Elvas com mais um caso de Covid-19

Castelo ElvasO concelho de Elvas regista, este sábado, dia 15, mais um caso de infeção por Covid-19, o que faz subir para cinco o número de casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram acumulados, no concelho, 1372 casos positivos, dos quais 1339 recuperaram da doença. Em Elvas, 28 pessoas morreram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Feira da Beleza, Moda e Cosmética para profissionais inaugurada na IFEBA

DSC_4013A 14ª edição da Feira da Beleza, Moda e Cosmética foi inaugurada este sábado, dia 15, na IFEBA, em Badajoz, numa cerimónia simbólica.

Este é o primeiro certame a decorrer neste espaço, desde que a pandemia teve início, e por isso, não está aberto ao público, destinando-se apenas a profissionais destes setores que, durante três dias terão oportunidade de participar em formações adequadas a estas áreas de atividade.

Francisco Fragoso, Alcaide de Badajoz enalteceu que “estes são setores económicos muito importantes, uma vez que geram emprego e desenvolvimento, ainda que muitas vezes pensemos que são superficiais”, pelo que esta feira destinada aos profissionais pretende que “todos aqueles, do Alentejo e Extremadura, que queiram acompanhar as tendências e atualizar-se, ao nível da formação, o possam fazer”.

Foram mais 400 os profissionais destes setores inscritos para esta Feira na IFEBA. Francisco Fragoso, explica que este número põe em destaque, “por um lado a importância do setor e da formação para estes profissionais”. O Alcaide de Badajoz deposita esperança de que existiram mais Feiras, na IFEBA, e que tenham já público, e explica que “o processo de vacinação, permite já, ver a luz ao fundo do túnel”.

DSC_4092

A vereadora na Câmara de Campo Maior, Vanda Alegria revela que “é uma enorme satisfação poder voltar” à IFEBA e que esta seja “a primeira de mais feiras do género”, como era, antes da pandemia, habitual.

Vitória Branco, vereadora na Câmara de Elvas marcou presença neste ato inaugural e considera que “esta é uma feira muito importante para todos os profissionais da moda, cosmética e beleza, principalmente aos profissionais de Elvas e arredores, porque muito lhes pode aportar, sendo assim uma porta para novos desafios”.

DSC_4085A Consejera de Igualdad e porta-voz da Junta da Extremadura, Isabel Gil Rosiña, afirma que é evidente a ascensão de mulheres criadoras na Estremadura espanhola nestes setores, considerando que” são as maiores embaixadoras da região, e por isso merecem reconhecimento, e muitas das suas criações são relativas às raízes desta região”. Por isso, a Junta “tem que as ajudar e acompanhar o setor, a nível económico, e nas dificuldades pelas quais passaram ao longo deste ano”.

“A crise da pandemia também nos traz coisas boas”, diz Isabel Gil Rosiña, afirmando que  “esta edição sem público, sirva para pensar que a próxima edição possa ter um mix”, ou seja, contar com a presença de público, mas também com dias dedicados a formações para estes profissionais. A Consejera de Igualdad e porta-voz da Junta da Extremadura revela ainda que “tudo é que é feito na IFEBA, com uma visão transfronteiriça é positivo tanto para Portugal como para a Estremadura, e se multiplica por dois ou por três”.

Edição especial da Feira da Beleza, Moda e Cosmética que decorre na IFEBA, em Badajoz, apenas para os profissionais do setor até segunda-feira, dia 17.

Mais 469 casos Covid e sete óbitos em Portugal

covid19-RCMPortugal regista, este sábado, 15 de maio, mais 469 casos de Covid-19 e sete óbitos, associados à doença. Também nas últimas 24 horas, 386 pessoas recuperaram da doença.

O número de casos ativos sobe pelo segundo dia seguido: é de 22.171, mais 76 que ontem.

Ao dia de hoje, há 223 doentes internados (menos 13 que ontem), 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos (menos um). Desde o início da pandemia, Portugal registou 17.006 mortes associadas à Covid-19, 841.848 casos de infeção e 802.671 recuperações.

Peixe do Rio dinamiza concelho de Alandroal

PeixeDoRioAlandroalA Mostra Gastronómica do Peixe do Rio está de regresso ao concelho de Alandroal, até dia 30 deste mês.

A iniciativa vai decorrer “em moldes diferentes do habitual, não existindo a componente de feira”. De acordo com o presidente da câmara, João Grilo, o evento “volta ao modelo em que trabalhou durante muitos anos e que também teve sucesso que é funcionar, sobretudo, nos restaurantes”.

A Mostra do Peixe do Rio vai contar, além da vertente da restauração, com iniciativas a decorrer online: “destaque para o congresso das cozinhas do rio, onde vamos ter vários chefes convidados. Vamos convidar também os restaurantes locais a gravarem alguns apontamentos sobre a sua oferta gastronómica”.

João Grilo revela que a economia do concelho tem estado a reagir bem ao desconfinamento e já se nota o desenvolvimento do turismo: “ a expetativa era muito grande. Já podemos ver pessoas a circular e alguma procura turística. O mais importante agora é mantermos todos os cuidados e irmos desconfinando progressivamente”.

Divulgar um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho, o peixe do rio, é um dos objetivos da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio.

O Elvas retomou treinos seguindo todas as medidas de segurança

DSC_0020Foi em meados de Abril que os clubes de futebol puderam regressar ao campo para treinar os diversos escalões. No futebol de formação, o impacto da paragem foi enorme levando a que muitos jovens adotassem um vida sedentária.

O regresso ao campo era algo muito desejado por todos e. nesse sentido, a Rádio Campo Maior acompanhou um treino da formação d’O Elvas Clube Alentejano de Desportos e falou com alguns dos jovens atletas que, regra geral, se mostraram “muito satisfeitos por voltar ao campo e poder estar com os colegas e amigos”.

Luís Coelho orientou o treino do escalão de iniciados d’O Elvas e referiu-nos que “a paragem de um ano nos escalões de formação provocou um retrocesso na forma física dos atletas. É agora tempo de reavivar tudo o que tinha sido aprendido antes da pandemia”.

Os treinos funcionam de acordo com as regras impostas pela Câmara Municipal de Elvas para funcionamento da instalação desportiva. Os atletas só tiram a máscara quando começa o treino.

O Elvas Clube Alentejano de Desportos regista uma percentagem muito baixa, cerca de 1 por cento, de atletas que já não regressaram aos treinos após a paragem.

Petizes do Campomaiorense não voltaram aos treinos

DSC_0043O escalão de petizes não regressou aos treinos, no Sporting Clube Campomaiorense, uma vez os pais optaram por não os sujeitar a teste de despistagem de Covid-19, devido à tenra idade.

Luís Maia, treinador do Campomaiorense, explica desde o primeiro confinamento que o clube estabeleceu um plano de contingência que está a ser seguido à regra. “Os pais não podem entrar no estádio, deixam os filhos à porta e nós, todos os dias, medimos a temperatura dos atletas e anotamos. Caso surja algum caso positivo, nós temos que fornecer toda a informação à DSireção Geral de Saúde. Por outro lado, as crianças trazem a sua própria garrafa de água de casa e vêm já equipados para não usarem os balneários”.

O Campomaiorense está, atualmente, a trabalhar com cerca de 130 atletas, um decréscimo de cerca de 50 atletas em relação a anos anteriores.

Luís Maia refere que “a diferencia na forma física dos atletas é abismal. Há crianças que parece que nem sabem correr. Estamos a começar quase do -1 ou -2. Mas pronto, com trabalho tudo vai voltar ao normal”.

DSC_0046Os atletas mostraram-se “muitos satisfeitos por voltarem aos treinos” e nem o facto de terem sido testados os desmotivou.

Clubes de futebol da região retomam a normalidade dos treinos, seguindo sempre as normas de segurança da Direção Geral da Saúde para combater a Covid-19.