Fortaleza de Juromenha na corrida aos Prémios Mais Alentejo

FortalezaJuromenhaA primeira fase das votações para a edição deste ano dos prémios Mais Alentejo decorre até domingo, dia 15 de novembro, sendo que, entre os nomeados, na categoria “Mais Património”, encontra-se a Fortaleza de Juromenha.

Para o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, este “é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito em Juromenha”, sendo que poderão ter início, ainda este ano, as obras de consolidação e restauro das muralhas da Fortaleza.

“É sabido que temos feito um trabalho de projetos técnicos, de realização de candidaturas e temos assegurados fundos comunitários para a intervenção”, revela o autarca.

João Grilo adianta que o concurso público de lançamento da obra, que rondará os cinco milhões de euros, encontra-se já na fase final de preparação. “Neste contexto, é gratificante para nós vermos que Juromenha tenha, só por si, um valor enorme no contexto regional”, acrescenta.

“Se conseguirmos a sua requalificação e abrir caminho ao investimento de privados, no seu interior, através do programa REVIVE, estaremos, com certeza, a fazer um grande serviço ao concelho e acho que é isso que está na base desta nomeação”, remata.

Na categoria “Mais Património”, para além da Fortaleza de Juromenha, estão a votação a cidade de Elvas; a Capela dos Ossos, em Évora; a Monumenta, empresa dirigida pelo alentejano António Cordeiro, especialista em reabilitação patrimonial; e a Vila Romana de São Cucufate, na Vidigueira.

As votações, depois de encerradas a 15 de novembro, reabrem a 4 de abril, mantendo-se abertas durante uma semana. Os vencedores das várias categorias a concurso serão anunciados numa gala a decorrer, a 16 de abril, no Casino Estoril.

Pode votar, nos nomeados das diversas categorias a concurso, aqui.