Elvas regista dois novos casos de Covid-19

ElvasElvas regista esta quarta-feira, dia 28, dois novos casos de Covid-19 e a recuperação de um doente.

No concelho, há agora dois casos ativos de infeção.

De um total de 1369 casos positivos registados em Elvas, 1339 doentes já recuperaram. Desde o início da pandemia, no concelho, morreram 28 pessoas, vítimas do novo coronavírus.

Município de Arronches recupera estradas e caminhos rurais do concelho

esxtradas arronchesO município de Arronches tem vindo a fazer trabalhos de manutenção nas infraestruturas rodoviárias do concelho.

Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches, este é” um trabalho permanente e com um grande investimento, sendo por isso bastante importante, não só ao nível da intervenção nas estradas do concelho, mas também dos caminhos rurais, porque entendo que também as explorações agrícolas e não só, as pessoas que vivem no campo, precisam de transitar, e temos que ter estes caminhos em bom estado, é um trabalho de manutenção que vamos fazendo”.

“Não há nenhuma estrada que esteja muito degradada, porque devemos ter estas vias de comunicação em bom estado, e é o que temos feito desde o início do mandato”, diz Fermelinda Carvalho.

Esta intervenção, em todas as freguesias, “serve para recuperar as estradas e ruas que estavam a ficar deterioradas, algo que é normal, sendo por isso uma intervenção constante que deve ser feita”, adianta a presidente da Câmara de Arronches.

Tendo as suas estradas e caminhos em melhores condições, a autarquia de Arronches procura assim, aumentar a segurança dos munícipes e dos visitantes do concelho, bem como ajudar a manter as suas viaturas em bom estado, facilitando ainda o acesso a veículos de socorro, em caso de urgência.

Mais 572 casos de Covid-19 e três óbitos em Portugal

covid19-RCMNas últimas 24 horas, Portugal registou 572 novos casos de Covid-19 e mais três óbitos associados à doença, de acordo com o boletim desta quarta-feira, 28 de abril, da Direção-Geral da Saúde.

Em todo o território nacional, há 332 doentes internados (menos 14 que ontem), 88 em unidades de cuidados intensivos (mais dois).

De ontem para hoje, 576 doentes foram dados como recuperados da doença. Existem agora 23.809 casos ativos da infeção em Portugal, menos sete que ontem.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 16.973 mortes associadas à Covid-19, 835.563 casos de infeção e 794.781 altas.

Alentejo tem dois novos casos de Covid-19

covid19-2-RCMA região Alentejo regista hoje, quarta-feira, dia 28, mais dois casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29 756 infetados e 970 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Brincar “é muito importante para as crianças”, diz psicomotricista

Ines Ferreira APARSINAtualmente é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

O ato de brincar permite “à criança vivenciar diversas experiências e adquirir capacidades essenciais para o seu desenvolvimento”, como nos referiu Inês Ferreira (na foto), psicomotricista na Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica (APARSIN) de Elvas.

A técnica dá um exemplo relacionado com o período de tempo que a criança tem para adquirir algumas capacidades: “por exemplo, temos uma casa e precisamos recheá-la para ela focar bonita e funcional. No entanto, existe um determinado período de tempo para colocar la dentro os materiais. Quando terminar este tempo, os materiais já não conseguem entrar nesta casa. É assim que acontece com o desenvolvimento das crianças. Temos um período sensível, que vai do primeiro aos quatro anos de vida, para estimular a motricidade fina. Se não for feito esse trabalho a crianças vai ter mais dificuldades em, por exemplo, escrever”.

Inês Ferreira garante que o facto das crianças brincarem cada vez menos “traz consequências muito negativas, como a obesidade, os medos e a descoordenação motora”.

Os benefícios do brincar são inesgotáveis e como tal é muito importante que os pais não se esqueçam de definir na agenda da criança um espaço diário para simplesmente brincar.

A importância do brincar no desenvolvimento infantil é o tema do programa Elvas Mais Solidária de hoje para ouvir, com Inês Ferreira, psicomotricista na Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica (APARSIN) de Elvas.

Turistas regressam a Espanha com certificado verde digital

BadajozGraças ao certificado verde digital, Espanha vai reabrir o turismo a estrangeiros, a partir de Junho, depois de participar numa fase piloto da certificação em Maio.

O secretário de Estado do Turismo, Fernando Valdés, considera que o sistema idealizado pela Comissão Europeia, que prevê um certificado que valide a vacinação contra a Covid-19, a realização de testes de rastreio e a infeção recente com o SARS-CoV-2, será “fundamental para oferecer segurança aos viajantes”.

A implementação do novo sistema vai representar “um antes e um depois”, com melhorias significativas no controlo, face ao que aconteceu no verão do ano passado.

O turismo, em Espanha, representa cerca de 12% do PIB nacional, sendo que o país conta já com mais de 3 milhões e 400 mil infetados e 77 mil mortes.

O Governo espanhol pretende que até ao final do verão, 70% da população já esteja imunizada.

Campo Maior mantém situação epidemiológica

DSC_0183O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 28, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos.

Foram registados em Campo Maior, um total de 641 casos confirmados, 630 recuperaram e 11 pessoas perderam a vida, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Badajoz: 1.220 idosos vacinados contra a Covid-19 em processo de vacinação massiva

VacinaCovidJanssenCerca de 1.220 pessoas com mais de 70 anos foram vacinadas ontem, dia 27 de abril, no processo de vacinação massiva contra a Covid-19, sem marcação, promovida pelo Serviço de Saúde da Estremadura espanhola, no campus universitário da cidade.

As 500 doses únicas da vacina da Janssen, administrada pela primeira vez na Estremadura, esgotaram logo pela manhã, pelo que, durante a tarde, deu-se continuidade ao processo com a vacina da Pfizer. Desta, foram administradas 720 primeiras doses.

Todos os idosos que responderam a esta convocatória das autoridades de saúde da Estremadura espanhola, foram vacinados, sendo que, esta semana, não haverá mais atendimentos deste género.

Dois jovens campomaiorenses partem à aventura de motorizada pela EN2

RoadTrip N2 Campo MaiorDois jovens campomaiorenses, Daniel Rondão e Zé Varela, decidiram embarcar numa aventura, que consiste em percorrer a maior estrada de Portugal, a EN 2, mas de motorizadas antigas e de baixa cilindrada.

É no dia 1 de maio que estes dois jovens iniciam a sua viagem, a partir de Campo Maior, “com destino a Chaves, e no dia 8 prevê-se que cheguem a Faro, sendo que no dia seguinte regressamos a Campo Maior”. Há paragens obrigatórias, e “cada etapa tem 84 quilómetros diários, a maior é de 178 quilómetros”, refere Daniel Rondão.

Daniel Rondão afirma que “esta vai ser uma aventura especial para divulgar o nome de Campo Maior, pelos vários locais por onde passamos”, e para a qual está “tudo a ser preparado ao pormenor, desde as motas, material suplente, para que tudo corra bem”. Estes jovens contam também com o apoio do município de Campo Maior.

Todos podem acompanhar a viagem destes dois jovens, “onde serão colocadas fotografias e vídeos, a partir da página de facebook Road Trip N2 50Cc”, e como revela Daniel Rondão, “será uma aventura  cheia de boas energias”.

Estrada Nacional 2, que será percorrida por dois jovens campomaiorenses, em motas antigas e de baixa cilindrada. Uma aventura que começa a dia 1 de maio, com partida de Campo Maior, prevendo-se o seu regresso a dia 9.