequências desta pandemia”, sublinhou.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A directiva que impõe o fim da obsolescência programada, para garantir o prolongamento da vida de equipamentos eléctricos, por exemplo, é uma das medidas que assegura o aumento da sustentabilidade neste sector, a par de outras, como a redução do consumo de água e proibição de utilização de substâncias perigosas.

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 6000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.

[/shc_shortcode]

Alentejo regista 20 novos casos em 24 horas

covid19-2-RCMA região Alentejo regista hoje, terça-feira, dia 25, mais 20 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30 103 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal tem mais 375 infetados e 669 recuperados

CovidMedicaPortugal registou, nas últimas 24 horas, 375 novos casos de infeção, três óbitos e a recuperação de 669 doentes.

Esta terça-feira, dia 25, 237 doentes estão internados (-2), 52 (-5) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.021 mortes, 845.840 casos de infeção e 806.648 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nova ala de psiquiatria do Materno Infantil de Badajoz quase terminada

Hospital Materno Infantil BadajozA nova unidade de psiquiatria do Hospital Materno Infantil de Badajoz está quase terminada.

Instalada no quinto piso do hospital, a unidade dispõe de oito quartos para tratamento de jovens, até aos 14 anos, que não possam ser atendidos em ambulatório. Além dos quartos, o piso conta com dois gabinetes de consulta, uma sala de tratamento e uma zona de enfermaria, numa área total de 270 metros quadrados e que resulta de um investimento de cerca de 400 mil euros.

Os pacientes desta unidade vão contar com mais de uma dezena de profissionais de saúde, entre eles um psiquiatra especializado em saúde mental infantil, um psicólogo, uma equipa de oito enfermeiros e pessoal destinado ao apoio educativo das crianças internadas.

De recordar que o Hospital Materno Infantil vai contar com uma requalificação de cerca de 15 milhões de euros, incluídos na proposta para os fundos Next Generation.

GNR regista 15 acidentes de viação entre 17 e 23 de maio

GNRO Comando Territorial de Portalegre da GNR, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 17 a 23 de maio, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Das referidas operações resultaram seis detidos em flagrante: duas por furto; duas por condução sob influência do álcool; e uma por condução sem habilitação legal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No âmbito da fiscalização rodoviária, detetaram-se 109 infrações das quais se destacam sete por falta de inspeção periódica obrigatória; seis por falta de seguro e quatro por deficiência nos pneumáticos.

No mesmo período, ocorreram 15 acidentes dos quais resultaram um ferido grave e sete feridos leves.

A força de elaborou efetuou cinco autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente; 158 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 562 idosos; 63 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 386 pessoas da comunidade escolar e 61 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 120 comerciantes.

[/shc_shortcode]

Importância das dádivas de sangue no “De Boa Saúde”

DrPintaoCarlosFalcato.jpg O Instituto Português do Sangue e da Transplantação tem vindo a alertar para o facto de nos meses de janeiro e fevereiro as dádivas de sangue terem diminuído, e a apelar para que as pessoas doem sangue.

A pandemia e o confinamento poderão estar a contribuir para a decisão de os dadores não se deslocaram aos centros para doar sangue, no entanto, no “De Boa Saúde” desta semana o médico Pintão Antunes considera que “a pandemia é compatível com as doações de sangue, uma vez que o vírus não se transmite pelo sangue”, pelo que considera “fundamental que as pessoas continuem a doar sangue. Caso não existam dadores de sangue, mais tarde há uma calamidade, uma vez que sem sangue a pessoa morre”.

Pintão Antunes apela ainda aos dadores para que continuem a doar sangue, uma vez que as instituições de saúde criam todas as condições necessárias, no que à covid-19 diz respeito, para essa dádiva.

A diminuição de dádivas de sangue são o tema desta semana do “De Boa Saúde”, para ouvir às 19.30 horas, na emissão.

20 por cento da população estremenha já está vacinada

VacinaCovidMais de 20 por cento da população da Estremadura espanhola, mais concretamente 216.911 pessoas, já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Com este número, pode-se afirmar que um em cada cinco estremenhos já está imunizado contra o coronavírus.

Se olharmos para a faixa etária dos adultos, a percentagem sobe para os 25 por cento.