Mocinha prevê prejuízos para restauração e comércio de Elvas

Mocinha2Com as novas medidas restritivas, aplicadas aos concelhos que integram a lista de alto risco relativamente à pandemia, e já a serem aplicadas em Elvas e em outros 76 concelhos portugueses, o comércio e a restauração vão, obrigatoriamente, ressentir-se.

Durante a semana, os restaurantes estão obrigados a fechar até às 22.30 horas e no próximo fim de semana vão ter de encerrar portas às 13 horas.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara de Elvas, não tem dúvidas que a economia do concelho vai sair prejudicada desta situação. “As medidas restritivas, para além de cortarem a nossa liberdade, também acabam por prejudicar a nossa economia”, começa por dizer.

“Todos sabemos que Elvas depende muito da restauração, o que quer dizer que com um restaurante a fechar às 22 horas vê-se prejudicado naquilo que é o serviço à noite”, assegura o autarca. Estas medidas, para Mocinha, vão “ter um impacto muito significativo, não só na restauração, mas também no comércio”, sobretudo ao fim de semana, com os restaurantes obrigados a fechar às 13 horas.

O autarca, ainda assim, diz ter uma esperança de que possam ser aligeiradas as medidas aplicadas a Elvas, uma vez que o concelho integrou a lista de alto risco “muito no limite”.

A população tem de cumprir com o recolher obrigatório, durante a semana, entre as 23 e as 5 horas, com o comércio a fechar, até às 22 horas.

No fim de semana de 21 e 22 de novembro, é proibido circular na via pública, a partir das 13 horas, altura em que o comércio encerra, à exceção de farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200m2 e bombas de gasolina. A partir das 13 horas, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.

Para além de Elvas, também Campo Maior, Arronches, Crato, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre, Sousel, Évora e Reguengos de Monsaraz integram agora a nova lista de risco, mantendo-se na mesma os concelhos vizinhos de Borba, Estremoz, Vila Viçosa e Redondo, desde o passado dia 4.