Alandroal com mais um doente Covid recuperado

AlandroalCovid23FevAlandroal regista esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a recuperação de mais um doente Covid.

No concelho, há agora seis casos ativos, num total de 300 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal, já recuperaram 291 pessoas e morreram três.

Consumidores entregam 12 milhões de embalagens de bebidas para reciclagem

Projeto Piloto_máquinaDesde março de 2020, que já foram entregues mais de 12 milhões de embalagens de bebidas em plástico, nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, para serem recicladas e darem origem a novas garrafas.

Depois do sucesso dos primeiros 11 meses, a partir de hoje e até ao próximo dia 15 de setembro, o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!” entra numa fase exclusiva para donativos às instituições de apoio social selecionadas.

Com uma média de 39 mil embalagens devolvidas por dia, das quais 66% tinham capacidade acima dos 0,5 litros, foram recolhidas cerca de 350 toneladas de PET para reciclagem.

Os prémios dados em talão para serem utilizados em compras atingiram os 500 mil euros, já o valor de donativos nas 23 máquinas foi de 10 mil euros. No momento em que estão atingidos os objetivos ambientais deste projeto piloto, a vertente social ganha um novo protagonismo com o projeto a entrar numa fase exclusiva para donativos às 23 instituições selecionadas, uma por cada máquina instalada de norte a sul do país. O projeto cumpre assim outra das suas dimensões: a responsabilidade social associada à consciência ambiental.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática congratula-se com os resultados obtidos até à data por este projeto piloto, financiado pelo Fundo Ambiental, e continua a apoiar as respetivas ações.

Com o plástico recolhido nas máquinas, instaladas em grandes superfícies comerciais, serão produzidos materiais reciclados de elevada qualidade para a incorporação em novas garrafas de bebidas, promovendo assim a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

Este projeto é financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, num montante de 1,655 milhões de euros, e gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

A localização das 23 máquinas de recolha de garrafas bebidas em plástico, bem como toda a informação sobre este projeto-piloto pode ser consultada no site www.dovelhosefaznovo.pt.

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!” está a servir de referência para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas.Projeto Piloto_Banner 2ª fase

As instituições eleitas pelos consumidores, no Alentejo, através de votação online, para receber os donativos do projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta”, são as seguintes: Associação de Solidariedade Social de Ponte de Sor (Continente Portalegre); APPACDM de Évora (Continente Évora); Cantinho dos Animais de Évora; Pingo Doce Évora EN; e CERCIBEJA – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Beja; no Continente de Beja.

Mais dois doentes Covid recuperados em Vila Viçosa

VilaVicosaCovid23FevO concelho de Vila Viçosa regista esta terça-feira, 23 de fevereiro, dois novos casos de recuperação de Covid-19.

Há agora 14 casos ativos no concelho, num total de 456 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Vila Viçosa, já recuperaram 431 pessoas e morreram 11.

CIMAC lança concurso para “Grande Rota do Montado”

rota do montadoO concurso público, para a primeira fase da implementação do projeto “A Grande Rota do Montado”, já foi lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Este projeto envolve os 14 municípios do Alentejo Central, e tem mais de mil km de percursos pedestres. José Calixto, vice-presidente da CIMAC, explica que este é um “projeto emblemático, e com características de grande dimensão”. Neste momento, “e depois da cedência de espaços ferroviários, esta primeira fase será implementada nos concelhos e territórios que têm a questão de passagem por esses caminhos e de negociação com proprietários”.

Este projeto pretende ligar,” através de grandes rotas pedestres, o Sul, oeste e mesmo até Espanha, através de um dos fatores que distingue a região, com respeito pela natureza e biodiversidade, como fator de um turismo de qualidade que queremos continuar a desenvolver no nosso território”.

A Grande Rota do Montado pretende ainda “preservar a possibilidade das populações e de quem nos visita, usufruir da natureza desta região”, que tem o montado como característica principal, acrescenta José Calixto.

A Grande Rota do Montado é um projeto integrado no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alentejo Central, e é financiado através do Programa Operacional Regional do Alentejo com um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, e comparticipado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Mais 1032 casos Covid e 63 óbitos em Portugal

covidPortugal regista esta terça-feira, dia 23, 1032 novos casos de infeção por Covid-19 e 63 óbitos.

O número de internamentos voltou a diminuir, com menos 310 em enfermaria e menos 30 em unidades de cuidados intensivos (UCI) do que no dia anterior.

Estão agora internadas 3012 pessoas, das quais 597 em UCI.

Hoje registaram-se também mais 4.567 casos de recuperação. Ao todo há já 705.976 doentes recuperados da doença em território nacional.

Desde o início da pandemia, foram registadas, em Portugal, 16.086 mortes associadas à Covid-19 e 799.106 casos de infeção.

 

Alentejo regista mais 50 casos covid e cinco mortes

covid19-RCMO Alentejo regista esta terça-feira, dia 23, mais 50 casos positivos de Covid-19 e mais cinco óbitos associados à doença.

Na região, já foram identificados 28.224 casos de infeção e reportadas 929 mortes, desde o início da pandemia.

Arronches com mais quatro casos Covid

ArronchesCovid23FevNas últimas 24 horas, foram registados quatro novos casos de Covid-19 no concelho de Arronches.

“A Autoridade de Saúde Pública está a identificar os contatos diretos das pessoas infetadas para eventual realização de testes, de acordo com os critérios definidos pela Direção Geral de Saúde”, revela o Município de Arronches.

No concelho há agora 31 casos ativos, num total de 188 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Arronches, já recuperaram 153 pessoas e morreram quatro.

Portalegre regista mais um óbito provocado pela Covid-19

23fev2021dadoscovidPortalegreO concelho de Portalegre regista esta terça-feira, 23 de feveiro, um novo caso de infeção por Covid-19, assim como mais uma vítima mortal associada à doença.

No concelho, há agora 19 casos ativos, num total de 915 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Portalegre, já recuperaram 884 pessoas e morreram 48.

Campomaiorenses começaram já a ser vacinados contra a Covid-19

DSC_1628O processo de vacinação contra a Covid-19 no concelho de Campo Maior teve início hoje, 23 de fevereiro, no Centro Comunitário da vila.

A primeira dose vacina será administrada a pessoas com mais de 50 anos com algumas patologias e a pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, até sábado, se até sexta-feira o processo não estiver concluído, de acordo com a diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Vera Escoto.

Todos aqueles que irão ser vacinados, com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, receberão a vacina da AstraZeneca. A todos os outros será administrada a vacina da Pfizer. “Começámos hoje e são cercas de 200 pessoas por dia”, adianta Vera Escoto.

A diretora clínica da ULSNA revela ainda que tem sido “extraordinário” o trabalho desenvolvido, em conjunto, pela entidades de saúde e as câmaras municipais e que foram escolhidos, para iniciar a administração da vacina, os concelhos onde o índice de casos de infeção é maior. Elvas, lembra, foi “um concelho piloto”, sendo que, na semana passada, o concelho de Castelo de Vide começou já a ser vacinado.

Esta semana, prossegue a vacinação, não só em Campo Maior, como nas duas Unidades de Saúde Familiar do Centro de Saúde de Elvas (Amoreira e Uadiana), em Arronches, Fronteira e Gavião.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, este dia é um “marco muito importante e de esperança” para todos os campomaiorenses. Até final da semana, revela o autarca, serão administradas cerca de 800 vacinas. Este processo de vacinação, garante ainda, é o “coroar” do esforço de várias entidades e de conjunto de pessoas, como os bombeiros, os autarcas e os colaboradores do município de Campo Maior.

Uma das pessoas que já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é o comendador Rui Nabeiro. À nossa reportagem, garantiu que esta vacina “é uma necessidade”, lembrando ainda a incerteza dos tempos que se vivem. “É pena que estejamos nesta situação, sem saber bem o futuro e isso para o presidente de uma empresa, que representa milhares de pessoas, é um bocado duro. Mas eu tinha de dar este exemplo, receber a vacina e acreditar nos outros homens”, assegura.