População de Arronches já começou a ser vacinada

Vacinação ArronchesA comunidade do concelho de Arronches já se encontra a ser vacinada contra a Covid- 19, tendo este processo tido início na manhã de ontem terça-feira, dia 23 de fevereiro, no edifício ‘O Celeiro’, espaço que o Município destinou para funcionar como Estrutura Concelhia de Vacinação Comunitária.

A vacinação, a cargo da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e em especial do Centro de Saúde de Arronches, está a decorrer segundo os critérios definidos pela Direção-Geral de Saúde, pelo que atualmente está a receber a primeira dose da vacina o grupo de pessoas com idade superior a 80 anos e com idade superior a 50 anos com comorbilidades.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A convocatória dos utentes está a ser efetuada pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, procurando a autarquia auxiliar na realização destes contactos no caso dos munícipes que não tenham telefone ou telemóvel, assegurando também o transporte de quem não tiver facilidade de deslocação.

Para assinalar o início da vacinação, estiveram no local o executivo municipal, representado pela presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez, ao qual se juntou o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, representado pela médica Raquel Bacharel, e pelos enfermeiros Jorge Marques e Raul Cordeiro.

O processo de vacinação vai ser acompanhado de perto pelo executivo do Município de Arronches e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, estando em permanência no local técnicos dos serviços municipais, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Arronches, que prestarão todo o apoio necessário aos utentes.

Nesta primeira semana, está previsto que se administre a primeira dose das vacinas Comirnaty, fabricada pela Pfizer/BioNTech e COVID-19 Vaccine AstraZeneca, a cerca de 700 utentes no concelho de Arronches.

[/shc_shortcode]

Badajoz sem novos casos de Covid-19

covidA Estremadura espanhola registou esta quarta-feira, dia 24, 39 novos casos de infeção por Covid-19 e a morte de quatro pessoas.

As autoridades de saúde registam 128 pessoas internadas, 34 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Mérida, 16 casos; Plasencia, 10; Cáceres 8; Llerena – Zafra, 6;  Don Benito, 6; Plasencia, 2; Navalmoral de la Mata, 1 e Badajoz e Coria não apresentam novos casos de infeção.

Arronches tem três recuperados de Covid-19

Covid Arronches 24 fevO concelho de Arronches não registou, nas ultimas 24 horas, casos de infeção por Covid-19.

Mais três pessoas recuperaram da doença, num total de 156 recuperados.

Esta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, Arronches conta com um total de 184 casos confirmados, sendo que 24 estão ativos. No concelho já faleceram quatro pessoas.

Portalegre tem mais dois casos Covid e oito recuperações

Covid Portalegre 24 fevO concelho de Portalegre registou esta quarta-feira, dia 24, mais dois casos de Covid-19 e oito recuperações.

Desde o início da pandemia, Portalegre conta com 953 casos, dos quais 13 estão ativos, 892 já recuperaram e 48 pessoas perderam a vida devido à Covid-19.

Alentejo tem mais 84 infetados e quatro mortes devido à Covid

covid19-RCMA região Alentejo regista hoje, quarta-feira, dia 24, mais 84 casos de Covid-19, num total de 28 308 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 933 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde, morreram mais quatro pessoas na região.

Portugal registou 1480 novos casos de Covid e 50 mortes

Covid19Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1480 casos de infeção confirmada por Covid-19 e 50 óbitos. De ontem para hoje 3.078 pessoas recuperam da doença.

Esta quarta-feira, dia 24, 2.767 (245) doentes estão internados, 567 (-30) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.136 mortes e 800.586 casos de infeção, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

CGTP promove jornada de luta

CGTP 25 FevA CGTP-IN convocou para, amanhã, dia 25 de fevereiro, uma Jornada Nacional de Luta, (descentralizada) em todo o país e em todos os sectores com o lema “Salários! Emprego! Direitos! Confiança, determinação e luta por um Portugal com futuro!“

Assim, no distrito de Portalegre, durante todo o dia, o movimento sindical de classe irá dinamizar uma jornada de contacto e esclarecimento junto de trabalhadores de vários locais de trabalho. Esta jornada de luta culmina com um cordão humano, em Portalegre, a partir das 17 horas, entre o Centro Distrital da Segurança Social, na Praça João Paulo II, e o Centro Comercial Fontedeira, na Avenida Movimento das Forças Armadas.

Esta acção terminará com uma tribuna pública, por volta das 17.30 horas, onde os sindicatos farão um balanço da intensa luta dos trabalhadores dos diferentes sectores bem como dos avanços que têm protagonizado, denunciando os problemas que mais se têm feito sentir nos locais de trabalho do Alto Alentejo.

Educação parental em destaque no “Elvas + Solidária”

Liliana PilhaAtravés do projeto “Escola de Pais”, do programa “Mais Sucesso Escolar”, da Câmara Municipal de Elvas, as técnicas do mesmo têm procurado debater o tema da educação parental, junto dos encarregados de educação das crianças do primeiro ciclo das escolas do concelho.

A psicóloga Liliana Pilha (na foto), na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, explica que competências são trabalhadas, com os pais das crianças, ao abrigo deste projeto. “Não ensinamos a ser pais, mas trabalhamos aquilo que são as suas dificuldades e discutimos as suas preocupações”, começa por revelar.

As competências parentais são abordadas nestas reuniões, adianta Liliana Pilha, explicando que, com durante as mesmas, procura-se delinear estratégias para se poderem gerir birras e brigas com outras crianças. “Procuramos dar ferramentas aos nossos filhos para lidar com estas situações”, esclarece.

As rotinas e hábitos em casa são outros assuntos abordados por Liliana Pilha nas reuniões com os encarregados de educação. A psicóloga lembra que, por esta altura, as crianças, mais que nunca, estão dependentes das novas tecnologias, sendo que é importante impor-lhes limites, neste âmbito.

A educação parental é o tema desta semana do programa “Elvas + Solidária”, com a psicóloga Liliana Pilha. Este programa é uma iniciativa do CDLS 4G no concelho de Elvas.

Barragem do Caia com 76,94% da sua capacidade máxima

DSC_1482O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é de 146 milhões e 194 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,20 metros.

Este volume corresponde a 76,94% por cento da sua capacidade máxima.

Os dados foram fornecidos pela Associação de Beneficiários do Caia e dizem respeito à leitura feita ontem, terça-feira, dia 23 de fevereiro.