Casa do Alentejo em risco de fechar

CasaAlentejo2015.jpgA Casa do Alentejo, em Lisboa, corre o risco de encerrar alguns dos seus espaços. A pandemia Covid-19 veio condicionar bastante o funcionamento do espaço e cerca de 75 por cento das receitas deixaram de existir.

João Proença, presidente da Associação Regionalista Casa do Alentejo, admite “a redução do número de funcionários sendo que o primeiro trimestre do próximo ano é decisivo para o espaço. Não há turistas e enquanto isso não se verificar alguma coisa tem que acontecer porque as nossas finanças esgotam-se. Ou temos clientes e atividade ou temos que encerrar algumas áreas. A parte cultural vamos conseguindo manter, também com o apoio das câmara municipais do Alentejo que são nossas parceiras, mas os 32 funcionários vai ser praticamente impossível porque não temos dinheiro”.

Nos últimos meses, os funcionários da Casa do Alentejo “estiveram em lay off, situação que vai manter-se nos próximos tempos”. Para João Proença, “os apoios anunciados pelo Governo não são suficientes para fazer face às necessidades. Vamos ver o que o primeiro trimestre nos reserva”.

Cerca de 90 por cento das receitas da Casa do Alentejo eram provenientes dos bares e restaurantes do espaço. Com a pandemia, “essas verbas foram reduzidas a cerca de 25 por cento”. A incerteza do futuro é muito grande e o presidente da associação refere que se estas restrições se prolongarem “ficam numa situação muito complexa”.

A Casa do Alentejo foi criada por alentejanos, em 1932, e assumiu-se sempre como um espaço icónico da baixa de Lisboa. João Proença refere que, nos últimos anos, “a Associação já gastou perto de um milhão de euros na recuperação do edifício, que se encontrava bastante degradado”.

Casa do Alentejo, em Lisboa, pode vir a ser mais uma vítima da Covid-19 com possível encerramento de alguns dos seus espaços e despedimento de funcionários. Cerca de 90 por cento das receitas da associação eram provenientes dos bares e restaurante que se encontram praticamente sem clientes.