O Município de Reguengos de Monsaraz lançou uma Call for Artists para o concurso ARCHI’Nature 2021, que tem como objetivo a criação de uma instalação artística no Centro Náutico de Monsaraz, junto ao Lago Alqueva. Podem candidatar-se arquitetos, arquitetos paisagistas, artistas, profissionais das artes, associações artísticas e estudantes de arquitetura, belas artes, design, artes aplicadas, desenho urbano e paisagismo, sozinhos ou em equipa.
As candidaturas terão de ser efetuadas no site da autarquia (www.cm-reguengos-monsaraz.pt) até 30 de maio, segue-se a análise pelo júri do concurso e a divulgação do projeto vencedor no dia 7 de junho, que receberá um prémio de 1.500 euros. Os projetos vão ser avaliados pelo enquadramento no local, estética e materiais utilizados, estando prevista a inauguração da instalação artística vencedora entre os dias 18 e 22 de agosto.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Este concurso faz parte da iniciativa ARCHI’Nature, integrada no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia. Durante dois anos, de março de 2021 a fevereiro de 2023, vão ser criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, promovendo uma dinâmica cultural que vai envolver a comunidade escolar e os cidadãos.
Esta iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias, através de uma aproximação participativa que inclua a valorização da riqueza ambiental. Para além do Lago Alqueva, integram este projeto os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França).
[/shc_shortcode]




O concelho de Elvas tem hoje mais dois casos de infeção por Covid-19, o que faz subir para sete o número de casos ativos.
A edição especial da Feira de Beleza, moda e cosmética termina hoje, segunda-feira, dia 17, na IFEBA, em Badajoz. Tratou-se de uma edição destinada apenas aos profissionais destes setores.

O Comando Distrital da PSPS de Portalegre deteve, na tarde de ontem, 16 de maio, um homem com 17 anos, residente no concelho de Alter do Chão, pela prática do crime de burla, praticado através de MBWay.
O Alentejo regista esta segunda-feira, dia 17 de maio, cinco novos casos de Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 199 novos casos de infeção, dois óbitos e a recuperação de 291 doentes.
Face aos primeiros quatro meses de 2020, as insolvências em Portugal tiveram um aumento global de 44%, entre janeiro e abril deste ano. Nestes quatro meses, registou-se um total de 2.045 insolvências, “motivado em grande parte pelo encerramento de processos”, de acordo com nota de imprensa da Iberinform.
O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), celebra amanhã, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.
O concelho de Campo Maior não regista esta segunda-feira, dia 17 de maios, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantêm sete casos ativos.