Município de Reguengos de Monsaraz lança Call for Artists

Centro Náutico de Monsaraz-Praia fluvial de Monsaraz (6)O Município de Reguengos de Monsaraz lançou uma Call for Artists para o concurso ARCHI’Nature 2021, que tem como objetivo a criação de uma instalação artística no Centro Náutico de Monsaraz, junto ao Lago Alqueva. Podem candidatar-se arquitetos, arquitetos paisagistas, artistas, profissionais das artes, associações artísticas e estudantes de arquitetura, belas artes, design, artes aplicadas, desenho urbano e paisagismo, sozinhos ou em equipa.

As candidaturas terão de ser efetuadas no site da autarquia (www.cm-reguengos-monsaraz.pt) até 30 de maio, segue-se a análise pelo júri do concurso e a divulgação do projeto vencedor no dia 7 de junho, que receberá um prémio de 1.500 euros. Os projetos vão ser avaliados pelo enquadramento no local, estética e materiais utilizados, estando prevista a inauguração da instalação artística vencedora entre os dias 18 e 22 de agosto.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este concurso faz parte da iniciativa ARCHI’Nature, integrada no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia. Durante dois anos, de março de 2021 a fevereiro de 2023, vão ser criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, promovendo uma dinâmica cultural que vai envolver a comunidade escolar e os cidadãos.

Esta iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias, através de uma aproximação participativa que inclua a valorização da riqueza ambiental. Para além do Lago Alqueva, integram este projeto os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França).

[/shc_shortcode]

Estremadura espanhola regista 23 novos casos de infeção

Mérida
Mérida

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 23 novos casos de infeção por Covid-19, o número mais baixo das últimas dez semanas, não havendo registo de vítimas mortais, pelo terceiro dia consecutivo.

As autoridades de saúde registam esta segunda-feira, dia 17, 54 pessoas internadas, 13 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Mérida (na foto), 7; Llerena – Zafra,6; Badajoz, 5; Plasencia, 2; Don Benito, 2; Cáceres, 1; Navalmoral de la Mata, 1 e Coria não regista novos caso de infeção.

Elvas regista mais dois casos de Covid-19

Elvas Rua da CadeiaO concelho de Elvas tem hoje mais dois casos de infeção por Covid-19, o que faz subir para sete o número de casos ativos.

Ao dia de hoje, segunda-feira, dia 17, o concelho de Elvas registou 1374 casos, sendo que 1339 já recuperaram e 28 pessoas morreram.

Feira da Beleza, moda e Cosmética em Badajoz termina esta segunda-feira

DSC_4051A edição especial da Feira de Beleza, moda e cosmética termina hoje, segunda-feira, dia 17, na IFEBA, em Badajoz. Tratou-se de uma edição destinada apenas aos profissionais destes setores.

Blanca Subirán, concejala Delegada da IFEBA, em declarações à Rádio ELVAS afirma que foi com “muito entusiasmo e nervosismo que voltaram a abrir as portas da IFEBA, e ao mesmo tempo com responsabilidade, por tentar manter a segurança de todos”, no que à Covid-19 diz respeito. Abrir a atividade na IFEBA é também tentar continuar a “ser um motor económico, que as empresas cresçam connosco e sobretudo que este ponto de união entre Espanha e Portugal, simbolize a união que nunca se perderá nem com a pandemia”.

Blanca Subirán mantém a esperança de que “no próximo ano este certame possa já ser realizado com a presença de público”.

DSC_4044

Laura Manuel é designer de moda e apresentou nesta edição do certame um vídeo em que aliou moda, beleza e cosmética, com o objetivo “de mostrar a essência da estremadura partindo das tradições, algo que se encontra refletido nos desenhos dos profissionais e e em tudo o que fazem de forma artesanal”. Para Laura, esta edição da feira “está muito interessante e a criatividade é um ponto de encontro para estes profissionais”, revelando que foi na IFEBA, na Feira de Beleza, Moda e Cosmética que se lançou no mundo da moda, tendo mesmo ganho o prémio jovens designers.

Edição especial da Feira da Moda e Cosmética que termina hoje na IFEBA em Badajoz, um certame dedicado a profissionais destes setores, e que contou com cerca de 400 inscrições.

PSP detém jovem em Alter do Chão por burla através de MBWay

DetidoAlterChaoPSPDinheiroO Comando Distrital da PSPS de Portalegre deteve, na tarde de ontem, 16 de maio, um homem com 17 anos, residente no concelho de Alter do Chão, pela prática do crime de burla, praticado através de MBWay.

A PSP teve conhecimento do ilícito através da vítima, residente no distrito de Vila Real e procedeu à detenção do suspeito em flagrante delito, junto a uma caixa ATM da cidade de Portalegre.

No momento da detenção, foi-lhe apreendido o telemóvel e 400 euros em numerário, importância que já havia sido levantada da conta da vítima.

O detido, após ser constituído arguido e prestado Termo de Identidade e Residência foi libertado, continuando a investigação a seguir os seus trâmites legais.

Cinco novos casos de Covid-19 identificados no Alentejo

covid19-RCMO Alentejo regista esta segunda-feira, dia 17 de maio, cinco novos casos de Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Nas últimas 24 horas, não foram registados óbitos associados à doença, na região.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 29.982 casos de infeção e 971 óbitos.

Portugal regista 199 novos casos e dois óbitos

CovidMedicaPortugal registou, nas últimas 24 horas, 199 novos casos de infeção, dois óbitos e a recuperação de 291 doentes.

Esta segunda-feira, dia 17, 246 doentes estão internados (+1), 72 (-4) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.009 mortes, 842.381 casos de infeção e 803.191 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Insolvências aumentam 44% nos primeiros quatro meses de 2021

InsolvenciasFace aos primeiros quatro meses de 2020, as insolvências em Portugal tiveram um aumento global de 44%, entre janeiro e abril deste ano. Nestes quatro meses, registou-se um total de 2.045 insolvências, “motivado em grande parte pelo encerramento de processos”, de acordo com nota de imprensa da Iberinform.

Só em abril registaram-se 508 insolvências, mais 272 que no ano passado. Destas 508, 319 dizem respeito a processos encerrados.

Nos primeiros quatro meses de 2021 foi requerida a insolvência de 432 empresas, o que retrata um aumento de quase 69% face ao período homólogo de 2020.

As declarações de insolvência apresentadas pelas próprias empresas passaram de 363 para 421 (mais 16%). No período em análise, foi declarada a insolvência a 1173 empresas (mais 49%) e foram aprovados 19 planos de insolvência (mais 5,6%).

Os distritos do Porto e de Lisboa, em termos absolutos, são os que apresentam maior número de insolvências: 503 e 408, respetivamente. Seguem-se Braga, com 249, Aveiro (161), Setúbal (119) e, a alguma distância, o distrito de Faro (70).

Em termos percentuais, as maiores variações no primeiro quadrimestre deste ano pertencem aos distritos de: Vila Real (mais 300%), Guarda (mais 217%), Setúbal (mais 109%), Castelo Branco e Portalegre (ambos com aumentos de 100%), Lisboa (mais 71%), Ponta Delgada (mais 70%), Viana do Castelo (mais 68%) e Coimbra (mais 66%).

Apesar da maioria dos distritos (68%) apresentar aumentos neste indicador, há decréscimos a registar em Angra do Heroísmo (menos 50%), Bragança (menos 40%), Santarém (menos 18%), Faro (menos 15%), Évora (menos 6,7%) e Leiria (menos 1,5%).

No acumulado por setores, assinalam-se aumentos em todas as áreas de atividade, exceto no setor da Agricultura, Caça e Pesca, sendo os mais significativos os que se registam nos setores de: Telecomunicações (mais 400%), Hotelaria e Restauração (mais 140%), Eletricidade, Gás, Água (mais 100%), Comércio de Veículos (mais 81%), Indústria Extrativa (mais 50%), Construções e Obras Públicas (mais 48%), Comércio por Grosso (mais 45%) e Outros Serviços (mais 44%).

Beja: Dia Internacional dos Museus celebrado no Museu Rainha Dona Leonor

Museu Rainha Dona LeonorO Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), celebra amanhã, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Alinhado com o tema proposto pelo ICOM para 2021, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu Rainha Dona Leonor oferece um programa que convida a comunidade e os visitantes a descobrirem este espaço de conhecimento e a desfrutarem do seu património.

Durante a manhã, as atividades inserem-se no plano de execução do filme “Herança Romana. Beja no ano de 121 d.C. no tempo do Imperador Adriano”, da responsabilidade do professor Simão Matos e da turma 7º A, da Escola Mário Beirão (Beja), e compreendem, às 10.15 horas, uma comunicação sobre latim e questões da língua, por Sandra Bettencourt, coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas 2 de Beja.

Às 11.30 horas será feita uma comunicação sobre a vida em Pax Julia, proferida por Susana Correia, arqueóloga da DRCAlentejo.

À tarde, pelas 16.30 horas, a conferência “O Convento/paço da Conceição e a cidade: Beja no jogo de escalas dos finais de Quatrocentos”, pelo professor doutor Hermenegildo Fernandes, Historiador e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será uma oportunidade para melhor se ficar a conhecer o monumento e a sua história.

Através do programa apresentado, e neste dia simbólico, a DRCAlentejo pretende afirmar a relevância do Museu Rainha Dona Leonor como uma instituição essencial nas políticas de salvaguarda e valorização do património histórico e artístico da região.

As iniciativas são gratuitas, limitadas a 30 pessoas, de acordo com as normas de segurança sanitária em vigor.

Situação epidemiológica de Campo Maior sem alterações

Campo Maior JardimO concelho de Campo Maior não regista esta segunda-feira, dia 17 de maios, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantêm sete casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados, em Campo Maior, 649 casos de infeção, dos quais 631 recuperaram e onze pessoas perderam a vida, devido à infeção pelo novo coronavírus.