Vila Viçosa tem mais oito casos de Covid-19

Covid Vila Viçosa 5 JaneiroO concelho de Vila Viçosa registou hoje, terça-feira, dia 5, oito novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de mais duas pessoas.

Desde o início da pandemia, Vila Viçosa tem 182 casos positivos, sendo que 77 estão ativos, 98 recuperados e já se verificaram sete mortes, de acordo com os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde.

Hotelaria e espaços comerciais de Badajoz encerram. Conheça as exceções

CallMenacho.jpgA Estremadura espanhola decidiu encerrar a hotelaria e espaços comerciais das cidades com mais de 500 casos por 100 mil habitantes, entre as quais se encontram Badajoz, Olivença e Don Benito, entre outras.

A medida entra em vigor às meia noite desta quarta-feira, dia 6, e terá a duração de sete dias.

Os locais de restauração só poderão funcionar em regime de take away, atá às 17 horas, e entrega ao domicilio, até à meia noite. Os alojamentos turísticos, serviços de restauração em centros hospitalares e educativos vão manter-se em funcionamentos, bem como os restaurantes e bares de bombas de gasolina e centros de carga e descarga.

Quanto aos espaços comerciais, apenas vão continuar abertos os de venda de alimentação, bebidas e bens de primeira necessidade, assim como farmácias, bombas de combustível, equipamentos tecnológicos, produtos para animais e floristas, entre outros. Ginásios, cabeleireiros e oficinas de reparação automóvel também vão continuar abertos. Os mercados na via pública também não se vão poder realizar.

A Junta da Estremadura vai disponibilizar 40 milhões de euros para apoiar as empresas e particulares afetadas com este encerramento.

Alandroal com mais duas recuperações da covid-19

covidalandroal5janO concelho de Alandroal regista esta terça-feira, dia 5, mais duas recuperações de covid-19, num total de 91 pessoas que já recuperaram da doença.

Nas últimas 24 horas não se registaram novos casos, pelo que dos 101 casos registados desde o início da pandemia estão agora 10 ativos.

“Financial Times” destaca Cáceres como a cidade do ano

caceceres
Foto: El Periodico Extremadura

O jornal “Financial Times”, nas suas páginas dedicadas a Cáceres, define esta cidade como “uma cidade medieval fantasma em Espanha”. Medieval devido ao seu centro histórico com séculos de história e fantasma porque, no mês em que este diário britânico visitou a cidade, no início do verão, Espanha tinha acabado de sair do estado de emergência e as restrições de mobilidade ainda estavam em vigência.

Foi precisamente o primeiro, o legado centenário do seu centro histórico e a envolvência espectral deste último, que cativou a crítica do jornal, que inclui a cidade na sua renomada lista de “Descobertas de Viagem” de 2020, recorrendo aos lugares mais interessantes que há para descobrir em todo o planeta.

Cáceres é a única cidade espanhola que aparece no inventário de 2020 e divide a lista com Santorini (Grécia), Mazara del Vallo (Itália), Peshawar (Paquistão), Ribe (Dinamarca), o deserto de Chad e países como Cuba ou Costa Rica. No texto assinado por Tim Moore é destacado o aspeto da zona histórica com muros de pedra, os escudos de armas e as barras das torres, sendo que a impressão que gerava ao ver as “praças desertas” e “tabernas fechadas”. “Não havia alma, os becos vazios para uma desolação dupla de sesta e uma pandemia”, expõe. “Parecia que alguma maldição antiga tinha caído sobre os telhados, sujeitando o público a um sono de cem anos e afastando todos os fãs dos locais de Game of Thrones”. “Quando isso acabar, tenho que voltar”, diz Tim Moore.

De recordar que esta não é a primeira vez que Cáceres está em destaque na imprensa internacional, uma vez que nos últimos meses despoletou atenção devido ao novo museu Helga de Alvear, que o The Guardian catalogou como um dos dez melhores edifícios de 2020. Já em 2015 foi protagonista de reportagens no The Nwe York Times, que incluiu Cáceres entre os 52 melhores destinos do Planeta, e o The Sunday Times e The Guardian dedicaram reportagens à cozinha desta cidade espanhola.

Portalegre com mais um óbito por Covid-19 e cinco novos casos

municipio portalegre5janO concelho de Portalegre regista esta terça-feira, dia 5, mais uma vítima mortal por Covid-19, num total de 34 pessoas já faleceram devido à doença.

Nas últimas 24 horas registaram-se também cinco novos casos de infeção e 15 recuperações. No total desde o início da pandemia foram registados, em Portalegre, 731 casos positivos de covid-19, dos quais 96 estão ativos e 601 já foram dados como recuperados.

Elvas tem 254 casos ativos de Covid-19

Covid Elvas 5 janeiroTal como noticiámos anteriormente, o concelho de Elvas regista hoje, terça-feira, dia 5, mais duas mortes por Covid-19 e 13 novos casos.

Ao dia de hoje, Elvas conta com 589 casos confirmados, 254 ativos, 331 recuperados e quatro óbitos.

Consumo de sal em excesso no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoCarlosFalcato.jpgEntidades como a Organização Mundial de Saúde recomendam que a ingestão diária de sal não deve ultrapassar os cinco gramas por dia, o que equivale a uma colher de chá.

A ingestão a mais deste produto, rico em sódio, e principal responsável por elevar a pressão arterial, ameaça o sistema circulatório.

Contudo, o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, explica que é “contra os pesos e medidas das dietas”, assegurando que o mais importante é ter “bom senso”. “O conselho é que a comida esteja mais para o ensosso, e não salgada. As pessoas só devem comer mais bem temperadinho em dias de festas”, acrescenta.

O sal, explica ainda Pintão Antunes, para além da tensão arterial, pode afetar as funções cardiovasculares e renais. O sal em excesso pode aumentar o risco de doenças como hipertensão, AVC, demência, osteoporose e excesso de peso. A chave está na moderação.

Alguns estudos já demonstraram que ingerir menos sal por dia leva à diminuição de morte por AVC, pelo que se torna importante, entre outras medidas, reduzir a sua utilização para confecionar ou temperar alimentos; e proceder à sua substituição, por exemplo, por ervas aromáticas e especiarias.

Este é o tema desta semana do “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes. Para ouvir hoje, às 19.30 horas.

Presépios do General Canha da Silva em exposição no Museu da Fotografia de Elvas

Convite-Presepios-2020Dezenas de presépios, da coleção do general Fernando Canha da Silva, estão em exposição no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

A mostra pode ser visitada até 31 de janeiro e conta com 27 presépios, elaborados de diversos materiais, que representam a sagrada família e o espírito da quadra festiva que se vive.

A inauguração da exposição, que se encontra patente na sala de exposições temporárias do Museu, aconteceu a 8 de dezembro.

 

Surto de Covid no lar da Terrugem tem 41 infetados

ABAT-TerrugemO lar da Associação de Beneficiários Amigos da Terrugem, no concelho de Elvas, conta já com 41 pessoas infetadas, das quais 25 dizem respeito a utentes e 16 a funcionários da instituição.

Dos testes realizados, sabe-se ainda que, do universo de utentes e funcionários do lar, testaram negativo cinco utentes e 16 funcionários.

Estão duas pessoas da Segurança Social a prestar apoio na instituição, ao contrário das quatro que estavam previstas, e não trabalham em simultâneo.