Roteiro regiano Passos Régio apresentado este sábado em Portalegre

dia da cidade portalegre O Roteiro regiano Passos Régio, em Portalegre, vai ser apresentado este sábado, dia 22, às 18 horas.
A apresentação vai ser feita pelo autor do roteiro, António Martinó, no Centro de Congressos da Câmara de Portalegre.
Esta apresentação do roteiro regiano Passos Régio insere-se nas comemorações do dia da cidade de Portalegre que se assinalam até domingo, dia 23.

Elvas tem mais um caso de Covid-19

Castelo ElvasO concelho de Elvas tem hoje mais um caso de infeção por Covid-19, o que faz subir para sete o número de casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1376 casos de infeção, sendo que sete estão ativos, 1341 já recuperaram e 28 pessoas faleceram.

Delta é a marca preferida dos portugueses

deltaA Delta é a marca preferida dos portugueses, pelo terceiro ano consecutivo, num total de 118 marcas em 23 categorias que compõem o ranking global Marktest Reputation Index (MRI) 2021, um estudo conduzido pela Marktest em parceria com o jornal Expresso (foto ao lado).

Com um índice de 85,04, empresa de Campo Maior, ficou à frente da Olá (83,84) e da Compal (83,32) também da categoria Produtos Alimentares.

Rui Miguel Nabeiro, administrador do grupo Nabeiro-Delta Cafés, disse ao Expresso que não tem dúvidas que os 60 anos de história contribuí­ram “para o sucesso de hoje”.

No ranking de marca em Portugal, oito das principais marcas são do setor alimentar (Nestlé é a 4ª com 82,39), onde consta a Mimosa, a Milka e os azeites Oliveira da Serra e Gallo, havendo apenas a Mercedes (quinta na lista) e a Samsung no televisores, sem destaque por exemplo nos telemóveis, tablets ou outros equipamentos tecnológicos.

Aires Mateus desenvolve Plano de Intervenção de Terena (Alandroal)

MAM Terena 1O município de Alandroal convidou o arquiteto Manuel Aires Mateus para liderar uma equipa multidisciplinar para o desenvolvimento de um Plano de Intervenção de reabilitação e valorização do património da vila histórica de Terena.
O plano procura ser um primeiro contributo para a valorização faseada de todo a zona histórica e sua envolvente, tendo como epicentro a recuperação do castelo de Terena e do edifício da antiga Misericórdia, a criação de um novo museu e pode vir a incluir outros espaços de natureza pública do centro histórico da vila.
O novo museu será o espaço privilegiado para o contacto com toda a riqueza histórica e cultural do concelho, com vista para o Monte de S. Miguel da Mota e destaque para o espólio ligado ao culto romano ao deus Endovélico, associado àquele local.
Este projeto resulta da prioridade que representa para o município a criação de um espaço museológico de referência no concelho, a necessidade de intervir no castelo, agora que se aproxima a data da transferência da sua posse do Estado para o município e a importância de iniciar um processo de valorização de uma das mais atrativas vilas novas medievais do país, um dos três centros históricos do concelho do Alandroal, além de Juromenha e da própria sede de concelho.
Para João Grilo, o presidente da autarquia, que espera poder apresentar este trabalho em Julho próximo, “valorizar três centros históricos ao mesmo tempo, dois deles sem qualquer investimento relevante em décadas, é um desafio gigantesco para a nossa escala, mas uma prioridade obrigatória e evidente. Com o processo de Juromenha claramente encaminhado pela reabilitação da fortaleza e integração de um projeto REVIVE, chegou a hora de planear para Terena a reabilitação que a coloque no lugar que merece.”
São parceiros privilegiados deste processo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Museu Nacional de Arqueologia e a CCDR Alentejo, sendo expectativa da autarquia conseguir alavancar as intervenções a definir nos fundos do próximo quadro comunitário de apoio.

Portugal tem mais 559 infetados e três óbitos

VacinaCovidPortugal registou, nas últimas 24 horas, 559 novos casos de infeção, três óbito e a recuperação de 462 doentes.

Esta sexta-feira, dia 21, 207 doentes estão internados (-1), 55 (-3) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.017 mortes, 844.288 casos de infeção e 804.984 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Estremadura espanhola vai receber 11 menores desacompanhados de Ceuta

Foto: El Periodico Extremadura
Foto: El Periodico Extremadura
A Estremadura espanhola vai acolher 11 menores desacompanhados de Ceuta. São crianças que chegam a Ceuta sem pais, nem adultos que possam ficar com eles a seu cargo, e que estão em Centros de Acolhimento, a partir daqui passaram pelos Centros da Junta da Extremadura, que irá assumir a sua tutela.

“Não é caridade nem solidariedade, isto é governar, diz José María Vergeles, ministro da Saúde e dos Serviços Socias da junta da Extremadura, adiantando ainda que “temos que interiorizar que Espanha é a fronteira sul, da Europa, e há uma questão: isto não é um problema de Ceuta, Andaluzia ou Murcia, é um problema de Estado, da Europa”.

Vergeles informou ainda que os menores que serão acolhidos na Estremadura espanhola não são aqueles que acabam de chegar a Ceuta, mas que a medida é realizada para socorrer os centros desta cidade autónoma. Assim, desta forma, 200 crianças e adolescentes desacompanhados, que já formam parte do sistema de proteção da cidade de Ceuta serão distribuídos por outros territórios, para aliviar espaço e recursos.

DECO esclarece sobre reembolso no caso de reagendamento de evento

Maria Inês AlvarengaO prolongamento da pandemia de covid-19 levou a que espetáculos agendados para 2020 já tenham sofrido dois adiamentos, estando agora marcados para 2022.

“Os consumidores que já tinham o seu bilhete, podem pedir a devolução do preço do bilhete, no período de 14 dias após a data prevista para a realização concerto este ano”, como explica Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO.

“Quem, face ao primeiro adiamento, tenha optado pela emissão de um vale com data de validade até 31 de dezembro de 2021, tem direito a solicitar o reembolso no prazo de 14 dias úteis após o término de validade do vale”, sublinhou a jurista. O consumidor tem direito a ser reembolsado de todos os montantes despendidos: custo do bilhete, comissões, taxas e outros encargos.

Não havendo pedido de reembolso nos prazos referidos, considera-se que o portador do bilhete ou do vale aceita o reagendamento do espetáculo ou do festival, sem poder mais tarde exigir o reembolso do respetivo valor.

Para já, não estão proibidos os festivais em 2021. No entanto, a sua realização, em recintos cobertos ou ao ar livre, terá de obedecer às orientações da Direção-Geral da Saúde face à evolução da pandemia.

A devolução do preço de um bilhete, comprado em 2020, para um espetáculo adiado devido à pandemia, é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

Campo Maior JardimDe acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior não registou alterações da situação epidemiológica no que à Covid-19 diz respeito.

Esta sexta-feira, dia 21, Campo Maior mantém seis casos ativos, sendo que dos 649 casos confirmados, 632 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

Cavaleiros portugueses já estão em Itália

Cavaleiros POrtugueses em ItáliaOs cavaleiros portugueses Leonor Moreira, Rui Lanternas, João Maria Moura e Pedro Godinho já estão em Pisa, para representar a Seleção Nacional.

O Campeonato do Mundo decorre hoje e amanhã, dias 21 e 22 deste mês.