“Entre o café e o céu”: Rui Nabeiro aos olhos do artista David Reis Pinto

Retrato comenmdador“Entre o café e o céu” é o nome do retrato do Comendador Rui Nabeiro, da autoria do artista plástico David Reis Pinto. Este retrato foi pintado por ocasião da comemoração dos 90 anos do Comendador Rui Nabeiro.

O artista David Reis Pinto explica que a ideia surgiu, há cerca de dois anos, depois do campomaiorense José Meira visitar uma exposição sua, com vários rostos icónicos, em Évora”. A partir daí foi feita uma candidatura, e em reunião de Câmara foi decidido, que seria “uma boa ideia” para homenagear o Comendador no seu 90º aniversário.

Para esta obra, e à semelhança de outras obras suas, o artista assistiu a vários documentários sobre o Comendador Rui Nabeiro, e ao vê-los sentiu-se “inspirado pelo seu discurso e pela forma humana como conversa com qualquer pessoa”, descrevendo-o como “uma pessoa com os pés na terra”. Questionado sobre o título que deu à sua obra refere que percebeu que “o Comendador, em todo o seu percurso, é uma pessoa da terra, que mete as mãos ao trabalho, ajuda o próximo e tem sido essa a sua filosofia de vida, e terá um lugar no céu, e o retrato representa exatamente isso, através das suas cores, o céu e o café”.

Para David Reis Pinto este trabalho representa “uma oportunidade de representar uma pessoa de tamanha dimensão”, não sabendo ainda explicar como se sente, assume que esta foi “uma oportunidade única e uma memória para a vida”.

“Ter como memória futura, uma fotografia do Comendador Rui Nabeiro a fazer o mesmo sorriso, que eu pintei no retrato é, sem dúvida, algo de extrema importância e de boa energia que levo comigo para sempre”, revela David Reis Pinto.

O artista demonstra um grande “sentimento de gratidão ao desenvolver este projeto, em que todos os envolvidos tiveram sempre, por objetivo final, a conclusão deste trabalho e esta homenagem merecida ao Comendador Rui Nabeiro”. Nomeadamente, agradece à vereadora Vanda Alegria, que esteve sempre presente, e ao José Meira, que foi “incansável na forma como me enviou várias fotografias e, sendo campomaiorense, acompanha as redes de informação locais de forma mais presente que eu e acaba por me enviada todo o tipo de informação”.

O quadro foi entregue no dia do aniversário do comendador Rui Nabeiro, na Herdade das Argamassas, por parte da Câmara de Campo Maior, parte integrante desta homenagem.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior explica que, já há alguns meses que o município pensava na melhor forma de homenagear o comendador, considerando que a “pintura final tem as cores do Alentejo e do café, e tivemos o privilégio de estar com o Comendador Rui Nabeiro, ainda que breves minutos, para assinalar os seus 90 anos”. “Fizemos o que era possível, temos pena que a celebração que o Comendador Merece não pudessem acontecer devido à pandemia, mas quer a Câmara, quer a família e amigos, que  assinalaram com mérito o aniversário”.

Para o presidente, este retrato representa de “forma fidedigna a pessoa que é o Comendador Rui Nabeiro, não só seu sorriso, mas na forma de estar na vida e na sociedade”.

Município de Campo Maior que oferece ao Comendador Rui Nabeiro, por ocasião dos seus 90 anos, uma pintura da autoria do artista David Reis Pinto, intitulada de “Entre o café e o céu”.