Assembleia da República engalanada com flores de papel de Campo Maior

flores Campo Maior assembleiaAs típicas flores de papel de Campo Maior embelezam agora a escadaria nobre da Assembleia da República, para assinalar a presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Em papel e pelos campomaiorenses foram elaboradas as flores representativas dos 27 países que compõem a União Europeia. Segundo Vanda Alegria, vereadora na Câmara de Campo Maior, este foi um desafio lançado pela Assembleia da República, tratando-se de um “projeto inovador”. Na elaboração deste trabalho os campomaiorenses quiseram apresentar “um trabalho com a precisão e perfeição” que lhes são reconhecidos na arte de trabalhar o papel.  Apesar de não conhecerem as flores de todos os países foi com “grande entusiasmo que todos se mobilizaram para este projeto”, que se torna especial uma vez que a presidência portuguesa do conselho da União Europeia “não é um acontecimento comum”, diz Vanda.flores campo maior AR2

“Este é um grande orgulho para todos os campomaiorenses”, diz a vereadora. Num ano difícil, em que os eventos culturais foram escassos e as próprias festas do povo foram adiadas, esta foi “uma forma de esquecer as dificuldades e levar o melhor que os campomaiorenses sabem fazer, a arte de trabalhar o papel, à casa da democracia em Portugal”.

Esta não é uma exposição estática, e contará com alterações ao longo dos próximos seis meses. Vanda agradece a todos aqueles que colaboraram neste projeto e termina dizendo que “vamos certamente honrar Campo Maior”.

flores campo maior ARPara além da escadaria nobre da Assembleia da República, que conta com um vaso de flores, por cada país da União Europeia, também as bandeiras de Portugal e da União Europeia foram ornamentadas com mais de quatro mil rosas em papel, e estão expostas na parte exterior da Assembleia.

As flores de papel de Campo Maior que, para além de marcarem a identidade de um povo, assinalam os seis meses de presidência portuguesa do conselho da União Europeia.

Ayuntamiento de Badajoz altera horário para depósito de lixo na cidade

lixo badajoz
Foto: El Periodico Extremadura

O Ayuntamiento de Badajoz voltou a mudar o horário permitido para depositar lixo nos contentores e os residentes podem fazê-lo entre as 18 horas e as 22 horas (hora espanhola).

O Alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso assinou ontem um decreto para modificar o horário estabelecido pela Portaria Municipal de Limpeza (das 21 horas às 23 horas), com o objetivo de a adequar ao recolher obrigatório estabelecido pela Junta da Extremadura, devido à elevada incidência do contágio por Covid-19, na região, que proíbe assim a livre circulação de pessoas, sem causa justificada, entre as 22 horas e as 6 da manhã (hora espanhola).

O novo horário para depósito de lixo estará em vigor até à meia-noite do dia 14 de janeiro.

Portalegre regista mais nove casos Covid e duas recuperações

PortalegreCovid6JanPortalegre regista esta quarta-feira, dia 6 de janeiro, mais nove casos positivos de Covid-19 e duas recuperações.

O concelho tem agora 103 casos ativos, num total de 740 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Portalegre, já morreram 34 pessoas e recuperaram 603.

Elvas com mais 31 casos Covid e 38 recuperações

CovidElvas6JanElvas regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, 31 novos casos de infeção por Covid-19 e mais 38 recuperações.

O concelho tem agora 247 casos ativos, num total de 620 casos, desde o início da pandemia.

Ao todo, em Elvas, já recuperaram da doença 369 pessoas e morreram quatro.

Dark Sky Alqueva recebe duas distinções internacionais

dark skyO Dark Sky Alqueva conquistou duas distinções nos International Travel Awards, onde foi considerado o Melhor Destino Emergente da Europa em 2020, enquanto o Observatório Oficial Dark Sky Alqueva, na Aldeia da Cumeada, em Reguengos de Monsaraz, foi considerado como a Melhor Atração Emergente da Europa em 2020.

José Calixto, presidente da câmara de Reguengos de Monsaraz salienta que o “céu escuro desta região alentejana é famoso pelas condições para observação astronómica e este é mais um prémio que esta região tem conseguido”.

Esta distinção revela-se importante para dar mais valor e promover os vários pontos de observação que existem no território do concelho de Reguengos de Monsaraz “com o observatório Lago Alqueva, muito próximo da praia fluvial e do centro de Reguengos de Monsaraz e com a infraestrutura Dark Sky Alqueva que está situada na aldeia da Cumeada”.

O autarca adianta que trata-se de “um reforço de uma qualidade de um produto que é bastante grande e que é reconhecido internacionalmente e que veio na sequência de muitos outros prémios”, contribuindo para a valorização e promoção deste tipo de atividade.

Arronches sem novos casos Covid

ArronchesCovid6JanArronches não regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, novos casos de infeção por Covid-19.

No concelho há dois casos ativos, num total de 38 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Arronches, já recuperaram 36 pessoas.

Reis Magos realizaram pequeno passeio virtual por Badajoz

DSC_0034-1Este ano, a Cavalgata dos Reis Magos, foi diferente de anos habituais, sendo que não percorreram como seria normal as ruas da cidade pacense enchendo de alegria as crianças que por ali se costumam juntar.

Assim, decorreu ontem um passeio virtual noturno, dos Reis Magos pelo centro da cidade de Badajoz com ruas vazias e iluminadas com luzes de Natal, em que uma voz se dirigiu às crianças para lhes pedir que durmam porque os Reis Magos já ali estavam, desejando a todos bons sonhos.

As 19 horas (hora espanhola), a Consejalía da Cultura colocou nos perfis sociais de “Badajoz es navidad” um vídeo com o percurso feito pelos Reis Magos.

 

Mais três casos positivos de Covid-19 em Campo Maior

CampoMaiorCovid6JanCampo Maior regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, três novos casos infeção por Covid-19 e mais uma recuperação da doença.

No concelho, há agora 44 casos ativos, num total de 126 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 82 pessoas.

Olivença regista mais 19 casos positivos de Covid-19

OlivencaCovid5JanOlivença registou ontem, 5 de janeiro, 19 novos casos positivos de Covid-19: 16 na cidade de Olivença e três em San Benito de la Contienda.

Há agora 141 casos ativos em Olivença, num total de 517 registados, desde o início da pandemia.

Da doença já recuperaram 367 pessoas e morreram nove.

Mais quatro doentes Covid recuperados em Marvão

MarvaoCovid5JanMarvão, sem registar ontem, 5 de janeiro, novos casos positivos de Covid-19, reportou a recuperação de quatro doentes.

O concelho conta agora com 59 casos ativos, num total de 128 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Marvão, já recuperaram 60 pessoas e morreram nove.