Elvas sem novos casos de Covid-19

ForteDaGracaElvasO concelho de Elvas não regista esta sexta-feira, dia 7, novos casos de Covid-19, mantendo apenas dois casos ativos.

Elvas conta com 1369 casos confirmados desde o início da pandemia. Destes, 1339 já recuperaram, e 28 pessoas morreram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Mercado Municipal Mensal regressa este sábado a Campo Maior

MERCADO MUNICIPAL CAMPO MAIORO Mercado Municipal Mensal vai voltar a realizar-se já este sábado, dia 8, em Campo Maior, no Campo da Feira.

O município relembra que “todas as regras em vigência de salvaguarda e segurança da população, no cumprimento das orientações específicas da Direção Geral da Saúde devem ser respeitadas”.

Assim, o acesso ao espaço do mercado será controlado e será obrigatório o uso de máscara/viseira, respeitar o distanciamento social e desinfetar as mãos.

O município informa ainda os utentes da Bolsa de Estacionamento do Campo da Feira que, “devido à realização do Mercado Municipal no próximo sábado, 8 de maio, devem retirar as suas viaturas desse local até às 18 horas do dia de hoje, dia 7 de maio”.

Mais nove casos de Covid-19 no Alentejo

MascaraCoronavirusNas últimas 24 horas, foram identificados mais nove casos positivos de Covid-19, no Alentejo, segundo o boletim epidemiológico desta sexta-feira, 7 de maio, da Direção-Geral da Saúde.

Hoje não há vítimas mortais associadas à doença a lamentar na região.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 29.832 casos de infeção e 971 óbitos.

Consignação de IRS esclarecida na rubrica da DECO

Maria Inês AlvarengaTratar do IRS é uma obrigação fiscal, mas também uma forma de ajudar uma vez que a consignação do IRS permite que os contribuintes utilizem o seu imposto para apoiar entidades de cariz social, ambiental ou cultural.

“Através da consignação do IRS, o consumidor pode atribuir a uma entidade 0,5% do IRS liquidado. Assim, em vez do IRS ficar todo nas mãos do Estado, uma parte é canalizada pelo próprio Estado para a causa que escolher apoiar”, como nos referiu Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO.

Desde 2019, a consignação do IRS e do IVA pode ser efetuada em dois momentos: até 31 de março, antes da época de entrega do IRS, e entre 1 de abril e 30 de junho, durante o período declarativo.

Campo Maior mantém-se sem casos ativos de Covid-19

CampoMaiorO concelho de Campo Maior não regista esta sexta-feira, dia 7, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos.

De recordar, que desde o início da pandemia foram registados, em Campo Maior, 642 casos de infeção, dos quais 631 recuperaram e 11 morreram, devido ao novo coronavírus.

Cinco anos depois, hortas comunitárias sem espaços livres

DSC_2946O projeto das hortas comunitárias, na freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso assinalou no passado mês de março, dia 24, cinco anos de existência.

Este projeto surgiu da necessidade de revitalizar e dar vida à zona da Quinta do Bispo, “um espaço verde, praticamente no centro da freguesia”, como nos referiu o presidente da junta, José Laço. “Na altura, toda a equipa de trabalho jogou mãos ao projeto, e não posso esquecer a ajuda do vereador Tiago Afonso, e decidimos fazer aqui umas hortas para as pessoas da nossa freguesia. Ao fim de cinco anos, vê-se bem como a nossa quinta se encontra tratada”.

Atualmente, as hortas comunitárias contam com 11 agricultores. José Laço garante que gostariam “de ter mais mas a questão da água condiciona esta lotação. Nós temos aqui duas noras, que correm sozinhas e regam sozinhas. Quando não há água, temos que recorrer a uma bomba para que não falte água para rega”. José Laço garante que se trata de um projeto gratuito para todos os hortelões “mas nós temos que agradecer a manutenção e o trabalho que é aqui feito por todos”.

A Quinta do Bispo vai apresentar uma novidade, ficando uma área reservada para flores: “vamos ter um projeto para as senhoras florirem a quinta. Já temos os canteiros feitos e vamos florir esta parte de cima da Quinta do Bispo”.

A Quinta do Bispo é um espaço verde de lazer que acolhe, atualmente, 11 agricultores no espaço das hortas comunitários. No período pré pandemia, a Quinta do Bispo era também utilizada para festas de aniversário.

Peça de teatro “Quarteto da Alba 2.0” em Campo Maior esta sexta-feira

FITA cAMPO mAIOR 2021O Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) está de regresso. São oito os concelhos que vão receber espetáculos no âmbito desta iniciativa. Um dos concelhos é Campo Maior, onde hoje à noite, no Centro Cultural tem lugar uma peça de teatro.

Para Vanda Alegria, vereadora na Câmara de Campo Maior, “é uma alegria receber o FITA, um evento que ganhou um lugar de destaque na programação cultural da região”.

O facto de Campo Maior receber um dos espetáculos deste Festival é para a vereadora “uma forma de apoiar os artistas, e as estruturas que os suportam e uma oportunidade de chamar o público ao Centro Cultural, o teatro tem um lugar entre nós muito especial e os campomaiorenses gostam da arte de representar”.

Vanda Alegria afirma que “acolhemos o FITA e todos os seus protagonistas de peito aberto, com paixão e muita vontade de poder voltar a sonhar e a crescer e aprender com as histórias e emoções que as artes do palco têm para nos dar”.

“Quarteto da Alba 2.0” é o nome do espetáculo de hoje, sexta-feira, dia 7, e está marcado para as 20.30 horas, no Centro Cultural, sendo obrigatório o uso de máscara, manter o distanciamento social e a higienização das mãos.

O FITA é uma organização da Lendias d’Encantar, estrutura financiada pela Direção Geral das Artes.

Ethan Hayter vence segunda etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta

ethan heyter segunda volta algarveO inglês Ethan Hayter, da INEOS Grenadiers, venceu ontem, quinta-feira, dia 6, a segunda etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, e é agora o novo líder da competição.

João Rodrigues, da W52 Futebol Clube do Porto foi o segundo classificado nesta etapa e adianta que ficou “satisfeito” e para si seria “muito especial vencer esta volta ao algarve”.

Já Rui Costa, o campeão nacional, na descida da primeira para a segunda montanha, caiu e abandonou a prova. O atleta refere que “a estrada estava esburacada e com muita gravilha, ao furara numa curva não tive como controlar a bicicleta”. Rui Costa adianta ainda que para esta prova “as sensações eram boas e a equipa tinha feito um bom trabalho!, lamentando que tenha terminado desta forma.”

Hoje, a terceira etapa liga Faro a Tavira, num total de 203.1 quilómetros.