Ministro do Ambiente visita fortaleza de Juromenha e Alandroal

164072707_10208251297396264_8443896716397072547_oO presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, recebeu o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, entre outras entidades locais e regional para uma visita à Fortaleza de Juromenha.

Já na vila de Alandroal, a comitiva com as diversas individualidades plantou várias árvores em ambiente urbano no âmbito do projeto “Além Risco”

Três detidos pela PSP de Elvas em busca domiciliária

busca belho telhal quico 22marA PSP de Elvas realizou, na tarde de ontem, sábado, dia 20, uma busca domiciliaria na Belhó, Telhal do Quico, no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um mês, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Foram detidos dois homens e uma mulher: um homem de 32 anos e a mulher de 21, indiciados pelo crime de tráfico de estupefacientes; e o outro homem, com 24 anos de idade, pelo crime de resistência e coação sob funcionário.

Nesta ação foram apreendidos 585 euros, em numerário, 109,2 doses de haxixe, duas doses individuais de heroína, seis petardos, 1 veículo ligeiro de passageiros, dois telemóveis e diverso material relacionado com o tráfico de produto estupefaciente.

Os detidos vão ser presente ao juiz no tribunal de Elvas.

Alto de São Bento, em Évora, vai ter um moinho de vento para moagem de cereal

moinho alto sao bento evora 2Os trabalhos de recuperação de mais um, dos cinco moinhos de vento do Alto de São Bento, em Évora, já tiveram início, desta vez para a sua função tradicional da moagem de cereal.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora explica que o objetivo é “ter uma referência etnográfica dos antigos moinhos de vento que existiam no Alto de São Bento, assim como a geologia, desta zona, que inclui a recuperação do moinho para mostrar como os antigos moinhos de vento funcionavam e faziam pão”.

Para além deste equipamento funcionar como “equipamento didático será uma nova atratividade para a cidade de Évora”, revela Carlos Pinto de Sá.

Os moinhos do Alto de São Bento integram atualmente o Núcleo Museológico do Alto de São Bento, recurso educativo Municipal criado em 2001, onde se desenvolvem atividades nas áreas das ciências naturais e ambiente, cidadania, história e património.moinho alto sao bento évora

A recuperação estará a cargo da empresa Etnoideia, Lda, especializada em desenvolvimento rural, molinologia e etnoturismo. A primeira fase dos trabalhos será dedicada à construção de todo o “engenho” em madeira, de que não restam quaisquer vestígios materiais, seguindo-se os trabalhos de construção civil e reforço de estabilidade da torre e, finalmente, de montagem do engenho e capelo, representando este um investimento de cerca de 100 mil euros.

Elvas sem novos casos de Covid-19

Covid Elvas 21 marçoO concelho de Elvas não regista este domingo, dia 21, novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Elvas registou de 1342 casos, estando ativos quatro.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas e recuperaram 1310.

Candidaturas abertas para a 14ª edição anual do Prémio de Boas Práticas em Saúde

premios boas praticas saudeO Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) tem candidaturas abertas entre 22 de março e 30 de abril, com o objetivo de dar a conhecer as boas práticas em saúde a nível nacional, no âmbito da qualidade e inovação, com vista a replicar as mais-valias para o bom desempenho do Sistema de Saúde.

A atribuição do PBPS visa distinguir e premiar o trabalho dos profissionais ou equipas em serviços/unidades de saúde que, no seu quotidiano, desenvolvam projetos com qualidade e inovação e que, respeitando as normas instituídas, representem um valor acrescentado para o cidadão/comunidade ou para as práticas da organização, com reflexo direto na prestação de cuidados de saúde, podendo ser consideradas como boas práticas em saúde.

Podem candidatar-se todos os profissionais e equipas de saúde dos setores público, privado e social a apresentarem projetos à 14.ª edição anual do Prémio de Boas Práticas em Saúde, centrando-se este ano na temática da “SNS em Transformação: Boas práticas em tempos de Pandemia”, com foco nos seguintes subtemas: transformação estrutural e organizacional; profissionais de saúde; tecnologias de informação e digitais; acesso do cidadão, incluindo grupos vulneráveis e de risco; prevenção e promoção da saúde pública; qualidade e segurança do doente.

O processo de seleção e apuramento dos vencedores tem várias fases, conforme consta do regulamento (disponível em www.boaspraticasemsaude.com).

Os projetos finalistas serão convidados a apresentar o seu projeto no Encontro de Boas Práticas em Saúde e concorrerão à atribuição de duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Projeto. Aos projetos não finalistas, a que tenha sido reconhecido mérito pela Comissão Científica, será dirigido um convite para apresentação de poster científico, que concorrerão à atribuição duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Poster.

As candidaturas deverão ser submetidas on-line, em formulário disponível para o efeito, no sítio do Prémio Boas Práticas em Saúde –www.boaspraticasemsaude.com. No website constam, ainda, os contactos dos interlocutores designados em cada Instituição parceira do PBPS, os quais estão disponíveis para apoiar na instrução dos processos e clarificação de eventuais dúvidas na sua região de saúde.

O Encontro para apresentação dos projetos nomeados, exposição de posters e divulgação dos Prémios, terá lugar no dia 25 de novembro de 2021, cujo formato será definido de acordo com a evolução do contexto pandémico e das regras de segurança em vigor, impostas pelas autoridades competentes.

Alentejo regista mais 24 casos de Covid-19

CovidMascaraA região Alentejo regista hoje domingo, dia 21, mais 24 casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, a região conta com 28 897 infetados e 966 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal regista seis mortes e 450 novos casos Covid

covid19-RCMPortugal registou, nas últimas 24 horas, seis mortes devido à pandemia e 450 novos casos de infeção. De ontem para hoje 395 pessoas recuperam da doença.

Este domingo, dia 21, 765 (+21) doentes estão internados, 170 em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.768 mortes, 817.530 casos de infeção e 767.319 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Estremadura regista 39 novos casos de Covid-19

CovidA Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 39 novos casos de Covid-19 e duas mortes.

As autoridades de saúde registam 43 pessoas internadas, nove nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Don Benito, 13; Badajoz, 7; Cáceres, 6; Plasencia, 5; Mérida, 3; Coria, 3; Llerena – Zafra, 2. Navalmoral de la Mata não regista novos casos de infeção.

O convívio noturno “já não vai ser como antigamente”

Europa BarDesde julho do ano passado que as discotecas e os bares têm luz verde para a funcionar mas com as regras dos cafés e pastelarias, tendo que encerrar às 20 horas.

Agora, as pistas de dança, por exemplo, só podem ser aproveitadas para colocar mesas e os espaços noturnos apenas estão autorizados a servir refeições ligeiras.

Em Elvas, a porta do Europa Bar não se abre para os clientes desde março de 2020. O som da música ambiente foi substituído por um silêncio surpreendente.

O proprietário do espaço, Tiago Pereira, refere que tem sido “bastante difícil, com muitas despesas e poucas ajudas. Isto é um balde de água fria porque este bar é diferente de discotecas e outros bares. Falamos de um bar pub, com música ambiente e acolhedor. Isto é um bar de inverno. O nosso objetivo era trabalhar bem nove meses, uma vez que no verão as pessoas preferem as esplanadas, e afinal parou tudo”.

De acordo com o empresário, o Europa Bar “foi dos primeiros estabelecimentos a encerrar, prevendo já uma situação catastrófica para o setor”. Tiago Pereira refere que encerrar às 22 horas o impede de trabalhar uma vez que “é a essa hora que os clientes começavam a chegar”.

O apoio do Governo ao setor da noite tem sido bastante limitado. Tiago Pereira garante que “nem dava para pagar a água e a luz”. O proprietário do bar lamenta que a diversão noturna nunca mais seja a mesma porque as pessoas “vão acabar por ter medo”.

European Enterprise Promotion Awards com candidaturas abertas até 10 de maio

eurpean promotion awardsEstão abertas até dia 10 de maio as candidaturas à 15.ª edição dos European Enterprise Promotion Awards.

Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia, alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

Portugal tem um historial vencedor na final europeia dos European Enterprise Promotion Awards. Ao longo das 14 edições, as várias iniciativas premiadas pela Comissão Europeia viram os seus projetos ganhar visibilidade e prestígio, não só a nível nacional, como também em toda a Europa.

São seis as categorias a concurso: promoção do espírito de empreendedorismo; investimento nas competências de empreendedorismo; desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à transição digital; apoio à internacionalização das empresas; apoio à transição sustentável; e empreendedorismo responsável e inclusivo.

As candidaturas devem ser formalizadas até 10 de maio, através do envio do Formulário de Candidatura preenchido e assinado para premioseuropeus@iapmei.pt, nos formatos ‘Word’ e ‘PDF’.

Pode encontrar os Formulários de Candidatura, assim como mais informação em: https://bit.ly/3kMGHJo.