Parlamento Europeu organiza webinar para jornalistas

Digital green certificateO Parlamento Europeu em Portugal organiza esta segunda-feira, dia 29 de março, dois webinar para jornalistas. Um deles está marcado para as 12.30 horas (hora de Lisboa), e aborda aA edição e 2021 do relatório anual “Demographic Outlook for the European Union” (Perspectivas Demográficas para a União Europeia) de 2021 concentra-se nas tendências recentes – como envelhecimento da população, taxas de fertilidade mais baixas e redução da população em idade ativa – e analisa as suas implicações para a política na UE.

Esta mesa redonda do Serviço de Estudos do Parlamento Europeu explora as conclusões do estudo à luz da crise pandémica e de que forma os padrões demográficos estão a sofrer alterações com a pandemia. O debate inclui peritos da OCDE, Population Europe, do Gabinete do Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia, do Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia, bem como do próprio Serviço de Estudos do Parlamento Europeu. O evento decorre em direto via Webex Events.

Também esta segunda-feira, às 16 horas (hora em Lisboa), decorre um webinar para jornalistas sobre o Certificado Verde Digital. O tema foi debatido na sessão plenária do Parlamento Europeu, que aprovou o procedimento de urgência para aprovar o certificado até junho. Sobre este tema do passaporte de vacinação, fazem declarações e respondem a questões dos jornalistas representantes das três instituições europeias, Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Presidência do Conselho da UE, que cobrem vários ângulos deste processo: liberdades e garantias, circulação de pessoas, turismo e saúde.

Os oradores são: o Eurodeputado Fernando López Aguilar (S&D, Espanha) – Presidente da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos (LIBE) do Parlamento Europeu, a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE, Portugal) –  autora do relatório sobre turismo votado na sessão plenária de hoje (relatório que pede um certificado comum de vacinação), Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo em Portugal e Salla Saastamoinen – Diretora-Geral (em exercício) da Justiça e Consumidores da Comissão Europeia.

O evento tem uma duração prevista de uma hora e decorre em inglês, sem interpretação. Pode ser acompanhado na plataforma Webex e nas redes sociais Facebook e Twitter do Parlamento Europeu.

Os jornalistas interessados em colocar questões podem fazê-lo na plataforma Webex e devem registar-se por e-mail para raquel.patricio@ep.europa.eu ou vera.ramalhete@ep.europa.eu para obterem os dados de acesso.

Elvas com mais dois casos de Covid-19

covid27marO concelho de Elvas regista este sábado, dia 27, mais dois casos de infeção por covid-19.

Dos 1352 casos registados, desde o início da pandemia, estão agora 11 ativos.

Da doença, no concelho já recuperaram 1313 pessoas e morreram 28.

Estremadura espanhola com mais 80 casos covid e um óbito

covidA Estremadura espanhola regista este sábado, dia 27, mais 80 casos positivos de Covid-19, e um óbito, associado à doença.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1722 pessoas.

Nas últimas 24 horas, 40 doentes foram dados como recuperados, num total de 69.209 altas.

Nos hospitais da região, estão, atualmente, internadas 57 pessoas, oito nos cuidados intensivos.

Horário de verão chega este fim-de-semana

Relogio.jpgO horário de verão começa oficialmente, este ano, em Portugal no domingo dia 28 de março (na madrugada de sábado para domingo).

Os relógios devem ser adiantados uma hora, à 1 hora da manhã de domingo o relógio deve ser adiantado para as 2 horas da manhã. Este é, assim, o dia mais curto do ano, onde desaparece uma hora em todos os relógios.

A mudança do horário de inverno para o horário de verão é feita todos os anos sempre no último domingo de março.

Campo Maior sem novos casos covid este sábado

covidCampoMaior27marO concelho de Campo Maior não regista este sábado, dia 26, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém um caso ativo.

Dos 640 casos confirmados, desde o início da pandemia, 628 já foram dados como recuperados. Da doença, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Governo só avalia novas regras de desconfinamento no dia 1 de abril

ministra presidenciaO Governo anunciou pontem, sexta-feira, dia 26, o prolongamento das atuais regras em vigor no plano de desconfinamento, adiantando também que só serão definidas as regras após a Páscoa, na próxima semana, no dia 1 de abril.

“O Governo hoje decidiu de forma eletrónica prorrogar o atual decreto até 5 de abril e decidir apenas quais são as regras a partir de 5 de abril, no próximo dia 1 de abril, na próxima quinta-feira. Significa que vamos decidir com base em dados mais atuais e mais próximos da realidade nesse dia. Esta é uma decisão de cautela e de alerta quanto às condições que temos de garantir para poder prosseguir o plano de desconfinamento”, afirmou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A ministra da Presidência depois da reunião de Conselhos de Ministros afirmou que “o percurso mostra que temos condições para continuar o plano de desconfinamento, mas também mostra que nos temos aproximado de forma significativa do Rt igual a 1 e que, portanto, precisamos de ter cautela na continuação do plano de desconfinamento”.

As regras são exatamente as mesmas com que vivemos hoje, incluindo-se o prolongamento da proibição da circulação para fora do concelho, que vigora até às 23:59 do dia 5 de abril. O decreto é em tudo o resto igual”, disse Mariana Vieira da Silva.

No entanto, a ministra reconheceu que se a situação pandémica no país passar para a “zona amarela”, haverá necessidade de “repensar o plano” de desconfinamento, com base nos indicadores e na sua localização no território nacional.

“Pode significar uma travagem total ou parcial, conforme os indicadores e a sua localização no território. Dissemos sempre que pode haver medidas locais ou regionais. É preciso ver que a evolução é positiva, mas também sabemos que, ao aproximarmo-nos do momento em que os casos começam a crescer, temos de ficar alerta”, rematou Mariana Vieira da Silva.

Domingo de Ramos em Campo Maior com missa às 11 horas na Igreja Matriz

IgrejaMatrizCampoMaiorAs comemorações da Semana Santa começam amanhã, Domingo de Ramos. Em Campo Maior, a missa tem lugar às 11 horas, na Igreja Matriz.

O Padre Francisco Bento relembra, que tendo em conta a pandemia e as regras da Conferência Episcopal, “não haverá procissão e cada pessoa deve levar o seu ramo, que será benzido no seu lugar, na igreja”.

Este ano, devido à pandemia, não se pode distribuir ramos, como em anos anteriores, daí que cada pessoa deve levar o seu.