Fábrica de Aeronáutica pretende criar 100 posto de trabalho

Mecachrome-ÉvoraA fábrica de Évora da Mecachrome Aeronáutica, que produz peças metálicas para a indústria aeronáutica, vai aumentar a sua atividade na capital de distrito.

Para isso, vai criar “cerca de 100 postos de trabalho”, de acordo com o presidente da câmara municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá. “Neste momento estamos em negociação uma fez que a empresa vai reforçar a sua presença e aumentar a sua atividade em Évora”. sublinhou o autarca.

A Mecachrome Aeronáutica começou a laborar em Évora em Março de 2017 depois de um investimento de 30 milhões de euros. Ainda este ano, a empresa pretende criar mais 100 postos de trabalho.

Alandroal com 28 casos num surto em trabalhadores da ferrovia

Alandroal-1Oito novos casos de infeção foram notificados ontem, em Alandroal, num total de 28 casos ativos, neste concelho.

Sobre a origem destes novos casos de infeção, João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, explica que estes casos estão relacionados com os anteriores, ou seja, “reportam todos a um único surto associado às obras da ferrovia. Há um conjunto de obras associado a construção da ferrovia, no concelho, com mais de um estaleiro associado, são situações que surgem e estão a tentar ser controladas”.

João Grilo adianta que “hoje não há novos casos a reportar” e que destes 28 casos ativos, “não há transmissão comunitária”, mantendo a esperança que “a situação seja controlada na sua origem e evolua favoravelmente, nos próximos dias”.

Todos os contactos e trabalhadores associados aos estaleiros vão ser testados nos próximos dias, uma situação que está a ser acompanhada pelas autoridades de Saúde.

O presidente explica que “estas pessoas estão associadas ao território do concelho, e é verdade que na comunidade houve um grande esforço por parte da população, não havendo casos neste momento, e por isso merecia que o desconfinamento decorresse com normalidade, mas as situações associam-se ao concelho e só podemos fazer um esforço para as controlar e não ficar para trás, em relação aos concelhos vizinhos, mas é uma situação que é inevitável, neste momento”.

Enfarte agudo do miocárdio mata 12 pessoas por dia em Portugal

JoaoBrumSilveiraTodos os anos morrem em Portugal cerca de 33 mil pessoas devido a doenças cardiovasculares, sendo que só o enfarte do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por dia.

Dor no peito é o sintoma mais frequente e que deve alertar, desde logo, as pessoas, que não devem perder tempo a pedir ajuda e entrar, de imediato, na via verde coronária, de acordo com o cardiologista João Brum Silveira (na foto), presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

“É uma dor de peito, que muitas vezes irradia para o pescoço, a mandíbula, para as costas ou para o braço. É uma dor violenta, em que a pessoa fica com náuseas, pode vomitar e fica suada, com a sensação que o coração está a bater muito rápido”, explica.

A via verde coronária, adianta o médico, é um sistema que permite ao doente aceder, no menor tempo possível, ao tratamento adequado, sendo conduzido, desde logo, a um hospital que possa dar resposta à situação. “Deve ligar o 112, serão feitas algumas perguntas e será enviado auxílio, pelo INEM, a casa. No local, feito o diagnóstico, é iniciado logo o tratamento”, explica João Brum Silveira.

Um doente, nesta região do país, que vá para um outro hospital que não o de Évora, estará a perder tempo. “Um doente com dor no peito tem de ligar 112”, indo de ambulância para Évora, acrescenta o cardiologista.

Maus estilos de vida, sobretudo através do tabagismo e do excesso peso, são os principais responsáveis por uma doença cardiovascular, como um enfarte agudo miocárdio. Colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial, sedentarismo e stress são outros dos principais fatores de risco.

Melhor que tratar um enfarte, defende João Brum Silveira, é prevenir o aparecimento desta doença crónica, sem cura, que pode surgir por influência genética. Como tal, é necessário adotar um estilo de vida saudável e procurar controlar os fatores de risco: deixar de fumar, fazer um controlo rigoroso da alimentação, praticar exercício físico e apresentar os valores recomendados de pressão arterial, colesterol e diabetes.

O cardiologista dá conta que, em 2020, foi registado um maior número de enfartes, relativamente a 2019, uma vez que as pessoas, tendo em conta a pandemia, em muitos casos, demoraram mais tempo a pedir ajuda. João Brum Silveira alerta ainda a população para o facto de os hospitais estarem preparados para receber estes doentes, mesmo em plena pandemia.

A prevenção é imprescindível, pelo que se deve adotar uma alimentação saudável, praticar exercício físico regular e vigiar os níveis de colesterol, um dos principais fatores de risco modificáveis nas doenças das cardiovasculares.

Mais de 63% dos portugueses, entre os 25 e os 74 anos, apresentam níveis elevados de colesterol, o que significa que podem estar em risco iminente de sofrer um enfarte ou um AVC.

CPCJ e Jovens de Campo Maior lançam vídeo sobre prevenção de maus tratos infantis

cpcj campo maior prevenção maus tratos infantisA CPCJ de Campo Maior, no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância, que decorrem ao longo deste mês de abril, preparou um conjunto de atividades dedicadas ao tema.

Para além da iluminação azul, em espaços públicos, como tínhamos, anteriormente noticiado, e tendo em conta a pandemia foi necessário adaptar algumas das atividades.

Letícia Garcia, presidente da CPCJ de Campo Maior, adianta que apesar da pandemia, não podiam “cruzar os braços e deixar de continuar a fazer prevenção relativamente às crianças e Jovens, um trabalho das comissões que é diário”. Neste sentido foi já divulgado um vídeo, com o slogan associado a este mês de abril, “Serei o que me deres, que seja amor” realizado por um jovem de Campo Maior que alerta e sensibiliza para a questão os maus tratos infantis.

A presidente da CPCJ de Campo Maior sente “um enorme orgulho de apresentar este trabalho”. No vídeo há também uma chamada de atenção para o facto de a comunidade estar atenta a estar problemáticas. André Meira de 23 anos, e o seu irmão Gonçalo Tomé realizaram este vídeo, em conjunto com a CPCJ de Campo Maior.

Para Letícia Garcia, “é importante valorizar os jovens e as suas capacidades, que têm muito para dar, sendo importante fortalecer e reforçar isso, principalmente quando colaboram connosco, em prol desta causa, desta comunidade e das crianças e do jovens”. “Têm um enorme valor, porque o fazem com o coração, e com amor a uma causa”.

O vídeo está disponível na pagina de facebook da CPCJ de Campo Maior.

Estremadura espanhola com mais 102 casos de Covid-19

CovidO Alentejo regista, este sábado, dia 3, mais 18 casos de infeção por Covid-19, não havendo hoje óbitos, associados á doença, a lamentar.

Na região foram reportados, um total de 29.159 casos de infeção e 970 mortes, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 32 casos no sábado 27 de março; 15 casos no domingo 28 de março; 16 casos na segunda-feira 29 de março; três casos na terça 30 de março; nove casos na quarta-feira 31 de março; 35 casos na quinta 1 de abril; 26 casos na sexta-feira 2 de abril; e 18 casos no sábado 3 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais sete mortes e 280 casos Covid em Portugal

covid19-2-RCMNas últimas 24 horas, foram notificados, em Portugal, mais 280 casos de infeção por Covid-19, sete mortes e 318 pessoas foram dadas como recuperadas da doença. Um sábado com 280 casos é o número mais baixo desde 22 de agosto. Os dados são da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os 280 novos casos das últimas 24 horas tiveram origem 95 (34%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 73 (26%) no Norte, 48 (17%) no Algarve, 19 (7%) no Centro, 18 (6%) no Alentejo, 17 (6%) na Madeira e dez (4%) nos Açores. Os sete óbitos desde ontem foram verificados seis em LVT e um no Norte.

Ao dia de hoje, há 512 pessoas internadas (menos uma que ontem), das quais 126 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (menos cinco de ontem para hoje).

Em todo o território nacional e desde o início da pandemia, foram registados 823.142 casos de infeção, 16.875 mortes e 779.973 recuperações. Estão, agora, ativos, em Portugal, 26.294 casos de infeção, menos 45 nas últimas 24 horas.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 344 casos no sábado 27 de março; 365 casos no domingo 28 de março; 309 na segunda-feira 29 de março; 388 casos na terça 30 de março; 618 casos na quarta-feira 31 de março; 592 casos na quinta 1 de abril; 548 casos na sexta-feira 2 de abril; e 280 casos no sábado 3 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo com mais 18 casos de Covid-19

Covid19O Alentejo regista este sábado, dia 3, mais 18 casos de infeção por Covid-19, não havendo hoje óbitos, associados á doença, a lamentar.

Na região foram reportados, um total de 29.159 casos de infeção e 970 mortes, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde.

Bancada Desportiva este sábado nas três rádios do Alentejo em FM

PauloCanasComo amanhã é Domingo de Páscoa, a edição desta semana da Bancada Desportiva acontece esta tarde, com emissão das 15 às 18 horas, na Rádio Campo Maior, Rádio ELVAS e Rádio Nova Antena.

Paulo Canas apresenta mais um programa imperdível, no qual entrevista Américo Romeiras, o antigo capitão e defesa central do Grupo União Sport (onde esteve 15 anos). Envergou ainda as cores do Estrela de Vendas Novas e Piçarras. Com 74 anos, Américo, que continua a ser uma força da natureza, vai hoje recordar a sua carreira.

A criação de uma SAD n’ “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos será também tema de conversa, com o presidente do clube, Paulo Canhão.

Nesta edição, Paulo Canas dá também a conhecer uma equipa de atletismo, que desassossegou a aldeia de São Sebastião da Giesteira, através de uma entrevista aos fundadores do Correr em Giesta by Grupo Desportivo Unidos da Giesteira, Carlos Oliveira e Nuno Camelo.

É também convidado, nesta edição da Bancada Desportiva, o antigo presidente do Grupo União Sport, Manuel da Cruz Pedro, 21 anos depois de ter deixado a presidência do clube. Nesta entrevista, serão abordados os tempos áureos na 2ª Divisão B e a sua saída do União, após a queda nos distritais de 2000, pela utilização irregular de um jogador.

Bancada Desportiva, hoje, das 15 às 18 horas, com Paulo Canas, nas três rádios do Alentejo em FM.

Procissão de Nossa Senhora da Enxara em Cortejo Automóvel este sábado

Senhora enxara
A Procissão de Nossa Senhora da Enxara, em Cortejo Automóvel, terá o seguinte Itinerário:
– Saída da Igreja do Mosteiro,
– Rua Nova,
– Rua da Soalheira,
– Rua de Santa Beatriz,
– Rua General Rodrigues da Costa,
– Rua da Misericórdia,
– Rua do Terreiro,
– Rua João Rosado,
– Rua General Magalhães,
– Rua João Minas,
– Rua Miguel Bombarda,
– Lardo Dr. António J. Almeida,
– Rua de São Francisco,
– Rua Conde D’Avila,
– Rua 13 de Dezembro,
– Rua Dr. Luís Abranches,
– Rua Lourenço Caiola,
– Rua Visconde Seabra,
– Rua Vasco Sardinha,
– Rua de São João,
– Largo do Barata,
– Rua de Olivença,
– Rua 1º de Maio,
– Avenida da Liberdade,
– Rua Combatentes da Grande Guerra,
– Esplanada da Fonte das Negras,
– Avenida Fonte das Negras,
– Rua Professora Ausenda,
– Avenida do Brasil,
– Alameda dos Bombeiros,
– Rua da Moagem,
– Rua Tello da Gama,
– Rua João de Deus,
– Rua de Elvas,
– Rua de Badajoz,
– Rua de Portalegre,
– Rua D. Dinis,
– Rua João Ruivo,
– Rua Fernando Pessoa,
– Rua Filipe Pardal,
– Rua D. João de Portugal,
– Rua Francisco Xara,
– Rua Heróis do Ultramar,
– Rua D. João de Portugal,
– Bairro da Misericórdia,
– Avenida Calouste Gulbenkian,
– Rua do Emigrante,
– Rua 30 de Outubro,
– Rua Tomás Pilar,
– Praceta de Macau,
– Rua 30 de Outubro,
– Rua D. João I,
– Avenida Calouste Gulbenkian,
– Avenida António Sérgio,
– Rua Rui Nabeiro,
– Rua de Albuquerque,
– Rua Zeca Afonso,
– Rua Henrique Santos,
– Rua de Arronches,
– Rua Bartolomeu Joannes,
– Parque de Estacionamento do Centro Cultural,
– Rua Dr. Tello da Gama,
– Rua Gil Vicente,
– Rua Salgueiro Maia,
– Avenida Calouste Gulbenkian,
– Avenida da Liberdade,
– Rua Capitão Manuel António Vieira,
– Rua Major Talaya,
– Rua de Ramires,
– Rua Direita da Comissão,
– Largo 5 de Outubro
– Regresso ao Mosteiro
No momento em que a procissão passar pelas rua de Campo Maior a paróquia pede que registem o momento numa fotografia e coloquem no Facebook da Paróquia.

Campo Maior com mais um caso de infeção por Covid-19

covid Campo MaiorO concelho de Campo Maior regista este sábado, dia 3, mais um caso de infeção por covid-19.

Desde o início da pandemia foram registados 641 casos de infeção, em Campo Maior, dos quais um está ativo e 629 foram dados como recuperados da doença.

Vítimas do novo coronavírus, morreram 11 pessoas, neste concelho.