GNR detém três pessoas por condução sob efeito do álcool

TesteAlcoolGNR.jpgO Comando Territorial da GNR de Portalegre para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Neste período foram detidas oito pessoas, das quais seis em flagrante delito, sendo três por condução sob o efeito do álcool; e uma por condução sem habilitação legal.

A nível de trânsito   foram detetadas 175 infrações, destacando-se: 55 por excesso de velocidade; 14 por falta de inspeção periódica obrigatória; nove relacionadas com tacógrafos; sete referentes a iluminação ou sinalização.

Quanto a sinistralidade rodoviária, no distrito a GNR registou 20 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e dez feridos leves.

A GNR realizou ainda 30 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 318 idosos;  26 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 509 pessoas; e 21 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 167 comerciantes.

Banda gástrica não deve ser única solução para a obesidade

DrPintaoCarlosFalcato.jpgCada vez mais pessoas recorrem à banda gástrica como forma de combaterem a obesidade. Os riscos associados à cirurgia são, no entanto, ainda pouco conhecidos. Cerca de 30% dos doentes com uma banda gástrica ajustável conseguem atingir o seu peso normal.

O médico Pintão Antunes explica que “esta intervenção cirúrgica vai reduzir o volume do estômago, ou seja, a pessoa que normalmente come dois pratos de sopa, depois da cirurgia só come um e fica saciada mais depressa”.  no que consiste esta cirurgia de redução de estômago

A cirurgia de banda gástrica é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.