Utentes da APPACDM criam bonecas de cheiro

APPACDMNovo.pngEm parceria com o grupo Um Coletivo, e com a presença da artista plástica Simone Donatelli, a APPACDM de Elvas realizou esta manhã uma oficina de bonecas de cheiro dirigida aos utentes do centro de atividades ocupacionais.

Com várias texturas e cheiros, a criação das bonecas envolveu a estimulação sensorial dos utentes, como afirma Ermelinda Borrega, responsável pelo centro de atividades ocupacionais.

Simone Donatelli, artista plástica que dinamizou a atividade, mostrou-se contente com a experiência e promete voltar no próximo ano com mais atividades.

Crises de tipo epiléptico no Cuidar na Demência

RosaliaGuerra2016.jpgA pessoa com demência pode, por alguns instantes, sofrer crises de tipo epilético.

As convulsões são provocadas por uma alteração da atividade elétrica nas células cerebrais. Não se trata de ataques epiléticos. É meramente uma consequência da demência.

Rosália Guerra (na foto), do Gabinete Alzheimer Maior de Campo Maior, refere que “é importante para o cuidador tentar manter a calma não entrando em pânico”.

Quando o ataque chega naturalmente ao fim, dever-se chamar um médico para que este possa determinar a causa.

Crises de tipo epilético são o tema da edição de hoje do programa “Cuidar na Demência”.

Laboratório de inovação agrícola de Elvas bem classificado

iniav.jpgO projeto do laboratório colaborativo de inovação agrícola, que vai surgir nas instalações do Pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), obteve classificação máxima na avaliação do comité internacional de cientistas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As instalações da antiga Estação Nacional de Melhoramento de Plantas (ao lado, na fotografia) vão acolher o investimento.

Isabel Rocha, uma das responsáveis deste projeto, explica que “o laboratório visa desenvolver biopesticidas, que possam substituir muitos dos pesticidas que estão a ser retirados do mercado”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Este laboratório representa um investimento de 2,5 milhões de euros e deverá contar com 50 cientistas”, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

O laboratório resulta de uma parceria entre o Município de Elvas, a Universidade Nova de Lisboa, o INIAV e instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

[/shc_shortcode]