CCDR Alentejo parceira em projeto europeu de melhoria de práticas e políticas sociais

+resilientO +RESILIENT é um projeto europeu de cooperação transnacional que pretende promover a melhoria das políticas e práticas do setor social, combinando inovação social e inovação digital e contribuindo para o reforço da capacidade dos atores públicos e privados deste sector.

O projeto é cofinanciado pelo Programa INTERREG – MED e está a ser desenvolvido por uma parceria de 14 instituições de oito países da Região do Mediterrâneo, contando ainda com 12 parceiros associados.

A Rede de Competências para o Desenvolvimento e a Inovação (RCDI), enquanto parceiro português, é responsável pela implementação do projeto em Portugal, tendo a CCDR Alentejo como parceiro associado.

Envolvendo diretamente um grupo de entidades públicas e privadas da região do Alentejo, o projeto contribuiu, numa primeira fase, para a identificação de necessidades ao nível da inovação e das competências digitais das organizações que operam no sector social.

Apesar das limitações impostas pela pandemia, a implementação do projeto em Portugal tem prosseguido a bom ritmo, recorrendo desde março deste ano à interação virtual com as entidades diretamente envolvidas, tendo em vista o desenvolvimento de uma plataforma digital interativa para pesquisa de respostas sociais no Alentejo Central.