Mocinha: evolução “muito grande de casos” leva Elvas para lista de risco

MocinhaElvas é um dos 77 concelhos do país que passou integra a lista de alto risco, sendo que as medidas restritivas do Estado de Emergência entram em vigor, nesses mesmos concelhos, às zero horas de segunda-feira, dia 16 de novembro.

“Nos últimos 14 dias, tivemos um evoluir muito grande de casos em Elvas. Tivemos dias com 12 casos e outros dias com dez casos, o que fez com que Elvas atingisse o limite mínimo, o que significa que vamos ter medidas mais restritivas”, explica o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha.

Mocinha alerta, contudo, que este fim de semana, ao contrário do que acontece com os concelhos que permanecem na lista de alto risco, desde o dia 4, não há ainda qualquer limitação em Elvas. “Estamos igual ao fim de semana que passou. Não existe qualquer limitação acrescida àquilo que já existia e não há nenhuma obrigação naquilo que é a passagem terrestre dos espanhóis para o lado português”, adianta.

A partir de segunda-feira, recorda ainda o autarca, a população terá de cumprir com o recolher obrigatório, durante a semana, entre as 23 e as 5 horas, com o comércio a fechar, até às 22 horas.

No fim de semana de 21 e 22 de novembro, é proibido circular na via pública, a partir das 13 horas, altura em que o comércio encerra, à exceção de farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200m2 e bombas de gasolina.

A partir das 13 horas, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.