Ministério da Agricultura paga 22,8 milhões de euros a agricultores

AgriculturaSustentavel.jpgO Ministério da Agricultura vai proceder, na próxima semana, ao pagamento, por antecipação, da segunda tranche da medida M7.2 – Produção Integrada, inicialmente previsto para 30 de outubro, no valor de 22,8 milhões de euros, e que corresponde a 35% do valor da medida.

As condições ficaram reunidas esta terça-feira, dia 3, e o Ministério da Agricultura refere ainda que no mês outubro, foram também pagos aos agricultores portugueses 453 milhões de euros, dos quais cerca de 420 milhões de euros correspondem a adiantamento das ajudas incluídas no chamado pedido único (Ajudas Diretas, Apoio às Zonas Desfavorecidas e Medidas Agro-ambientais).

Apesar das dificuldades decorrentes do atraso associado à situação de pandemia na submissão das candidaturas pelos agricultores, o Governo assegurou, ainda em agosto, uma antecipação extraordinária de 110 milhões de euros, e que corresponderam ao pagamento de 67 milhões de euros na medida de apoio à Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas, de 31 milhões de euros na medida de apoio à Produção Integrada e de 11 milhões de euros na medida de apoio à Agricultura Biológica. Importa sublinhar que foi a primeira vez que, no quadro regulamentar em vigor desde há mais de 10 anos, estes pagamentos tiveram lugar antes do mês de outubro.

Alzheimer é o tema do De Boa Saúde

DrPintaoCarlosFalcato.jpgA Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crónica e a forma mais comum de demência. A doença manifesta-se lentamente e vai-se agravando ao longo do tempo.

Os sintomas mais comuns são “o esquecimento e a confusão mental, ao ponto de nem conhecerem os familiares mais próximos”, como nos referiu o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa De Boa Saúde.

“Há pessoas com Alzheimer que nem conseguem relacionar a pessoa com o filho. Mas não começa assim. É necessário estar atento quando um familiar ou amigo começa a esquecer coisas de rotina. Algumas pessoas esquecem o dia em que nasceram ou o local onde vivem. E isso é grave”.

Apesar de não haver cura para a Alzheimer, Pintão Antunes recorda que “há medicamentos que permitem atrasar a doença”.

As pessoas com Doença de Alzheimer tornam-se confusas, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmas quando colocadas frente a um espelho.

A Doença de Alzheimer é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes (na foto).