Câmara de Monforte promove atividades desportivas

A Câmara Municipal de Monforte desenvolve, todas as semanas, um conjunto de atividades desportivas no Pavilhão Municipal.

O treino funcional acontece às quartas-feiras, a partir das 18.30 horas. Terças e quintas-feiras, à mesma hora, há totalbody workout e às sextas-feiras, marcha e corrida.

As atividades são realizadas de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde e carecem de inscrição no cartão de desportista ou aquisição de entrada diária.

Para mais informações, os interessados devem contactar a secretaria da Câmara Municipal de Monforte.

Estremadura espanhola com mais 84 casos Covid e uma morte

Covid19 A Estremadura espanhola regista, esta quarta-feira, dia 19, mais 84 casos de Covid-19 e uma vítima mortal.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1762 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 93 doentes, num total de 73.642 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 45 pessoas, 12 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Coligação Uma Nova Atitude apresenta candidatos à Câmara de Redondo

apresentacao candidatos MontemorA coligação Uma Nova Atitude (PPD/PSD.CDS-PP) apresenta este sábado, dia 22, os candidatos à Câmara de Redondo, às 11.30 horas, na Praça da República em Redondo.

A apresentação terá a participação do vice presidente do PSD, Salvador Malheiro; do presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos e da presidente da Comissão Política Distrital de Évora do PSD, Sónia Ramos.

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço, seguindo as regras da DGS à data do evento.

Carlos Pinto de Sá recandidata-se à Câmara Municipal de Évora

CarlosPintoSaO atual presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, recandida-se ao cargo, nas eleições autárquicas deste ano, pela CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV).

O ato público de apresentação da candidatura de Carlos Pinto de Sá será na próxima terça-feira, dia 25 de maio, pelas 18 horas, no Jardim das Canas, junto ao Teatro Garcia de Resende, em Évora. Participa nesta iniciativa o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Nascido a 10 de janeiro de 1958, em Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá é bacharel em Ciências Sociais, mestre em Economia e professor assistente do Departamento de Economia da Universidade de Évora, com publicações em domínios como a organização da atividade económica e o emprego, a organização e o financiamento do Poder Local e a regionalização.

Carlos Pintos de Sá é membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, assim como do Conselho Nacional da Água, da Direcção da Organização Regional de Évora e da Comissão Concelhia de Évora do PCP. É ainda presidente da Comissão Distrital de Protecção Civil, do Conselho Intermunicipal da CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central).

Um novo caso de Covid-19 identificado em Elvas

ForteDaGracaElvasElvas regista esta quarta-feira, 19 de maio, um novo caso de Covid-19. Há agora seis casos ativos de infeção no concelho.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1375 casos, dos quais 1341 recuperaram da doença.

Vítimas do novo coronavírus, morreram, em Elvas, 28 pessoas.

Delta Cafés e Nãm Urban Farm aumentam produção de cogumelos a partir da borra do café

NAM Urban FarmA Delta Cafés e a Start Up Nãm pretendem duplicar o número de clientes em Lisboa, até ao final do ano, aumentando a capacidade de produção de cogumelos na Nãm Urban Farm produzidos a partir da borra do café.

Atualmente com uma capacidade de produção mensal de uma tonelada de cogumelos (equivalente a três toneladas de borra de café), a Nãm Urban Farm passará, a partir de julho, a ter uma capacidade instalada que lhe permitirá produzir, mensalmente, quatro toneladas de cogumelos (correspondente a 12 toneladas de borra de café), com o objetivo de dar resposta ao aumento exponencial da procura de cogumelos Nãm que já são comercializados para cerca de 100 restaurantes na cidade de Lisboa e, também, ao consumidor final que os pode adquirir diretamente na Nãm.

De portas abertas em Marvila, Lisboa, há cerca de seis meses, a Nãm Urban Farm é um dos projetos que integram a estratégia de sustentabilidade e boas práticas ambientais da Delta Cafés. Neste espaço, aberto a qualquer visitante, é dada uma nova vida à borra do café para a produção sustentável e consciente de cogumelos que, posteriormente são vendidos à restauração, completando um círculo perfeito.

Neste local em Marvila, onde existe ainda uma horta biológica, nasce também um novo espaço de lazer, um social club, dirigido a todos aqueles que querem desfrutar de um ambiente descontraído, de uma refeição leve e onde podem degustar os cogumelos ou, simplesmente, saborear um café Delta.

Em plena cidade de Lisboa cresce um negócio inspirado num ciclo perfeito da natureza sem produzir qualquer desperdício. É esta a premissa da Nãm Urban Farm: utilizar um recurso em fim de vida para dar origem a um alimento novo.

O anúncio do aumento da capacidade de produção de cogumelos foi feito à margem da inauguração oficial da primeira quinta urbana em Lisboa – a Nãm Urban Farm – e contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Para Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés “A Nãm é um projeto vencedor e que está a criar valor à comunidade, conciliando a economia com a ecologia, que é o maior desafio do nosso tempo. É a prova de que é possível reduzir o impacto ambiental e maximizar o impacto social positivo, assente numa produção eco-eficiente e no desenvolvimento de projetos sustentáveis.”

Para Natan Jacquemin, “A boa recetividade da Nãm revela que os cidadãos estão cada vez mais conscientes de que é imperativo construir um futuro mais sustentável e a nossa intenção é crescer no território nacional, através da implementação de quintas urbanas locais.”

A par da comercialização de cogumelos, a Nãm Urban Farm organiza visitas ao espaço como forma de partilhar a paixão pela economia circular, pela agricultura urbana, por um café de excelência e boa comida local. O social club funciona de quarta-feira a sábado, das 14 horas às 19 horas, na R. Amorim 11, em Lisboa.

Extensão de Monforte da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem nova sede

DSC_0004A Extensão de Monforte do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) viveu, no passado dia 14, um dia particularmente gratificante, ao receber a chave da sala cedida pelo Município de Monforte destinada à instalação da sua nova sede, depois de ter sido descerrada a placa alusiva.

Para além de quatro voluntárias dinamizadoras da Extensão de Monforte do Grupo de Apoio de Portalegre da LPCC, nomeadamente Ana Junceiro (coordenadora da Extensão), Anabela Pinheiro, Dina Pereira e Lina Chapa, do presidente do Município, Gonçalo Lagem, do Vice-Presidente e da vereadora do seu executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, estiveram presentes no ato a Coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre da LPCC, Cristina Bruno, o presidente e a Mandatária do Núcleo Regional do Sul da LPCC, respetivamente, Francisco Cavaleiro Ferreira e Cristina Gonçalves Ferreira, e o Coordenador dos Grupos de Apoio do Núcleo Regional do Sul da LPCC, Luís Roma.

Nas suas intervenções, Luís Roma e Cristina Bruno foram perentórios em afirmar que os principais alicerces da Extensão assentam na dedicação das seis voluntárias responsáveis pelo seu funcionamento (às quatro já mencionadas, juntam-se mais duas, Diana Coelho e Jesuína Raimundo) e na cooperação que o Município tem prestado de diferentes formas à equipa.

Gonçalo Lagem elogiou o trabalho desenvolvido pelas voluntárias de Monforte e afirmou que a melhor maneira de retribuir e valorizar esse mérito será através do reforço das relações existentes entre a autarquia e a Extensão, envolvendo, ainda, os demais organismos locais cujas competências poderão constituir um precioso contributo para a prossecução de determinados objetivos.

Alentejo com mais dez casos de Covid-19

Covid19 A região Alentejo regista, hoje, quarta-feira, dia 19, mais dez casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30.004 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mais 511 novos casos Covid e dois óbitos em Portugal

covid19-2-RCMPortugal regista esta quarta-feira, 19 de maio, 511 novos casos de Covid-19 e dois óbitos. Nas últimas 24 horas, registaram-se também 417 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há, ao dia de hoje, 211 doentes internados (menos 22 do que ontem), 56 em unidades de cuidados intensivos (menos dez).

Lisboa e Vale do Tejo, com 250 novos casos, é a área do país com mais novas notificações. Existem agora 22.089 casos ativos da infeção em Portugal, mais 92 que ontem.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 17.013 mortes associadas à Covid-19 e 843.278 casos de infeção. Ao todo há já 804.176 doentes recuperados da doença em território nacional.

Campo Maior sem novos casos Covid

DSC_2239 O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 19, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que mantém seis casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados, em Campo Maior 649 casos de infeção, dos quais 632 recuperaram e onze pessoas perderam a vida, devido à infeção pelo novo coronavírus.