PSP esclarece quais os dísticos obrigatórios a ter visíveis no vidro do carro

PSPDisticosCarroPara quem não sabe, ou ainda tem dúvidas, sobre quais os dísticos que se deve ter sempre visíveis no vidro do carro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) fez, recentemente, uma publicação nas redes sociais, com a intenção de ajudar.

“De acordo com o Decreto Lei n.º144/2012, a colocação do dístico da inspeção automóvel no pára-brisas deixou de ser obrigatória”, revela a PSP

Ainda assim, “o condutor deverá ser portador da respetiva ficha de inspeção”. Isto é, o facto de o dístico não ter de estar visível no vidro, não é sinónimo de que o carro possa circular sem ter a ficha em todos os momentos.

“Atualmente, o único dístico de colocação obrigatória é o do seguro de responsabilidade civil”, esclarece ainda aquela força de segurança.

 

Extremadura regista mais 72 casos Covid

CovidMedicaA Estremadura espanhola regista, esta sexta-feira, dia 19, mais 72 casos positivos de Covid-19. Não há hoje, contudo, vítimas mortais a lamentar.

Nos hospitais da região, estão, atualmente, internadas 39 pessoas, sete nos cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas, 12 doentes foram dados como recuperados, num total de 68.786 altas.

Desde o início da pandemia, na Extremadura, já morreram 1718 pessoas.

Mais um doente Covid recuperado em Elvas

ElvasCovid19MarcoElvas regista esta sexta-feira, 19 de março, um novo caso de recuperação de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram reportados novos casos de infeção.

Há, agora, três casos ativos no concelho, num total de 1341 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas e recuperaram 1310.

Borba regista mais dois casos de Covid-19

BorbaCovid19MarcoBorba regista esta sexta-feira, 19 de março, dois novos casos positivos de Covid-19.

Há agora oito caso ativos no concelho, num total de 488 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Borba, morreram 11 pessoas e recuperaram 469.

Plátano do Rossio de Portalegre conquista 4º lugar no concurso da árvore europeia

PlatanoPortalegreO Plátano do Rossio de Portalegre foi quarto classificado no Concurso para a Árvore Europeia do Ano 2021, depois de ter obtido 37 410 votos.

Em primeiro lugar ficou a Azinheira Milenar de Lecina, em Espanha; em segundo, o Plátano de Curinga, em Itália; e em terceiro, o Plátano antigo, na Federação Russa

“Neste momento, em que todos saímos vencedores nesta votação, queremos agradecer a participação dos Portugueses neste concurso e na sua divulgação. Foi importante dar a merecida notoriedade ao nosso Plátano e recuperar inúmeras histórias onde se cruzam as memórias de tantos Portalegrenses”, pode ler-se numa publicação feita na página de Facebook do Município de Portalegre.

“Ao mesmo tempo, consideramos que é o momento certo para reconhecer e evidenciar a importância das árvores não só no tecido urbano pelas mais-valias ambientais e pelo inegável valor cénico e paisagístico que congregam, mas também por todas as questões relacionadas com o sequestro de carbono, conservação do solo e a retenção de nutrientes associados ao ecossistema rural”, lê-se ainda.

Alentejo regista mais 21 casos positivos de Covid-19

CovidNas últimas 24 horas, foram identificados, no Alentejo, mais 21 casos positivos de Covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Não foram, por outro lado, reportadas hoje, 19 de março, mais vítimas mortais relacionadas com a doença.

Na região, desde o início da pandemia, foram reportados 28.849 casos de infeção e declaradas 966 mortes.

Mais 568 casos Covid e 11 óbitos em Portugal

MascaraCoronavirusPortugal regista esta sexta-feira, 19 de março, mais 11 óbitos e 568 novos casos de Covid-19. Hoje registam-se também 1.571 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 789 doentes internados (menos 39 que ontem), 182 em unidades de cuidados intensivos (menos cinco).

Existem agora 33.699 casos ativos da infeção em Portugal e 14.915 pessoas em vigilância pelas autoridades.

Desde o início da pandemia, foram registados, no país, 816.623 casos de infeção, 16.754 mortes associadas à Covid-19 e 766.170 recuperações.

Património destruído preocupa Direção Regional da Cultura

DRC AlentejoA destruição de património arqueológico em particular megalítico, em consequência do modelo de agricultura superintensiva que tem vindo a ser implementado desde há vários anos no Alentejo, de forma totalmente desregulada no que respeita a valores culturais, está a preocupar a Direção Regional da Cultura do Alentejo.

“As medidas que a Direção Regional de Cultura está a tentar implementar são conhecidas publicamente, pois já as temos anunciado e, no fundo, é tentar sensibilizar os promotores dos projetos agrícolas para consultarem a DRC para saberem as condicionantes do património arqueológico na área onde vão fazer os seus projetos, de modo a que se possam estabelecer as medidas de salvaguarda e de proteção, em que se impeça a destruição do património, sobretudo daqueles sítios que já são conhecidos e estão inventariados e classificados”, explica Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo apresentou, em dezembro, mais uma queixa-crime pela alegada destruição de dois sítios arqueológicos numa herdade em Évora, durante trabalhos agrícolas para a plantação de um amendoal intensivo.

Primavera começa a 20 de março

PrimaveraFlores.jpgO equinócio de primavera sinaliza o primeiro dia da primavera, o que ocorre todos os anos entre os dias 20 e 21 de março. Este ano, ele acontece no dia 20 de março às 9h37.

Por esta altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas. É exatamente nessa hora que tem início a estação da primavera.

Campo Maior com mais um caso Covid e uma recuperação

CampoMaiorCovid19MarcoCampo Maior regista esta sexta-feira, 19 de março, um novo caso de infeção por Covid-19, assim como uma recuperação.

No concelho, mantém-se um caso ativo, num total de 640 registados, desde o inicio da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, morreram 11 pessoas e recuperaram 628.