Pinheiro e Testa focados na requalificação do hospital de Portalegre

HospitalPortalegre.jpgAprovado na generalidade, no passado dia 10 de janeiro, com os votos a favor do PS e as abstenções de Bloco de Esquerda, PCP, Verdes, PAN e Livre, o Orçamento do Estado, de 176 mil milhões de euros, para 2020 é, segundo o primeiro-ministro, António Costa, o seu “melhor orçamento de sempre”.

Já Ricardo Pinheiro, deputado na Assembleia da República, promete, em conjunto com Luís Testa, e tendo em conta este orçamento, trabalhar para uma possível requalificação do hospital de Portalegre.

O antigo presidente da Câmara de Campo Maior assegura ainda que a saúde está em grande destaque neste Orçamento do Estado. “É um Orçamento do Estado que se destaca por um reforço extraordinário na área do setor da saúde. São mais 941 milhões de euros que o Governo aloca a uma área tão importante”, refere.

Ricardo Pinheiro, deste Orçamento do Estado, destaca ainda os aumentos dos salários na função pública. “Destacamos também aquilo que poderá ser a valorização de determinadas carreiras dentro da função pública portuguesa”, acrescenta.

Intoxicação por monóxido de carbono continua a matar em Portugal

DrPintaoCarlosFalcato.jpgDe acordo com o mais recente estudo do Portal da Construção Sustentável, sobre o conforto térmico, três quartos dos portugueses dizem sentir frio em casa no Inverno.

Muitas vezes, e sobretudo nas regiões do interior, as braseiras a carvão são a solução mais económica para se atingir o conforto térmico desejado, no interior de uma habitação.

No entanto, “há cuidados específicos a ter no uso das braseiras devido ao risco de intoxicação por monóxido de carbono”. O médico Pintão Antunes alerta para “o uso do carvão mal ardido que liberta o monóxido de carbono”.

Todos os anos em Portugal, entre os vários acidentes domésticos que ocorrem, muitos são provocados por intoxicação por monóxido de carbono. Estes acidentes são a causa de uma centena de mortes, que com medidas preventivas adequadas podem ser evitadas.

As intoxicações por monóxido de carbono são o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes (na foto).