O Governo assinou esta terça-feira um despacho que determina a declaração de Situação de Alerta a partir de amanhã dia 27 e até dia 31 de março, dadas as previsões meteorológicas apontarem para um “significativo agravamento do risco de incêndio florestal”, segundo o comunicado enviado aos Orgãos de Comunicação Social.
A Situação de Alerta obrigar à adoção de medidas excecionais, como a GNR e PSP estarem em elevado estado de prontidão, reforçando “meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas”.
Estão totalmente proibidas queimadas e queimas e os trabalhadores, quer do setor público, como do privado, que sejam bombeiros voluntários estão dispensados dos empregos.


O Parlamento Europeu votou pelo fim da mudança bianual da hora legal. No entanto tudo indica que a abolição do acerto sazonal dos relógios ocorra apenas em 2021.
O Estudo europeu “Lifepath” permitiu concluir que as condições socioeconómicas das populações têm uma relação direta com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.